CURSO DE DESENHO E PINTURA

O Curso de Desenho e Pintura tem a duração de dois anos letivos e destina-se a um público interessado numa formação prática que permita o desenvolvimento de um trabalho autoral. 

O ensino do Desenho e da Pintura está interligado. Sem comprometer a autonomia de cada disciplina, exploraremos as relações e contaminações de ambos os modos de fazer com a sua história passada e atual. A frequência do Curso de Desenho e Pintura permite um amplo conhecimento técnico e prático destas disciplinas.

O programa estrutura-se por vários temas organizados cronologicamente seguindo os movimentos artísticos mais relevantes, desde meados do século XIX até à atualidade.

O curso aborda técnicas muito distintas, que no seu todo constituem o vocabulário formal necessário ao desenvolvimento e personalização do trabalho efetuado pelos alunos.

O programa Curso de Desenho e Pintura inclui a frequência do curso Lugares da Arte, curso presencial de carácter opcional. O curso será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.

O programa do Curso de Desenho e Pintura tem a duração de dois anos letivos e está estruturado cronologicamente por temas e questões da história do Desenho e Pintura. Cada tema explora questões, técnicas e utilização de materiais específicas.

Técnicas e Materiais
. Tintas de água aguarela, guache, acrílico, tinta da China
Relação figura fundo;
Técnica de claro escuro;
Como diversificar entre a mancha e a linha na modelação de um objeto, figura ou abstração;
Estabelecer campos de cor por contraste ou tonalmente;
Transparência e opacidade;
Uso adequado de médiuns;
Os vários comportamentos da tinta conforme a superfície e características do papel;
Características e uso adequado de pincéis com vários formatos ou cerdas;

. Riscadores pastel de óleo, pastel seco, carvão, sanguínea, aparo, grafite, lápis de cor, cera, marcadores, pontas de feltro, esferográficas, etc.

Figuração e escala (retrato, corpo inteiro e paisagem);
Proporção e relação de figuras num plano;
Características de inscrição ou mancha dos vários materiais;
Desenho de linha no contorno ou percurso de uma representação;
Várias velocidades de execução;
Caligrafia e automatismos.

. Tintas de óleo
Presença da cor;
Cores complementares;
Função das cores quentes e frias;
Velaturas e sobreposições;
Cor local e cor inventada;
Reação da tinta em várias superfícies distintas;
Uso adequado de médium e percentagens corretas (os vários diluentes, aglutinantes, médios de secagem rápida, retardantes, etc.);
Características e uso adequado de pincéis com vários formatos ou cerdas;
Compreender fundo ambiental ou ilusionístico;
A importância do gesto na execução da pintura e do seu ritmo;
Engradar e preparar telas.

PROGRAMA ANO I meados do século XIX até ao princípio do século XX.

Romantismo e a paisagem: William Turner e Caspar David Friedrich setembro 2021
Materiais aguarela, guache, papel para técnicas húmidas.
Incidindo no Romantismo, particularmente na representação da paisagem e no modo como William Turner e Caspar David Friedrich a utilizaram como tema fundamental na sua prática pictórica, iremos desafiar os participantes a produzir uma série de trabalhos, em que o movimento ou a estaticidade serão contemplados.

Romantismo e a figuração: Goya e Delacroix outubro 2021
Materiais tintas de óleo, guache, tela, papel.
Este curso aborda a figuração incidindo no percurso destes dois pintores, assim como no contexto que os envolvia. Os trabalhos produzidos têm como fim a exploração do cromatismo e construção da figura humana e animal.

Daumier e Corot novembro 2021
Materiais pastel de óleo, papel, tela.
A vivência da paisagem e a consciência da relação da pintura com o contexto envolvente, seja ele no plano social, ou simplesmente no plano da fruição da natureza. Exercícios variados de observação e composição.

O cotidiano e o ar do tempo, do ideal para o real dezembro 2021
Materiais carvão, guache, aguarela, tinta da China, papel.
Procuraremos observar tudo o que nos rodeia de forma objetiva e crua. Veremos também como o uso da escala pode interferir com o(s) tema(s) escolhidos e a sua mensagem.

A sombra colorida janeiro 2022
Materiais tintas de óleo, carvão, guache, tela, papel.
Tendo como referência a Belle Époque e o grupo Impressionista, exploraremos através do desenho e da pintura questões como: a urgência, o inacabado, a marca, a paisagem escolhida e a luz.

Paraísos Artificiais fevereiro 2022
Materiais tintas de óleo, carvão, pastel seco, guache, papel.
Apropriação de temas da pintura Simbolista: o Fantástico, o inconsciente, o sonho, anjos e demónios. Este curso explora a ligação subjetiva da poesia com a pintura, a ideia de vertigem, intoxicação e criação de espaços ambíguos.

Ukiyo-e e a Pintura março 2022
Materiais carvão, guache, pastéis de óleo, tinta da China, marcadores, papel.
Este curso explora a contaminação das artes gráficas na Pintura, nomeadamente, a xilogravura japonesa na obra de Vincent Van Gogh e as citações boémias de Paris na produção de Posters de Henri Toulouse-Lautrec. Exercícios sobre figura fundo, decoração e ritmo, síntese e mensagem.

O Monte de Santa Vitória abril 2022
Materiais tintas de óleo, guache, lápis, aguarela, tela, papel.
Como abrir, fraturar e modular a forma? Este curso estabelece a ligação entre a construção de naturezas mortas e paisagem. Veremos a importância que Cézanne deu aos espaços intocados da tela e aos espaços em branco nas suas inúmeras aguarelas.

O Bordel Filosófico maio 2022
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, pastéis de óleo, tela, papel.
As máscaras e o olhar, apropriação e magia
Exercícios a partir da produção de Picasso no início do século XX e a influência da arte “primitiva” na sua prática artística.

A cidade e as máquinas junho 2022
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, cola de madeira, x-ato, tesoura, revistas, jornais, tela, papel.
Através da observação de obras emblemáticas do Futurismo, Expressionismo e do Cubismo, veremos como a recolha e manipulação de imagens e objetos, passou a integrar as disciplinas do desenho e da pintura. Exercícios variados sobre acumulação e síntese, expressão e contenção.

Dadaísmo e surrealismo julho 2022
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, cola de madeira, x-ato, tesoura, revistas, jornais, tela, papel.
Exercícios de colagem e associação automática. Colaboração entre alunos na construção de vários trabalhos a várias mãos onde o acaso e o inesperado serão um fator comum.

PROGRAMA ANO II princípios do século XX até à atualidade.

O nariz de Picasso setembro 2022
Materiais tintas de óleo, pastel seco, pastel de óleo, carvão, tela, papel.
Começamos o ano com exercícios sobre a produção de Picasso entre 1907 até aos anos trinta, dos narizes torcidos às duplas faces, da vida na cidade às praias de Dinard. Os exercícios propostos incindem em questões de presença, magia, desejo e secretismo.

O quadrado preto outubro 2022
Materiais guache, grafite, tinta da china, cola em stick, cola de madeira, tela, papel.
Através de colagens e sobreposições de imagens procuraremos entender a ideia da pintura como abstração geométrica. Veremos também como a escala e o formato influenciam a linguagem das imagens em quadros, posters ou desenhos.

Naturezas mortas metafisicas, uma construção novembro 2022
Materiais tintas de óleo, carvão, aguarela, papel, tela.
Exercícios variados onde analisaremos a estrutura de naturezas mortas partindo de exemplos de obras de Giorgio de Chirico e Giorgio Morandi. Este curso explora a construção minuciosa do modelo e a sua observação, considerando: a luz, a contaminação de cor entre objetos próximos, a cor tonal na relação figura/fundo, o apagamento das linhas de contorno pela mancha. Exploraremos também o uso de uma iconografia bizarra e perspetivas impossíveis na criação de um ambiente onírico e misterioso.

A luz artificial e o modelo dezembro 2022
Materiais tintas de óleo, carvão, guache, aguarela, tinta da China, tela, papel.
Este curso explora a observação e encenação de um corpo no espaço; como a luz elétrica invade o gesto que descreve e modela a pele do modelo, como este se destaca ou mistura no ambiente e como a relação figura /fundo deforma ou altera o corpo desenhado. Serão dados exemplos de figuração de Francis Bacon, Lucien Freud, David Hockney e Frank Auerbach.
Nota inclui duas aulas de modelo nu.

A escala Americana janeiro 2023
Materiais tintas de óleo, acrílico, tinta da China, carvão, guache, papel, tela.
Através de exemplos da Escola de Nova Iorque e de trabalhos emblemáticos do Expressionismo Abstrato, faremos inúmeros exercícios de pequena escala mas com a ambição de se tornarem enormes, de uma escala desmesurada. Veremos também como a técnica e o material se manifestam na superfície da tela ou do papel, evidenciando o percurso de um corpo em performance.

A life lived, do Cartoon político aos emblemas do cotidiano fevereiro 2022
Materiais tintas de óleo, carvão, tinta da China, guache, papel, tela.
Este curso explora a observação do dia a dia e dos seus símbolos, bem como a maneira como a atualidade se imiscui na produção artística. Tendo por mote o regresso à figuração de Philip Guston nos anos 70, estabeleceremos relações entre poesia e pintura, autobiografia e caricatura.

Objetos visuais, coisas acopladas e trabalhos híbridos março 2023
Materiais carvão, guache, pastéis de óleo, marcadores, tinta acrílica, cola de madeira, jornais velhos e revistas, papel, tela.
Como juntar elementos tridimensionais, sonoros, ou outros, às disciplinas de desenho e pintura? Neste curso exploramos os temas de apropriação e colagem, o que é de ordem pessoal ou coletiva, através de múltiplos exercícios, tendo por mote a produção artística de autores como Jasper Johns, Rober, Rauschenberg, John Cage ou Merce Cunningham.

Máscaras de Graffiti e a Cidade como galeria abril 2023
Materiais tinta acrílica, guache, spray, pedaços de cartão, x-ato, cola de madeira, pastel de óleo, tela, papel.
Exercícios variados tendo por objetivo a construção de um conjunto de símbolos personalizados que se podem repetir em várias superfícies. Este curso explora a construção e realização de máscaras para graffiti e serigrafia, bem como o desenho como forma simples e direta de comunicação. Das repetições de Andy Warhol aos desenhos ritmados de Keith Harring, do Breakdance nas ruas às inscrições /poemas de Basquiat, veremos como a cidade pode ser uma galeria de arte.
Nota inclui uma sessão de serigrafia.

Palavras desenhadas Maio 2023
Materiais acrílico, guache, marcadores, pasteis de óleo, x-ato, cola de madeira ou em stick, sobre papel, cartão ou outros materiais reciclados como pedaços de madeira, plástico, embalagens, etc.
Partindo de exemplos de Cy Twombly, Bruce Nauman, Jenny Holzer, Ed Ruscha, entre outros, exploraremos a inscrição da palavra e texto na tela ou papel. Exercícios variados sobre a palavra como símbolo gráfico em vários suportes e escalas.
Nota inclui uma aula de serigrafia

Gerard Richter e Luc Tuymans junho 2023
Materiais tinta de óleo, guache, tela, papel.
Como se apropriam estes autores de várias fontes documentais na produção da sua obra? Exercícios de pintura a partir de imagens fotográficas, jornais, livros, documentários, filmes, livros, publicidade, etc.

Ranking julho 2023
Materiais tinta de óleo, tinta acrílica, guache, spray, marcadores, pastel de óleo, x-acto, cola de madeira, papel, caderno diário.
Neste mês de julho de encerramento do ano letivo, faremos exercícios com base em propostas dos próprios alunos, bem como de temas e artistas por eles escolhidos.

O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala global.

Nesta disciplina visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. Estas visitas serão orientadas alternadamente pelos professores de Desenho e Pintura, Cerâmica, Mercados da Arte, História da Arte, Filosofia Teoria da Arte e Estética e Laboratório de Investigação.

Horário Quarta, 15h/18h

Professores Ana Natividade, André Almeida e Sousa, Carlos Ribeiro, Mariana Gomes, Miguel Meruje, Patrícia Sasportes e Pedro Arrifano

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Função Direção e Coordenação pedagógica; Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e Pintura, Mini Cursos de Desenho e Pintura e Lugares da Arte. Tutor nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

MARIANA GOMES
. Nota biográfica Faro, 1983. Formada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, expõe regularmente desde 2011. O trabalho de Mariana Gomes encontra-se representado em várias coleções privadas e públicas como a coleção de Arte Contemporânea da Fundação EDP, a coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, Fundação Carmona e Costa e coleção PLMJ. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e Pintura, Mini Cursos de Desenho e Pintura e Lugares da Arte. Tutora nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

Horário Diurno terça e quarta, 10h30/13h 

Horário Pós-Laboral  segunda e quinta, 18h30/20h30 

Início do ano letivo 13 Setembro 2021
Fim do ano letivo 29 Julho
Inscrições abertas ao longo do ano letivo

Pausas Letivas
Férias do Natal 18 dezembro 2021 / 2 de janeiro 2022
Férias do Carnaval 28 fevereiro 2022 / 1 março 2022
Ferias da Páscoa 13 abril 2022 / 17 abril 2022

Feriados
Implantação da República terça, 5 outubro 2021
Dia de Todos os Santos segunda, 1 novembro 2021
Restauração da Independência quarta, 1 dezembro 2021
Dia da Imaculada Conceição quarta, 8 dezembro 2021
Natal sábado, 25 dezembro 2021
Dia de Ano Novo sábado, 1 janeiro 2022
Sexta-Feira Santa sexta, 15 abril 2022
Páscoa domingo, 17 abril 2022
Dia da Liberdade segunda, 25 abril 2022
Dia do Trabalhador domingo, 1 maio 2022
Dia de Portugal sexta, 10 junho 2022
Corpo de Deus quinta, 16 junho 2022

Mensalidade: 160
Taxa de Inscrição: 80
Seguro Escolar: 5,50

. A primeira mensalidade é paga juntamente com o seguro e a taxa de inscrição.
. Com o pagamento anual integral (1765,50) do curso no ato de inscrição, o aluno fica isento da taxa de inscrição.
. As mensalidades são pagas até ao dia 8 de cada mês. Após o dia 8 acresce 10% do valor da mensalidade.

 

 É obrigatória a utilização de máscara dentro das instalações da Base Escola de Arte e nos espaços comuns da EB 2/3 Manuel da Maia.

 É obrigatório desinfetar as mãos antes e depois de tocar em superfícies comuns como torneiras, interruptores ou puxadores usando, para esse efeito, o sabão azul e branco e os desinfetantes que se encontram em cada lavatório.

 Qualquer aluno que tenha os sintomas (febre, tosse ou dificuldade em respirar) ou tenha estado em contacto com alguém infetado com o vírus COVID 19 deve informar imediatamente o SNS através dos contactos abaixo e a direção Base Escola de Arte.

Medidas de prevenção recomendadas pelo Serviço Nacional de Saúde:

 Distanciamento social: manter distância de pelo menos um metro

 Evitar cumprimentos que impliquem contacto físico

 Etiqueta respiratória:
. tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir
. utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos
. deitar o lenço de papel no lixo
. lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir

 Reforçar as medidas de higiene:
. lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica
. evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias

Contactos SNS 24

Se tem sintomas deve:
 Ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24 e escolher a opção:
. 1 – se tem febre (temperatura ≥ 38.0ºC) ou tosse, e seguir as orientações dadas
. 2 – se apresentar outros sintomas sem ser febre ou tosse, e seguir as orientações dadas

 Evitar estar próximo de pessoas

Se não tem sintomas, mas esteve em contacto com alguém infetado:

 Deve contactar o SNS 24 através do 808 24 24 24 e escolher a opção 0 – ” Se não tem febre, nem tosse, nem qualquer outro sintoma, mas esteve perto de uma pessoa que tem COVID-19 ou que fez recentemente o teste” – e seguir as orientações que lhe são dadas.

Notas

 A Base Escola de Arte não se responsabiliza por qualquer situação de contágio que possa ocorrer.

 O seguro escolar apenas cobre acidentes pessoais ocorridos na escola e não doenças.