CURSO DE FOTOGRAFIA

A diferença entre um ”fotógrafo” e um “terrorista” pode, por vezes, ser confundida, porque ambos “matam” momentos, pessoas e ações, interrompendo um ciclo. É sobre esta interrupção (o que foi, é e/ou seria) que nos queremos debruçar, mais do que sobre as técnicas necessárias para a realizar. porque essas sempre mudaram com os tempos e a sua mutabilidade torna-as assim absolutamente secundárias.

O Curso de Fotografia tem a duração de cinco meses e destina-se a um publico interessado na prática, na história e filosofia relacionadas com a fotografia de autor e com o fotojornalismo, bem como, no desenvolvimento de um corpo de trabalho pessoal e autónomo.

Este Curso de fotografia tem como objectivo principal, a elaboração e criação de uma exposição final com os vários projectos de cada participante.

Através de técnicas base de representação por fotogramas e da fotografia digital, pretende-se promover a aprendizagem de práticas fotográficas que permitam uma melhor interpretação e análise de imagens como espelhos sociais.

Pretende-se ainda criar um entendimento histórico da utilização da imagem estática e do seu enquadramento na criação de um mundo paralelo que cessa a sua existência no momento em que é capturado, tendo como ponto de partida filosófico o ensaio sobre fotografia de Susan Sontag e de outros autores.

O Curso de Fotografia da BASE será lecionado em colaboração com o artista/fotógrafo/ensaísta Eric Lesdema, o criador e DOP Acácio de Almeida e o fotógrafo/videógrafo Khalik Allah e conta com a participação pontual de professores de outros núcleos da BASE, nomeadamente André Almeida e Sousa (Pintura), Pedro Miguel Arrifano (Filosofia), Maria Bragança Campilho e Patrícia Dias Mendes (Direito).

O curso será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.

 

 

Semana 1/2 (teórico)

Introdução á fotografia
História da fotografia
Introdução ao workbook

Professor convidado Pedro Miguel Arrifano

Carga Horária 6 horas semanais
Horário aulas presencias (segunda/quinta | 18h30/20h30) aula online (plataforma zoom | quarta | 18h30/20h30)
Datas 31 janeiro/11 fevereiro

Semana 3 (teórico/prático)

Fotojornalismo
Fotografia de autor
Inicio do workbook

Master Class Khalik Allah

Carga Horária 6 horas semanais
Horário aulas presencias (segunda/quinta | 18h30/20h30) aula online (plataforma zoom | quarta | 18h30/20h30)
Datas 14/24 fevereiro

Férias do Carnaval 28 fevereiro 2022 / 1 março 2022

Semana 4/5 (teórico/prático)

Fotografia analógica
Fotografia digital

Professor convidado André Almeida e Sousa

Carga Horária 6 horas semanais
Horário aulas presencias (segunda/quinta | 18h30/20h30) aula online (plataforma zoom | quarta | 18h30/20h30)
Datas 2/14 março

Semana 6/7 (teórico/prático)

Edição de imagem

Professoras convidadas Maria Bragança Campilho e Patrícia Dias Mendes

Carga Horária 6 horas semanais
Horário aulas presencias (segunda/quinta | 18h30/20h30) aula online (plataforma zoom | quarta | 18h30/20h30)
Datas 16/28 março

Semana 8/9 (prático/teórico)

Exercícios base
Signos & Significados

Master Class Acácio de Almeida

Carga Horária 6 horas semanais
Horário aulas presencias (segunda/quinta | 18h30/20h30) aula online (plataforma zoom | quarta | 18h30/20h30)
Datas 30 março / 4 abril

Semana 10/11 (teórico):

O passado e o futuro: discussões de grupo
Book Club

Carga Horária 6 horas semanais
Horário aulas presencias (segunda/quinta | 18h30/20h30) aula online (plataforma zoom | quarta | 18h30/20h30)
Datas 6/21 abril*

Ferias da Páscoa 13 abril 2022 / 17 abril 2022 

Seminário Intercalar Incluído (2 Semanas) apresentado e dirigido por Eric Lesdema

Semana 12 (teórico/práctico)

“Zona de Questões/Questionamento”
Desenvolvimento da linguagem visual
Métodos de Pesquisa
Capacidade Contextual
Habilidade de Avaliação

Carga Horária 10 horas semanais
Horário aulas online (plataforma zoom | segunda a quinta | 10h30/13h)
Datas 26/29 abril

Semana 13 (prático/teórico)

Métodos de Trabalho
Individualidade
O transporte da ocorrência
A voz

Carga Horária 10 horas semanais
Horário aulas online (plataforma zoom | segunda a quinta | 10h30/13h)
Datas 2/5 maio

Semana 14/15 (teórico/práctico)

“One-to-Ones”: a liberdade de concretizar

Carga Horária 6 horas semanais
Horário aulas presencias (segunda/quinta | 18h30/20h30) aula online (plataforma zoom | quarta | 18h30/20h30)
Datas 9/19 maio

 Semana 16/17 (prático)

Criar o produto final
Auto-Gestão + Disponibilidade = 8x Semana

Carga Horária 6 horas semanais
Horário aulas presencias (segunda/quinta | 18h30/20h30) aula online (plataforma zoom | quarta | 18h30/20h30)
Datas 23 maio / 2 junho

Semana 18/19 (prático)

Editar o resultado

Carga Horária 6 horas semanais
Horário aulas presencias (segunda/quinta | 18h30/20h30) aula online (plataforma zoom | quarta | 18h30/20h30)
Datas 6/16 junho

Semana 20/21 (prático/teórico)

Instalação e análise global

Carga Horária 6 horas semanais
Horário aulas presencias (segunda/quinta | 18h30/20h30) aula online (plataforma zoom | quarta | 18h30/20h30)
Datas 20/30 junho

O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala global.

Nesta disciplina visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. Estas visitas serão orientadas alternadamente pelos professores de Desenho e Pintura, Cerâmica, Mercados da Arte, História da Arte, Filosofia Teoria da Arte e Estética e Laboratório de Investigação.

Horário Quarta, 15h/18h

Professores Ana Natividade, André Almeida e Sousa, Carlos Ribeiro, Mariana Gomes, Miguel Meruje, Patrícia Sasportes e Pedro Arrifano

Coordenação

Diogo Price Galvão

Após frequentar a Escola de Artes António Arroio e formação inicial no Ar.co complementa a raiz técnica fotográfica no Cenjor onde adquire formação em fotojornalismo e ruma a Inglaterra devido a uma necessidade muito clara em aprofundar o entendimento da fotografia no mundo e o papel que poderia desempenhar, é efetivamente na Northbrook College onde adquire as principais ferramentas conceptuais e descobre a instalação como meio de expressão. É também neste período que inicia os primeiros passos no âmbito da formação ao criar um pequeno curso teórico na biblioteca local e a sua primeira exposição sobre “Marrocos: o agora”

Desenvolve após o curso trabalhos de assistência fotográfica com vários fotógrafos de moda bem como fotografia de dança e música.

Inicia em 2005 uma parceria com a Canon U.K. no departamento de marketing tornando-se responsável pela formação e imagem da marca no sul de Inglaterra e depois por todo o Reino Unido. Decide em 2009 voltar a Portugal e continua as suas atividades na área da fotografia, estratégia e promoção. Em 2013 inicia um percurso freelance em várias áreas nomeadamente turismo, promoção e cultura.

É desde 2018 formador certificado pelo IEFP.

Seminário

Eric Lesdema

Recebeu o prémio UN Nikon World Prize for Photography em 1997 pelo seu trabalho inaugural “Fortunes of War” recentemente re-editado.

O trabalho captura momentos por acontecer invertendo em certa medida o “papel” atribuido à fotografia documental um método que intitulou “Ant-Optic”.

Libertando a sua forma prática da fotografia objetiva ele extrai o empírico do cientifico criando uma roda viva do módus operandi do século XXI em torno da cognição e perceção visual, quebrando barreiras tradicionais entre fotografia e instalação, arte e oficio, estética e utilidade.

Leciona no Reino Unido e internacionalmente e o seu trabalho é mantido em várias coleções.

Produz não só fotografia mas também filme, instalações e textos para várias instituições nomeadamente a Photoworks em conjunto com vários outros teóricos, artistas, neurocientistas, sociólogos, matemáticos e psicólogos.

Master-Class (convidados)

Acácio de Almeida

Depois de frequentar o liceu em Viseu, Acácio de Almeida vem para Lisboa em 1959. Inicia-se com familiares a sonorizar filmes amadores em película de 9,5 mm. É aqui que a imagem o atrai e o desperta para o cinema. Frequenta o curso de cinema no Centro Universitário de Lisboa para depois encetar uma carreira como assistente de imagem. 

Depois de ter assumido a carreira de director de fotografia que iniciou na longa metragem de António de Macedo “7 Balas para Selma”, foi bolseiro em 1977 da Fundação Calouste Gulbekian em Paris. Aí teve a oportunidade de estagiar com um mestre da fotografia cinematográfica Nestor Almendros. 

Acácio de Almeida foi fundador do Centro Português de Cinema em 1970 e da Cooperativa Grupo Zero após o 25 de Abril de 1974.  Foi um dos fundadores da produtora Inforfilmes, em 1987. É Sócio Honorário da AIP Cinema.

Khalik Allah

É um fotografo e realizador baseado em Nova York que practica Ministério com a Camera mantendo o seu olhar tão aberto como o seu coração.

O trabalho resultante é intitulado de “ópera de rua” e notado pela sua beleza visceral e humanismo.

Após uma série de curtas onde reflete acerca de amizades, Allah avançou na sua arte para realizar o documentário “Field Niggas” em 2015, completamente filmado à noite na esquina da Rua 125 e a Avenida Lexington no Harlem. Este ”espaço” serviu também para o seu essay “Souls Against the Concrete” publicado em 2017.

É um membro da Agencia Magnum desde 2020.

Professores da BASE

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Função Direção e Coordenação pedagógica; Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e Pintura, Mini Cursos de Desenho e Pintura e Lugares da Arte. Tutor nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

MARIA BRAGANÇA CAMPILHO
. Nota biográfica Lisboa, 1976. Licenciatura Direito na Universidade Católica Portuguesa, 1999. LL.M. (Master of Law) Propriedade Intelectual, na Queen Mary, University of London, 2008.
As suas áreas de atuação preferidas são a Propriedade Intelectual (direito de autor e marcas), Proteção de dados, E-commerce e Direito do Consumo. Trabalhou em vários escritórios de advogados e em gabinetes de agentes da propriedade intelectual. Atualmente exerce em prática individual e colabora com outros escritórios. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Consultoria Jurídica. Leciona Práticas Profissionais para Artistas.

PATRÍCIA DIAS MENDES
. Nota biográfica Advogada na PLMJ, Sociedade de Advogados, de 1998 até final de 2020. Nesse âmbito, assumiu igualmente o cargo de Diretora-Geral da Fundação PLMJ.
Actualmente, exerce advocacia primordialmente nas áreas de Corporate, Direito Comercial e Civil e M&A, Direito Imobiliário, Direito da Economia Social, Direito da Cultura, com especial enfoque em Direito da Arte, Filantropia e Private Clients e Direito da Comunicação Social. 
. Função Consultoria jurídica; Leciona Mercados da Arte.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.
. Função Leciona Filosofia, Teoria da Arte e Estética: Séc. XIX/XXFilosofia, Teoria da Arte e Estética Contemporânea e Lugares da Arte.

Aulas presencias segunda/quinta | 18h30/20h30

Aula online plataforma zoom | quarta | 18h30/20h30

Lugares da Arte quartas 15h/18h

Início do curso 31 janeiro
Fim do curso 30 junho
Inscrições abertas ao longo do curso

Pausas Letivas
Férias do Carnaval 28 fevereiro 2022 / 1 março 2022
Ferias da Páscoa 13 abril 2022 / 17 abril 2022

Feriados
Dia da Liberdade segunda, 25 abril 2022
Corpo de Deus quinta, 16 junho 2022

Propina única 1250,00 (inclui seguro escolar)

A Base não efetua devoluções da propina salvo se cancelar os respetivos cursos.

 

 É obrigatória a utilização de máscara dentro das instalações da Base Escola de Arte e nos espaços comuns da EB 2/3 Manuel da Maia.

 É obrigatório desinfetar as mãos antes e depois de tocar em superfícies comuns como torneiras, interruptores ou puxadores usando, para esse efeito, o sabão azul e branco e os desinfetantes que se encontram em cada lavatório.

 Qualquer aluno que tenha os sintomas (febre, tosse ou dificuldade em respirar) ou tenha estado em contacto com alguém infetado com o vírus COVID 19 deve informar imediatamente o SNS através dos contactos abaixo e a direção Base Escola de Arte.

Medidas de prevenção recomendadas pelo Serviço Nacional de Saúde:

 Distanciamento social: manter distância de pelo menos um metro

 Evitar cumprimentos que impliquem contacto físico

 Etiqueta respiratória:
. tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir
. utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos
. deitar o lenço de papel no lixo
. lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir

 Reforçar as medidas de higiene:
. lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica
. evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias

Contactos SNS 24

Se tem sintomas deve:
 Ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24 e escolher a opção:
. 1 – se tem febre (temperatura ≥ 38.0ºC) ou tosse, e seguir as orientações dadas
. 2 – se apresentar outros sintomas sem ser febre ou tosse, e seguir as orientações dadas

 Evitar estar próximo de pessoas

Se não tem sintomas, mas esteve em contacto com alguém infetado:

 Deve contactar o SNS 24 através do 808 24 24 24 e escolher a opção 0 – ” Se não tem febre, nem tosse, nem qualquer outro sintoma, mas esteve perto de uma pessoa que tem COVID-19 ou que fez recentemente o teste” – e seguir as orientações que lhe são dadas.

Notas

 A Base Escola de Arte não se responsabiliza por qualquer situação de contágio que possa ocorrer.

 O seguro escolar apenas cobre acidentes pessoais ocorridos na escola e não doenças.