EQUIPA

PATRÍCIA SASPORTES
. Nota biográfica Lisboa, 1988. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa em 2011. Frequentou o Mestrado em Mercados da Arte, ISCTE. Atualmente a fazer o Doutoramento em História da Arte Contemporânea, FSCH-UNL (em pausa). Co-fundou a escola de arte Mart em 2013, onde ocupou o cargo de diretora até ao seu encerramento em 2021. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Função Direção e Coordenação pedagógica; Leciona Mercados da Arte, Lugares da Arte e Práticas Profissionais para Artistas. Tutora nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Função Direção e Coordenação pedagógica; Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e Pintura, Mini Cursos de Desenho e Pintura e Lugares da Arte. Tutor nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

ANA NATIVIDADE
. Nota biográfica Lisboa, 1971. Arquitecta (FAUTL, 1997). Concluiu Mestrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea (parte curricular), na FLUL, e participou como bolseira no programa LITEVA, Literary Text in the Visual Age, na Faculty of Arts, University College Groningen, Holanda. Foi Docente de Literatura Portuguesa na Università degli Studi di Roma Tor Vergata. Estudou Gravura com João Pedro Cochofel na Galeria Diferença; Desenho e Pintura na SNBA, no Ar.Co e na MArt. Expõe regularmente desde 2013. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Responsável pelo departamento de Gravura. Leciona Laboratório de Investigação, A Noite como o Dia e os Dias como Noite,  A Construção de um Mapa Sentimental e Lugares da Arte.

CARLOS RIBEIRO
. Nota biográfica Almada, 1962. Essencialmente autodidata, tem procurado formação em áreas como a Filosofia, Estética, História da Arte, Performance, Curadoria, Desenho e Montagem de exposições, Edição de Vídeo, em locais como Ar.Co, MArt, SNBA, Gulbenkian, CCB, Culturgest, FCSH, RESTART, entre outros e na relação com artistas e entidades públicas e privadas. Entre 2019 e 2021 foi responsável pelo departamento de cerâmica na escola de arte Mart. Expõe regularmente desde 2009. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Responsável pelo departamento de Cerâmica. Leciona Academia de Cerâmica, Curso de Cerâmica, Mini Cursos de Cerâmica e Lugares da Arte.

MARIANA GOMES
. Nota biográfica Faro, 1983. Formada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, expõe regularmente desde 2011. O trabalho de Mariana Gomes encontra-se representado em várias coleções privadas e públicas como a coleção de Arte Contemporânea da Fundação EDP, a coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, Fundação Carmona e Costa e coleção PLMJ. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e Pintura, Mini Cursos de Desenho e Pintura e Lugares da Arte. Tutora nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Leciona Curso de Artes Visuais para Crianças Curso de Artes Visuais para Jovens. 

FRANCISCA CARVALHO
. Nota biográfica Coimbra,1981. Vive e trabalha em Lisboa. Curso Avançado de Artes Plásticas no Ar.Co, de Filosofia na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Artes Visuais na Maryland Institute College of Arts ao abrigo da bolsa Fundação Carmona e Costa/Fulbright e de Artes Visuais do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Expõe regularmente desde 2005. Tem desenvolvido o seu trabalho nas áreas de desenho e pintura. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Leciona Laboratório de Investigação, Viagem ao Mundo dos Símbolos e Lugares da Arte.

PATRÍCIA DIAS MENDES
. Nota biográfica Advogada na PLMJ, Sociedade de Advogados, de 1998 até final de 2020. Nesse âmbito, assumiu igualmente o cargo de Diretora-Geral da Fundação PLMJ.
Actualmente, exerce advocacia primordialmente nas áreas de Corporate, Direito Comercial e Civil e M&A, Direito Imobiliário, Direito da Economia Social, Direito da Cultura, com especial enfoque em Direito da Arte, Filantropia e Private Clients e Direito da Comunicação Social. 
. Função Consultoria jurídica; Leciona Mercados da Arte.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.
. Função Leciona Filosofia, Teoria da Arte e Estética: Séc. XIX/XX, Filosofia, Teoria da Arte e Estética Contemporânea e Lugares da Arte.

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.
. Função Leciona História da Arte Clássica: O Tempo da Pintura, História da Arte Moderna: A Época das Vanguardas, História da Arte Contemporânea: o Ano Zero Contínuo e Lugares da Arte.

ANTÓNIO JORGE SILVA
. Nota biográfica Leiria, 1965. António Jorge Silva vive e trabalha em Lisboa. Tem o curso avançado de Fotografia do Ar.Co. Profissionalmente, faz fotografia documental de arte, para museus, galerias e artistas. Atelier Museu Júlio Pomar, Culturgest, Fundação Carmona e Costa, Giefarte, Casa de Cerca, Cordoaria Nacional, MAAT, Museu de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, Fundação Eugénio de Almeida, MAAt, são algumas das instituições com que tem colaborado. Na sua prática de autor participou em várias exposições, sendo a mais recente “Lugares de Sophia” com Pedro Tropa e Duarte Belo, no âmbito do centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen.
. Função Leciona  Fotografia Documental de Arte e Práticas Profissionais para Artistas.

RODRIGO GOMES
. Nota biográfica Faro, 1991. Vive e trabalha em Lisboa.
Mestrado em Arte Multimédia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2016-2018), pós-graduação em Arte Sonora na Faculdade de Belas- Artes da Universidade de Lisboa (2015-2016), Licenciatura em Arte Multimédia com especificação em Escultura na Universidade de Évora (2012-2015).
Em 2017 foi vencedor do Prémio Sonae Media Art, em 2018 dos Prémios Novos na categoria de Artes Visuais e em 2020 recebeu o Black Raven Award. Em 2019 foi bolseiro à internacionalização pela Fundação Calouste Gulbenkian e recebeu uma distinção de mérito Jovem Revelação pelo Município de Silves.
. Função Leciona Vídeo Documental de Arte, Construção de um Arquivo Digital e Práticas Profissionais para Artistas.

FILIPA CABRAL PESTANA
. Nota biográfica Lisboa, 1977. Licenciada em Design de Comunicação pelo IADE (1999); especializada em webdesign pela Master Computers (2000); faz design e produção em regime freelance para diversos clientes. Estudou Pintura na escola Arte Ilimitada e na MArt onde foi bolseira do programa da Residência Artística em 2021. Integra o Concelho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Assessoria, comunicação, design e produção

CAROLINA SASPORTES
. Nota biográfica Lisboa, 1959. Formada em Medicina Tradicional Chinesa pela Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa. Integra o Concelho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Secretariado

FREDERICO PRATAS
. Nota biográfica Lobito, 1967. Licenciatura em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, 1990. Trabalha no sector financeiro desde 1990. Artista Residente na Mart, 2014 a 2021. Participação em diversas exposições coletivas desde 2013. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Consultor Económico

MARIA BRAGANÇA CAMPILHO
. Nota biográfica Lisboa, 1976. Licenciatura Direito na Universidade Católica Portuguesa, 1999. LL.M. (Master of Law) Propriedade Intelectual, na Queen Mary, University of London, 2008.
As suas áreas de atuação preferidas são a Propriedade Intelectual (direito de autor e marcas), Proteção de dados, E-commerce e Direito do Consumo. Trabalhou em vários escritórios de advogados e em gabinetes de agentes da propriedade intelectual. Atualmente exerce em prática individual e colabora com outros escritórios. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Consultoria Jurídica. Leciona Práticas Profissionais para Artistas.

PEDRO PROENÇA
. Nota biográfica Lubango (Angola), 1962. Licenciado em pintura pela ESBAL em 1986. Lecionou mestrados em Ilustração Artística no ISEC/Universidade de Évora entre2009/2012. É um dos fundadores do Movimento Homeostético. Expõe com regularidade desde 1981, tendo realizado mostras individuais e coletivas em importantes instituições nacionais e internacionais e recebido vários prémios. Paralelamente tem desenvolvido uma vasta obra como ilustrador e escritor.
. Função Leciona Laboratório de InvestigaçãoO Escritor Selvagem.

MATILDE TORRES PEREIRA
. Nota biográfica Lisboa, 1987. Artista plástica, jornalista, curadora e programadora cultural. Apresenta o programa da Antena 1 “As Mulheres Não Existem” com Carla Quevedo. Colaborou na Brotéria, onde foi responsável pela programação de 2019 a 2021. Passou pelo curso de Pintura nas Belas Artes do Porto antes de se licenciar em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social (IPL, 2007-2010). Foi jornalista multimédia na RR de 2010 a 2018, escreve regularmente para outras publicações e empresas. Completou o ano curricular do Mestrado internacional em Culture Studies – Arts Management do programa The Lisbon Consortium (UCP, 2015/2016).
Colaborou com a escola de arte MArt, onde foi artista residente e integrou a equipa de assessoria da direção de 2018-2021. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte. Expõe regularmente desde 2017.

STEFANIA BARALE
. Nota biográfica Nasceu em Itália, em 1974. Vive parte da sua infância em casa da avó materna, onde vive rodeada de natureza e afeto. As mudanças de casa e de lugar, são um acontecimento natural,  ao longo da vida, que estimula o recomeço e a criatividade.
Em Itália escolhe um percurso artístico, que completa com a Licenciatura em Artes Plásticas na FBAUL em Lisboa em 2009. Em 2003 è selecionada pela XXXIII Experiência Artística Salgaderos, onde encontra pessoas de diferentes nacionalidades, entre estas também há um Português. Em final de 2005 emigra para Portugal para ingressar na FBAUL no curso de escultura. Em 2017 nasce o seu filho: um novo mundo, com muito mais sentido está em germinação. 2018 Termina a Formação como Guia Ami 3-6, ensino   pedagogia Maria Montessori (pedagoga italiana que revolucionou a forma de ver as crianças)
Gosta de Viajar e conhecer novos lugares, pessoas e diferentes formas de viver.
. Função Leciona Curso de Cerâmica e Mini Cursos de Cerâmica.

FERNANDO SARMENTO
. Nota biográfica Nasceu a 16 de Agosto de 1970, em Angola ( Sanza Pombo ). Com 3 anos de idade, em virtude de alguma instabilidade que já se fazia sentir em Angola , veio para casa dos avós na Aldeia de Prisão Fundeiro, habitada por 5 famílias no total. Olhando para trás e para a obra, parece que foram estes anos que mais marcaram o seu trabalho artístico. Quase todo o seu trabalho anda à volta da comida, das sementes, dos frutos, legumes e os respetivos utensílios para confecionar as refeições. Os seus avós dedicavam-se à agricultura , criação de animais e o seu avô também acumulava o trabalho de moleiro e ferreiro, que exercia mediante as necessidades e solicitações.   Aos 8 anos foi viver para Lisboa com os pais. Aos 11 anos teve o primeiro contato com a cerâmica no 1º ciclo, essa experiência foi tão marcante que mais tarde em 1986, ao entrar para a Escola Artística António Arroio, estava indeciso entre cerâmica e fotografia, mas a cerâmica “falou mais alto”.
. Função Leciona Curso de Cerâmica e Mini Cursos de Cerâmica.