RESIDÊNCIA ARTÍSTICA 2.0

A Residência Artística 2.0 é essencialmente prática e destina-se a um público interessado no desenvolvimento de um corpo de trabalho autoral, bem como, no domínio de práticas profissionais que permitam a organização e promoção do seu próprio trabalho a nível local, global e digital.

A disciplina Práticas Profissionais para Artistas é lecionada num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência desta disciplina será apenas online.

A frequência do programa Residência Artística 2.0 pode ser presencial ou online (sem atelier / Práticas Profissionais para Artistas e Acompanhamento Tutorial através da plataforma zoom). 

O programa da Residência Artística 2.0 inclui atelier, as disciplinas Práticas Profissionais para Artistas e Lugares da Arte,  Acompanhamento Tutorial e a participação em projetos expositivos coletivos: catálogo anual, exposição anual, exposição online anual, open studio de Inverno e open studio de Verão.

Consideram-se candidaturas nas áreas de Pintura, Desenho, Cerâmica, Escultura, Instalação, Fotografia, Vídeo e Performance mediante entrevista e apresentação de portfólio.

O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala global.

Nesta disciplina visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. Estas visitas serão orientadas alternadamente pelos professores de Desenho e Pintura, Cerâmica, Mercados da Arte, História da Arte, Filosofia Teoria da Arte e Estética e Laboratório de Investigação.

PROFESSORES Ana Natividade, André Almeida e Sousa, Carlos Ribeiro, Mariana Gomes, Miguel Merúje, Patrícia Sasportes e Pedro Arrifano

Nesta disciplina vamos explorar algumas práticas profissionais essenciais para que os participantes dominem ferramentas e desenvolvam competências que lhes permitam organizar e promover o seu próprio trabalho, nomeadamente, através da aquisição de conhecimento acerca da conservação das próprias obras e a respetiva documentação para a sua comunicação.

Relacionando a prática artística contemporânea com as inovações tecnológicas, veremos como organizar e promover o trabalho autoral a nível local, global e digital.

A disciplina Práticas Profissionais para Artistas funcionará num modelo misto: online e presencial.

PROGRAMA

Apresentação do trabalho dos participantes. 13/27 setembro | 3 aulas.
Fotografia Documental de Arte com António Jorge Silva. 4/25 outubro | 4 aulas.
Portfólio seleção de trabalhos, organização dos conteúdos, apresentação escrita e design. 8/29 Novembro | 4 aulas
Site em WordPress alojamento, domínio e template, organização dos conteúdos, construção do site, SEO (search engine optimization). 6 dezembro/21 fevereiro | 9 aulas
Marketing e Comunicação Digital plano de marketing, canais utilizados, SEM (search engine marketing), SEO (search engine optimization), redes sociais e mercado digital. 7 março/18 abril | 7 aulas
Vídeo Documental de Arte com Rodrigo Gomes. 2/30 maio | 5 aulas
Arquivo Físico construção e manutenção. 6/27 maio | 4 aulas
Arquivo Digital construção e manutenção com Rodrigo Gomes. 4/25 julho | 4 aulas

PROFESSORES Patrícia Sasportes, António Jorge Silva e Rodrigo Gomes

ANA NATIVIDADE
. Nota biográfica Lisboa, 1971. Arquitecta (FAUTL, 1997). Concluiu Mestrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea (parte curricular), na FLUL, e participou como bolseira no programa LITEVA, Literary Text in the Visual Age, na Faculty of Arts, University College Groningen, Holanda. Foi Docente de Literatura Portuguesa na Università degli Studi di Roma Tor Vergata. Estudou Gravura com João Pedro Cochofel na Galeria Diferença; Desenho e Pintura na SNBA, no Ar.Co e na MArt. Expõe regularmente desde 2013. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Responsável pelo departamento de Gravura. Leciona Laboratório de Investigação, A Noite como o Dia e os Dias como Noite,  A Construção de um Mapa Sentimental Lugares da Arte.

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Função Direção e Coordenação pedagógica; Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e PinturaMini Cursos de Desenho e Pintura e Lugares da Arte. Tutor nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

ANTÓNIO JORGE SILVA
. Nota biográfica Leiria, 1965. António Jorge Silva vive e trabalha em Lisboa. Tem o curso avançado de Fotografia do Ar.Co. Profissionalmente, faz fotografia documental de arte, para museus, galerias e artistas. Atelier Museu Júlio Pomar, Culturgest, Fundação Carmona e Costa, Giefarte, Casa de Cerca, Cordoaria Nacional, MAAT, Museu de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, Fundação Eugénio de Almeida, MAAt, são algumas das instituições com que tem colaborado. Na sua prática de autor participou em várias exposições, sendo a mais recente “Lugares de Sophia” com Pedro Tropa e Duarte Belo, no âmbito do centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen.
. Função Leciona  Fotografia Documental de Arte e Práticas Profissionais para Artistas.

MARIANA GOMES
. Nota biográfica Faro, 1983. Formada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, expõe regularmente desde 2011. O trabalho de Mariana Gomes encontra-se representado em várias coleções privadas e públicas como a coleção de Arte Contemporânea da Fundação EDP, a coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, Fundação Carmona e Costa e coleção PLMJ. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e PinturaMini Cursos de Desenho e Pintura e Lugares da Arte. Tutora nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.
. Função Leciona História da Arte Clássica: O Tempo da PinturaHistória da Arte Moderna: A Época das VanguardasHistória da Arte Contemporânea: o Ano Zero Contínuo e Lugares da Arte.

PATRÍCIA SASPORTES
. Nota biográfica Lisboa, 1988. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa em 2011. Frequentou o Mestrado em Mercados da Arte, ISCTE. Atualmente a fazer o Doutoramento em História da Arte Contemporânea, FSCH-UNL (em pausa). Co-fundou a escola de arte Mart em 2013, onde ocupou o cargo de diretora até ao seu encerramento em 2021. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Função Direção e Coordenação pedagógica; Leciona Mercados da ArteLugares da Arte e Práticas Profissionais para Artistas. Tutora nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.
. Função Leciona Filosofia, Teoria da Arte e Estética: Séc. XIX/XXFilosofia, Teoria da Arte e Estética Contemporânea e Lugares da Arte.

Práticas Profissionais para Artistas segunda, 16h45/18h15

Lugares da Arte quarta, 15h/18h

Tutorias em horário a combinar com os tutores

Atelier acesso livre 24h / 7 dias por semana

Início do ano letivo 13 Setembro 2021
Fim do ano letivo 29 Julho

 

Pausas Letivas
Férias do Natal 18 dezembro 2021 / 2 de janeiro 2022
Férias do Carnaval 28 fevereiro 2022 / 1 março 2022
Ferias da Páscoa 13 abril 2022 / 17 abril 2022

 

Feriados
Implantação da República terça, 5 outubro 2021
Dia de Todos os Santos segunda, 1 novembro 2021
Restauração da Independência quarta, 1 dezembro 2021
Dia da Imaculada Conceição quarta, 8 dezembro 2021
Natal sábado, 25 dezembro 2021
Dia de Ano Novo sábado, 1 janeiro 2022
Sexta-Feira Santa sexta, 15 abril 2022
Páscoa domingo, 17 abril 2022
Dia da Liberdade segunda, 25 abril 2022
Dia do Trabalhador domingo, 1 maio 2022
Dia de Portugal sexta, 10 junho 2022
Corpo de Deus quinta, 16 junho 2022

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA 2.0 PRESENCIAL

Mensalidade 250
Taxa de Inscrição 125
Seguro Escolar 5,50

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA 2.0 ONLINE
NÃO INCLUI ATELIER

Mensalidade 175
Taxa de Inscrição 87,5
Seguro Escolar 5,50

. A primeira mensalidade é paga juntamente com o seguro e a taxa de inscrição.
. Com o pagamento anual integral (presencial: 2755,50 / online: 1930,50) do curso no ato de inscrição, o aluno fica isento da taxa de inscrição.
. As mensalidades são pagas até ao dia 8 de cada mês. Após o dia 8 acresce 10% do valor da mensalidade.

NÚMERO DE VAGAS 10

 

CALENDÁRIO DA CANDIDATURA

 

1ª FASE

Prazo limite envio de candidatura 16 julho

Entrevistas presenciais 20 julho (10h30/17h)

Resultados finais 23 julho

Data limite de inscrição 30 julho

 

2ª FASE

Prazo limite envio de candidatura 1 setembro

Entrevistas presenciais 6 setembro (10h30/17h)

Resultados finais 8 setembro

Data limite de inscrição 10 setembro

 

Os artistas residentes são admitidos mediante entrevista e apresentação de portfólio.

Da candidatura deverá constar o programa da residência artística a que se propõe, um  portefólio (máximo 10 imagens), breve descritivo do trabalho apresentado, carta de motivação e currículo para o email coordenacaopedagogica@abaseescoladearte.pt.

Após apreciação da candidatura, será realizada a entrevista presencial com a coordenação pedagógica.

Os candidatos serão contactados por email.

 É obrigatória a utilização de máscara dentro das instalações da Base Escola de Arte e nos espaços comuns da EB 2/3 Manuel da Maia.

 É obrigatório desinfetar as mãos antes e depois de tocar em superfícies comuns como torneiras, interruptores ou puxadores usando, para esse efeito, o sabão azul e branco e os desinfetantes que se encontram em cada lavatório.

 Qualquer aluno que tenha os sintomas (febre, tosse ou dificuldade em respirar) ou tenha estado em contacto com alguém infetado com o vírus COVID 19 deve informar imediatamente o SNS através dos contactos abaixo e a direção Base Escola de Arte.

Medidas de prevenção recomendadas pelo Serviço Nacional de Saúde:

 Distanciamento social: manter distância de pelo menos um metro

 Evitar cumprimentos que impliquem contacto físico

 Etiqueta respiratória:
. tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir
. utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos
. deitar o lenço de papel no lixo
. lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir

 Reforçar as medidas de higiene:
. lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica
. evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias

Contactos SNS 24

Se tem sintomas deve:
 Ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24 e escolher a opção:
. 1 – se tem febre (temperatura ≥ 38.0ºC) ou tosse, e seguir as orientações dadas
. 2 – se apresentar outros sintomas sem ser febre ou tosse, e seguir as orientações dadas

 Evitar estar próximo de pessoas

Se não tem sintomas, mas esteve em contacto com alguém infetado:

 Deve contactar o SNS 24 através do 808 24 24 24 e escolher a opção 0 – ” Se não tem febre, nem tosse, nem qualquer outro sintoma, mas esteve perto de uma pessoa que tem COVID-19 ou que fez recentemente o teste” – e seguir as orientações que lhe são dadas.

Notas

 A Base Escola de Arte não se responsabiliza por qualquer situação de contágio que possa ocorrer.

 O seguro escolar apenas cobre acidentes pessoais ocorridos na escola e não doenças.