MERCADOS DA ARTE

Os Mercados da Arte definem-se, numa dada perspetiva, como um conjunto de ecossistemas interligados entre si que visam proporcionar um encontro entre a oferta e a procura do bem cultural. Por vezes, apresentam contornos similares a outros mercados, mas assumem caraterísticas distintivas que os autonomizam face aos demais. A evolução histórica dos mercados da arte é ilustrativa da existência de diversificados ilícitos disruptivos dos mercados de arte (decorrentes dos denominados mercados cinzentos e negros), os quais, inevitavelmente, suscitam alterações mais ou menos significativas nestes mercados.

Os mencionados ecossistemas dos mercados da arte decompõem-se em subsistemas, onde operam diversos agentes e instituições (mais ou menos) especializados e onde, teoricamente, cada objeto artístico é sujeito a métodos de valorização e legitimação próprios.

Pretende-se proporcionar uma abordagem de cada um destes ecossistemas e subsistemas dos mercados da arte, tendo como ponto de partida o período histórico correspondente e que melhor define as suas origens e evoluções. Esta será a metodologia principal que servirá de mote para uma sistematização global do entendimento dos mercados da arte.

Este curso destina-se a todos aqueles que queiram aprofundar e sistematizar o seu conhecimento acerca dos mercados da arte nacionais, internacionais e digitais. e será lecionado online, através da plataforma zoom.

Aula 1. Propriedade Intelectual e a obra de arte como Bem Cultural
. Compreensão dos contratos na indústria artística
. Direito de Autor: Questões essenciais
. Circulação e Valorização da obra de arte como Bem Cultural
Horário: Quinta, 23 Novembro, 18h30/20h

Aula 2. O meio artístico Contemporâneo
. O meio artístico: estrutura das vertentes cultural e comercial
. Convenções e Cânones: Os Mundos da Arte – Arthur C. Danto
. Os cânones Ocidental, Africano, Chinês e Oriental
Horário: Quinta, 30 Novembro, 18h30/20h

Aula 3. Os valores da Arte: intervenientes e instituições locais, regionais e globais
. Valor artístico
. Valor cultural
. Valor comercial
. Valor político
Horário: Quinta, 7 Dezembro, 18h30/20h

Aulas 4|5. História dos Mercados da Arte Portugueses: da Academia à Contemporaneidade
. A Dinastia de Bragança
. A Primeira República
. Estado-Novo
. A Terceira República
. Arte e Política: as cidades do futuro
Horário: Quinta, 14 Dezembro e 4 Janeiro, 18h30/20h

Aula 6. NFTs e Inteligência Artificial
. NFTs
. Produção, promoção, fruição digital dos bens artísticos
. Sustentabilidade, descentralização, globalização
Horário: Quinta, 11 Janeiro, 18h30/20h

Aula 7. Ilícitos Criminais
. Roubo / furto de bens artísticos
. Falsificação de objetos artísticos
. Tráfico e contrabando de obras de arte e artefatos culturais
. Dano ou vandalismo
Horário: Quinta, 18 Janeiro, 18h30/20h

O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala regional e global.

Neste programa visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. Estas visitas serão orientadas alternadamente pelos membros que compõem o corpo docente da BASE.

Horário Mensal, Segunda, 15h/18h

PATRÍCIA DIAS MENDES
. Nota biográfica Advogada na PLMJ, Sociedade de Advogados, de 1998 até final de 2020. Nesse âmbito, assumiu igualmente o cargo de Diretora-Geral da Fundação PLMJ.
Actualmente, exerce advocacia primordialmente nas áreas de Corporate, Direito Comercial e Civil e M&A, Direito Imobiliário, Direito da Economia Social, Direito da Cultura, com especial enfoque em Direito da Arte, Filantropia e Private Clients e Direito da Comunicação Social.
. Função Conselho de Fundadores da BASE. Consultoria jurídica; Leciona Mercados da Arte e Práticas Profissionais para Artistas.

PATRÍCIA SASPORTES
. Nota biográfica Lisboa, 1988. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa em 2011. Frequentou o Mestrado em Mercados da Arte, ISCTE. Atualmente é doutoranda em História da Arte Contemporânea, FSCH-UNL. Co-fundadora da escola de arte Mart em 2013, da qual foi diretora até ao seu encerramento em 2021. Fundou a Base Escola de Arte em 2021 com André Almeida e Sousa com quem partilha as funções de direção e coordenação pedagógica.
. Função Direção e Coordenação pedagógica; Leciona Mercados da Arte e Práticas Profissionais para Artistas. Tutora nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

Quintas, 18h30/20h

9 Novembro a 14 Dezembro