LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO

Programa teórico-prático onde são explorados temas e práticas artísticas através de exercícios e propostas de trabalho com uma forte componente experimental.

Quais os modelos e influências de que nos servimos e como o fazemos? Qual a relação da escrita com a prática artística e a produção de imagens e objetos?

O programa do Laboratório de Investigação está organizado por 4 módulos temáticos: a Construção de um Mapa Sentimental, o Escritor Selvagem, a Noite como o Dia e os Dias como Noite e Viagem ao Mundo dos Símbolos.

O Laboratório de Investigação inclui a frequência do curso Lugares da Arte, de carácter opcional, e será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.

A CONSTRUÇÃO DE UM MAPA SENTIMENTAL

(…) the map is as it was:
A diagram
Of how the world might look could we
Maintain a lasting,
Perfect distance from what is.

The Map, Mark Strand

Desenhando, escrevendo, compilando o nosso mapa sentimental, proponho que me acompanhem nesta série de sessões-passeio numa deambulação mais ou menos ficcionada a partir de exemplos recolhidos livremente em diversas disciplinas: Retórica; literatura; arte; arquitectura; cinema; etc.
Iremos olhar para eles com atenção. Trata-se de um exercício duplo: seguir um caminho traçado e afastarmo-nos dele, perdermo-nos para nos voltarmos a situar.

Que modelos de pensamento nos podem ajudar neste processo?

O mapa, a rede, a genealogia, a espiral, a constelação?

De que formas organizamos a nossa memória fora de nós? Quem trazemos connosco para o estúdio? Que acontecimentos guardamos e se tornam significativos no nosso trabalho? Como nos defendemos do que não nos é destinado?

Professora Ana Natividade
Horário quinta, 18h30/20h
Datas 16 setembro / 25 novembro (11 aulas)

O ESCRITOR SELVAGEM

Porque escrevem tanto os artistas, e em particular os mais significativos? Porque querem fazer experiências com a língua e a escrita. Porque no fundo das palavras
há relações entre imagens e desenhos que são letras. Porque muitas vezes são convidados a ilustrar textos e também lhes apetece fazer.

Há assim uma vasta literatura de artistas que é olhada de soslaio, com desconfiança, porque deriva do prazer e questiona o lado vigilante e burocrático da escrita.
Que fazer com os textos explosivos de Picasso, as brincadeiras marotas de Duchamp, as narrativas descosidas de Max Ernst, as falas em bruto de Dubuffet, os elegantes
aforismos de Braque e as provocações de Picabia?

Este curso teórico-prático propõe a descoberta de um continente literário inconformista e exótico.
Os textos aqui abordados são um convite à prática da escrita, como quem desenha, molda, pinta, fotografa e filma.
De Eurípedes a Warhol, de Leonardo a Batarda, de Rosalba Carriera a Ana Jotta.

Professor Pedro Proença
Horário quinta, 17h00/18h30
Datas 2 dezembro / 24 fevereiro (11 aulas)
Férias do Natal 18 dezembro 2021 / 2 de janeiro 2022

A NOITE COMO O DIA A E OS DIAS COMO NOITE

A frase que dá título a este workshop é uma tradução do título inglês Nights as day, days as night do livro Nuits sans nuit et quelques jours sans jour de Michel Leiris.

A referência surge no ensaio de Lydia Davis Found Material, Syntax, Brevity, and the Beauty of Awkward prose: Forms and Influences IV que nos servirá de fio condutor para trabalhar em algo semelhante ao que Lydia Davis chama de Dream Pieces. Relatos de sonhos.

Como se escreve ou se desenha um sonho? O que torna aborrecido o seu relato? Que qualidades e formas podem dar à nossa experiência acordada a aparência de um sonho?

Iremos ler Adília Lopes, Billy Collins, Mark Strand, Howard Nemerov, Sam Shepard, Lydia Davis, Russel Edson, Thomas Bernhard e Roland Topor .

E iremos trabalhar enquanto dormimos.

Professora Ana Natividade
Horário quinta, 18h30/20h
Datas 3 março / 12 maio (10 aulas)
Ferias da Páscoa 13 abril 2022 / 17 abril 2022

VIAGEM AO MUNDO DOS SÍMBOLOS

Nestas aulas está prevista uma viagem ao mundo dos símbolos. Será esse o centro das nossas investigações.

Vamos mergulhar no nosso espaço interior, este curso pretende desenvolver capacidades de centramento e auto-cura através de histórias que se desenrolam a partir de símbolos precisos.

Esta investigação desenvolver-se-á por temas que serão anunciados em cada aula e apoiar-se-á em textos da Literatura, Psicanálise, Ocultismo, Filosofias e Religiões Orientais e Ocidentais, sendo sempre acompanhada de imagens que funcionarão como sinais interpretativos, estimulando a capacidade narrativa, interpretativa e imaginativa.

Esta viagem culminará num livro de símbolos (em jeito de diário de bordo) a ser construído individualmente por cada um dos participantes.

Professora Francisca Carvalho
Horário quinta, 18h30/20h
Datas 19 maio / 28 julho (10 aulas)
Feriado Corpo de Deus quinta, 16 junho 2022

O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala global.

Nesta disciplina visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. Estas visitas serão orientadas alternadamente pelos professores de Desenho e Pintura, Cerâmica, Mercados da Arte, História da Arte, Filosofia Teoria da Arte e Estética e Laboratório de Investigação.

PROFESSORES Ana Natividade, André Almeida e Sousa, Carlos Ribeiro, Mariana Gomes, Miguel Merúje, Patrícia Sasportes e Pedro Arrifano

ANA NATIVIDADE
. Nota biográfica Lisboa, 1971. Arquitecta (FAUTL, 1997). Concluiu Mestrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea (parte curricular), na FLUL, e participou como bolseira no programa LITEVA, Literary Text in the Visual Age, na Faculty of Arts, University College Groningen, Holanda. Foi Docente de Literatura Portuguesa na Università degli Studi di Roma Tor Vergata. Estudou Gravura com João Pedro Cochofel na Galeria Diferença; Desenho e Pintura na SNBA, no Ar.Co e na MArt. Expõe regularmente desde 2013. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Responsável pelo departamento de Gravura. Leciona Laboratório de Investigação, A Noite como o Dia e os Dias como Noite,  A Construção de um Mapa Sentimental e Lugares da Arte.

FRANCISCA CARVALHO
. Nota biográfica Coimbra,1981. Vive e trabalha em Lisboa. Curso Avançado de Artes Plásticas no Ar.Co, de Filosofia na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Artes Visuais na Maryland Institute College of Arts ao abrigo da bolsa Fundação Carmona e Costa/Fulbright e de Artes Visuais do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Expõe regularmente desde 2005. Tem desenvolvido o seu trabalho nas áreas de desenho e pintura. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Leciona Laboratório de Investigação, Viagem ao Mundo dos Símbolos e Lugares da Arte.

PEDRO PROENÇA
. Nota biográfica Lubango (Angola), 1962. Licenciado em pintura pela ESBAL em 1986. Lecionou mestrados em Ilustração Artística no ISEC/Universidade de Évora entre2009/2012. É um dos fundadores do Movimento Homeostético. Expõe com regularidade desde 1981, tendo realizado mostras individuais e coletivas em importantes instituições nacionais e internacionais e recebido vários prémios. Paralelamente tem desenvolvido uma vasta obra como ilustrador e escritor.
. Função Leciona Laboratório de InvestigaçãoO Escritor Selvagem.

A CONSTRUÇÃO DE UM MAPA SENTIMENTAL

Professora Ana Natividade
Horário quinta, 18h30/20h
Datas 16 setembro / 25 novembro (11 aulas)

O ESCRITOR SELVAGEM

Professor Pedro Proença
Horário quinta, 17h00/18h30
Datas 2 dezembro / 24 fevereiro (11 aulas)
Férias do Natal 18 dezembro 2021 / 2 de janeiro 2022

A NOITE COMO O DIA A E OS DIAS COMO NOITE

Professora Ana Natividade
Horário quinta, 18h30/20h
Datas 3 março / 12 maio (10 aulas)
Ferias da Páscoa 13 abril 2022 / 17 abril 2022

VIAGEM AO MUNDO DOS SÍMBOLOS

Professora Francisca Carvalho
Horário quinta, 18h30/20h
Datas 19 maio / 28 julho (10 aulas)
Feriado Corpo de Deus quinta, 16 junho 2022

Início do ano letivo 13 Setembro 2021
Fim do ano letivo 29 Julho
Inscrições abertas ao longo do ano letivo

Pausas Letivas
Férias do Natal 18 dezembro 2021 / 2 de janeiro 2022
Férias do Carnaval 28 fevereiro 2022 / 1 março 2022
Ferias da Páscoa 13 abril 2022 / 17 abril 2022

Feriados
Implantação da República terça, 5 outubro 2021
Dia de Todos os Santos segunda, 1 novembro 2021
Restauração da Independência quarta, 1 dezembro 2021
Dia da Imaculada Conceição quarta, 8 dezembro 2021
Natal sábado, 25 dezembro 2021
Dia de Ano Novo sábado, 1 janeiro 2022
Sexta-Feira Santa sexta, 15 abril 2022
Páscoa domingo, 17 abril 2022
Dia da Liberdade segunda, 25 abril 2022
Dia do Trabalhador domingo, 1 maio 2022
Dia de Portugal sexta, 10 junho 2022
Corpo de Deus quinta, 16 junho 2022

Mensalidade 100
Seguro Escolar 5,50

. A primeira mensalidade é paga juntamente com o seguro e a taxa de inscrição.
. Com o pagamento anual integral (1325,50) do curso no ato de inscrição, o aluno fica isento da taxa de inscrição.
. As mensalidades são pagas até ao dia 8 de cada mês. Após o dia 8 acresce 10% do valor da mensalidade.

 É obrigatória a utilização de máscara dentro das instalações da Base Escola de Arte e nos espaços comuns da EB 2/3 Manuel da Maia.

 É obrigatório desinfetar as mãos antes e depois de tocar em superfícies comuns como torneiras, interruptores ou puxadores usando, para esse efeito, o sabão azul e branco e os desinfetantes que se encontram em cada lavatório.

 Qualquer aluno que tenha os sintomas (febre, tosse ou dificuldade em respirar) ou tenha estado em contacto com alguém infetado com o vírus COVID 19 deve informar imediatamente o SNS através dos contactos abaixo e a direção Base Escola de Arte.

Medidas de prevenção recomendadas pelo Serviço Nacional de Saúde:

 Distanciamento social: manter distância de pelo menos um metro

 Evitar cumprimentos que impliquem contacto físico

 Etiqueta respiratória:
. tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir
. utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos
. deitar o lenço de papel no lixo
. lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir

 Reforçar as medidas de higiene:
. lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica
. evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias

Contactos SNS 24

Se tem sintomas deve:
 Ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24 e escolher a opção:
. 1 – se tem febre (temperatura ≥ 38.0ºC) ou tosse, e seguir as orientações dadas
. 2 – se apresentar outros sintomas sem ser febre ou tosse, e seguir as orientações dadas

 Evitar estar próximo de pessoas

Se não tem sintomas, mas esteve em contacto com alguém infetado:

 Deve contactar o SNS 24 através do 808 24 24 24 e escolher a opção 0 – ” Se não tem febre, nem tosse, nem qualquer outro sintoma, mas esteve perto de uma pessoa que tem COVID-19 ou que fez recentemente o teste” – e seguir as orientações que lhe são dadas.

Notas

 A Base Escola de Arte não se responsabiliza por qualquer situação de contágio que possa ocorrer.

 O seguro escolar apenas cobre acidentes pessoais ocorridos na escola e não doenças.