CURSO DE ARTES VISUAIS PARA JOVENS E CRIANÇAS

Este curso destina-se a crianças e jovens, dos 6 aos 14 anos, incluindo jovens com necessidades educativas especiais ou em processo de integração social.

O papel da criatividade, da experiência artística e da arte em geral potencia a integração perante os desafios socioculturais do meio que nos rodeia. Através da arte os indivíduos desenvolvem competências essenciais ao seu desenvolvimento pessoal e social: criatividade, resiliência, reflexibilidade elaborativa, interatividade intra e interpessoal.

O Curso de Artes Visuais para Jovens e Crianças será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom).

Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.

Nota Inscrições abertas ao longo do curso.

Técnicas e materiais
. Tintas de água – aguarela, guache, acrílico e tinta da China
. Riscadores – grafite, carvão, lápis de cor, lápis de cera, canetas de feltro e esferográfica
. Recorte e colagem

Conteúdos
. composição e modelo /desenho à vista e a vista do desenho
. figura/fundo
. superfície/contorno
. claro/escuro
. cor
. erro, imprevisto e acaso
. dicionário de símbolos: a expressão artística aplicada à reflexão, elaboração e equilíbrio emocional do indivíduo.
. diário gráfico: criação e autocrítica de um registo gráfico e simbólico do quotidiano

Competências a desenvolver
. prática do desenho e da pintura
. criatividade
. resiliência
. cognição (raciocínio dedutivo e indutivo, perceção analítica, reflexibilidade elaborativa e decisão, pensamento critico, resistência à frustração)
. métodos de trabalho
. regulação emocional
. autoconceito
. interação e integração sócio cultural

Nota Inscrições abertas ao longo do curso.

Técnicas e materiais
. Tintas de água – aguarela, guache, acrílico e tinta da China
. Riscadores – grafite, lápis de cor, lápis de cera, canetas de feltro e esferográfica
. Recorte e colagem
. Criação de vídeos e histórias de animação em equipas de trabalho

Conteúdos
. desenho livre
. a magia da cor
. criação de personagens e paisagens que contem histórias incríveis
. animação dos desenhos em vídeo -realização e montagem em stopmotion
. dicionário de símbolos: coleção de desenhos e recortes que representem a vida fantástica das palavras.
. diário gráfico: registo e prática diária dos conteúdos aprendidos. no final, será ele mesmo uma obra de arte.

Competências a desenvolver
. prática do desenho e da pintura – uma via para perder o medo
. criatividade
. resiliência
. cognição (raciocínio dedutivo e indutivo, perceção analítica, reflexibilidade elaborativa e decisão, pensamento crítico, resistência à frustração)
. métodos de trabalho
. regulação emocional
. autoconceito
. interação e integração sócio cultural

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Leciona Curso de Artes Visuais para Crianças Curso de Artes Visuais para Jovens.

a anunciar

Dia de Santo António sexta, 13 junho 2025
Corpo de Deus quinta, 19 junho 2025

a anunciar

As inscrições para este curso abrem brevemente.

Se tiver alguma questão, por favor, entre em contacto conosco através do telefone 927549092 ou por email ([email protected]).