RESIDÊNCIA ARTÍSTICA 1.0

A Residência Artística 1.0 tem a duração de dois anos letivos e destina-se a um público interessado no desenvolvimento formal, teórico, técnico e profissional da prática artística. A frequência deste programa pode ser presencial ou online (sem atelier / cursos e acompanhamento tutorial através da plataforma zoom).

O programa do ano I inclui Atelier, Acompanhamento Tutorial, Cursos Teóricos (História da Arte; Filosofia, Teoria da Arte e Estética; Mercados da Arte), Cursos Práticos (Laboratório de Investigação e Lugares da Arte) e Cursos Técnicos (Práticas Profissionais para Artistas), bem como, a participação em projetos expositivos coletivos, com os open studios de Inverno e Verão, ou a exposição de final de ano no Pavilhão 31. 

O ano I tem como objetivos o desenvolvimento do processo e trabalho autoral de cada participante e das suas capacidades criticas em relação ao meio artístico contemporâneo local, global e digital.

Na frequência do ano II fomenta-se uma maior autonomia dos artistas residentes, o aprofundamento do seu trabalho autoral, capacidade de organização e o desenvolvimento de valências profissionais que permitam a cada participante compreender o meio artístico e os vários mercados da arte.

O ano II inclui  inclui inclui Atelier, Acompanhamento Tutorial, Cursos Teóricos (História da Arte; Filosofia, Teoria da Arte e Estética; Mercados da Arte), Cursos Práticos (Laboratório de Investigação e Lugares da Arte) e Cursos Técnicos (Práticas Profissionais para Artistas), e centra-se na realização de um trabalho de investigação teórico-prático, bem como, a participação em projetos expositivos coletivos, com os open studios de Inverno e Verão, ou a exposição de final de ano no Pavilhão 31. e centra-se na realização de um trabalho de investigação teórico-prático.

As disciplinas teóricas, assim como, as tutorias online são lecionadas online através da plataforma google meetings. Os artistas residentes têm ainda a possibilidade de desenvolver projetos nas Oficinas de Escultura em Madeira, Cerâmica e Serigrafia mediante disponibilidade das mesmas.

Programa com uma forte componente experimental, no qual artistas convidados lançam desafios teóricos ou práticos adaptados a cada artista residente e acompanham o desenvolvimento da investigação consequente com o objetivo de promover uma linguagem própria, assim como um corpo de trabalho autónomo. O Laboratório de Investigação é composto por onze programas independentes, sendo cada um orientado por um artista convidado, onde em cada sessão se fomenta a partilha de ideias, discussões e colaborações entre o coletivo de artistas residentes da BASE. No final do Laboratório de Investigação, os resultados dos vários projetos realizados serão expostos numa exposição coletiva, a qual será realizada num espaço a definir.

Laboratório de Investigação 1.0
Horário quintas, 3, 10, 17 outubro 2024 | 15h/18h
Professora Flávia Germano Barra
. Nota biográfica Flávia Germano Barra Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Laboratório de Investigação 2.0
Horário segundas, 21 e 28 outubro e 4 novembro | 15h/18h
Professor Hugo Bernardo
. Nota biográfica Hugo Bernardo (1988) Nasceu, vive e trabalha em Lisboa (PT). Estudou Pintura e Desenho no Ar.Co (Centro Arte e Comunicação Visual) onde também lecciona. Concluiu a sua investigação no Mestrado da Faculdade de Belas Artes (Universidade Lisboa). Expõe regularmente desde 2010 com diversas exposições, projectos, prémios e residências. O seu trabalho encontra-se representado em múltiplas colecções particulares. A sua obra como ficção imersiva, antropologia ou indagação, reporta a uma essência mítica da memória enquanto origem imanente das imagens.

Laboratório de Investigação 3.0
Horário quintas, 14, 21, 28 novembro e 5 dezembro 2024 | 15h/18h
Professor Sandrine Llouquet
. Nota biográfica Sandrine Llouquet é uma artista plástica franco-vietnamita, nasceu em 1975. Licenciou-se em Belas Artes em 1999 na Escola de Belas Artes de Nice (França). O seu trabalho foi exposto na Ásia, Europa e EUA, incluindo a Bienal Artfem (Macau), a Bienal de Singapura, a Bienal de Shenzhen, Kenpoku Art (Ibaraki), Ke Art Center (Xangai), ARKO (Seul), VCCA (Hanói), Palais de Tokyo (Paris), 52ª Bienal de Veneza Collateral Prog, Le Point Commun (Annecy), Yerba Buena Center for the Arts (São Francisco), The Mistake Room (Los Angeles)… Paralelamente, desenvolveu actividades culturais em França e depois no Vietname, para onde se mudou em 2005. Foi co-fundadora do espaço dirigido por artistas “Atelier Wonderful” e do coletivo “Mogas Station”. De 2016 a 2019, dirigiu o museu “Salon Saigon” na cidade de Ho Chi Minh. Mudou-se para Lisboa em 2019, onde passou um primeiro ano a realizar pesquisas sobre Azulejos e mosaicos vietnamitas com o apoio da Fundação Oriente. Em 2021, lançou “O Gabinete de Madame Thao”, um espaço artístico híbrido em Lisboa.

Laboratório de Investigação 4.0
Horário quintas, 12, 19 dezembro, 2, 9 Janeiro 2024 | 15h/18h
Professor a anunciar
. Nota biográfica 

Laboratório de Investigação 5.0
Horário quintas, 16, 23, 30 janeiro, 6 fevereiro | 15h/18h
Professor a anunciar
. Nota biográfica 

Laboratório de Investigação 6.0
Horário quintas, 13, 20, 27 fevereiro, 6 março | 15h/18h
Professor 
. Nota biográfica 

Laboratório de Investigação 7.0
Horário quintas, 13, 20, 27 março, 3 abril | 15h/18h
Professor Francisca Carvalho
. Nota biográfica Coimbra,1981. Vive e trabalha em Lisboa. Curso Avançado de Artes Plásticas no Ar.Co, de Filosofia na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Artes Visuais na Maryland Institute College of Arts ao abrigo da bolsa Fundação Carmona e Costa/Fulbright e de Artes Visuais do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Expõe regularmente desde 2005. Tem desenvolvido o seu trabalho nas áreas de desenho e pintura. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Laboratório de Investigação 8.0
Horário quintas, 10, 24, 30 abril, 8 maio | 15h/18h
Professor a anunciar
. Nota biográfica 

Laboratório de Investigação 9.0
Horário quartas e quintas, 15, 22, 29 maio, 5 junho| 15h/18h
Professor a anunciar
. Nota biográfica 

Laboratório de Investigação 10.0
Horário quartas e quintas, 11, 18, 26 junho, 3 julho | 15h/18h
Professor a anunciar
. Nota biográfica 

Laboratório de Investigação 11.0
Horário quintas, 10, 17, 24, 31 | 15h/18h
Professor André Almeida e Sousa
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

Os Mercados da Arte definem-se, numa dada perspectiva, como um conjunto de ecossistemas interligados entre si que visam proporcionar um encontro entre a oferta e a procura do bem cultural. Por vezes, apresentam contornos similares a outros mercados, mas assumem caraterísticas distintivas que os autonomizam face aos demais. A evolução histórica dos mercados da arte é ilustrativa da existência de diversificados ilícitos disruptivos dos mercados de arte (decorrentes dos denominados mercados cinzentos e negros), os quais, inevitavelmente, suscitam alterações mais ou menos significativas nestes mercados.

Os mencionados ecossistemas dos mercados da arte decompõem-se em subsistemas, onde operam diversos agentes e instituições (mais ou menos) especializados e onde, teoricamente, cada objeto artístico é sujeito a métodos de valorização e legitimação próprios.

Pretende-se proporcionar uma abordagem de cada um destes ecossistemas e subsistemas dos mercados da arte, tendo como ponto de partida o período histórico correspondente e que melhor define as suas origens e evoluções. Esta será a metodologia principal que servirá de mote para uma sistematização global do entendimento dos mercados da arte.

Programa

Aula 1. Propriedade Intelectual e a obra de arte como Bem Cultural
. Compreensão dos contratos na indústria artística
. Direito de Autor: Questões essenciais
. Circulação e Valorização da obra de arte como Bem Cultural
Horário: a anunciar

Aula 2. O meio artístico Contemporâneo
. O meio artístico: estrutura das vertentes cultural e comercial
. Convenções e Cânones: Os Mundos da Arte – Arthur C. Danto
. Os cânones Ocidental, Africano, Chinês e Oriental
Horário: a anunciar

Aula 3. Os valores da Arte: intervenientes e instituições locais, regionais e globais
. Valor artístico
. Valor cultural
. Valor comercial
. Valor político
Horário: a anunciar

Aulas 4|5. História dos Mercados da Arte Portugueses: da Academia à Contemporaneidade
. A Dinastia de Bragança
. A Primeira República
. Estado Novo
. A Terceira República
Horário: a anunciar

Aula 6. Ilícitos Criminais
. Roubo / furto de bens artísticos
. Falsificação de objetos artísticos
. Tráfico e contrabando de obras de arte e artefatos culturais
. Dano ou vandalismo
Horário: a anunciar

Professoras Patrícia Dias Mendes, Patrícia Sasportes

Patrícia Dias Mendes
. Nota biográfica Advogada na PLMJ, Sociedade de Advogados, de 1998 até final de 2020. Nesse âmbito, assumiu igualmente o cargo de Diretora-Geral da Fundação PLMJ.
Atualmente, exerce advocacia primordialmente nas áreas de Corporate, Direito Comercial e Civil e M&A, Direito Imobiliário, Direito da Economia Social, Direito da Cultura, com especial enfoque em Direito da Arte, Filantropia e Private Clients e Direito da Comunicação Social. 

Patrícia Sasportes
. Nota biográfica Lisboa, 1988. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa em 2011. Frequentou o Mestrado em Mercados da Arte, ISCTE. Atualmente é doutoranda em História da Arte Contemporânea, FSCH-UNL. Cofundadora da escola de arte Mart em 2013, da qual foi diretora até ao seu encerramento em 2021. Fundou a Base Escola de Arte em 2021 com André Almeida e Sousa com quem partilha as funções de direção e coordenação pedagógica.

No contexto contemporâneo, as inovações profissionais, tecnológicas, culturais, sociais e políticas estão a ampliar as oportunidades de valorização artística, cultural e comercial, as quais são fundamentais para o progresso da carreira artística. Com base nestes pressupostos e partindo da premissa da prática artística contemporânea, que se foca na autoria, assim como nas estruturas que sustentam o meio artístico, o curso irá explorar algumas práticas profissionais essenciais para a organização, marketing e comunicação na carreira artística.

Atualmente, é notável o impacto das inovações profissionais, tecnológicas, culturais, sociais e políticas que têm vindo a reconfigurar o cenário artístico, proporcionando uma ampliação das oportunidades para a valorização artística, cultural e comercial. Essas oportunidades são fundamentais para o progresso da carreira artística, tornando imprescindível o desenvolvimento de competências específicas que permitam aos artistas navegar com sucesso nesse ambiente em constante evolução.

Nesse sentido, o curso “Práticas Profissionais para Artistas” tem como objetivo explorar e capacitar os artistas nas mais relevantes práticas profissionais que se alinham com a natureza da criação artística contemporânea. Com foco na autoria e nas estruturas que sustentam o meio artístico, este programa proporcionará um entendimento aprofundado sobre os processos organizacionais, estratégias de marketing e técnicas de comunicação essenciais para a gestão eficaz da carreira artística.

Compreender as dinâmicas do mercado artístico e as novas possibilidades proporcionadas pelas tecnologias emergentes é essencial para maximizar o alcance e a projeção do trabalho artístico numa sociedade cada vez mais digitalizada e globalizada. Assim sendo, aconselha-se a frequência deste programa em conjunto com o programa teórico Mercados da Arte.

Programa 

Aula 1. Objetivos e Rotinas
Organização do trabalho artístico: desenvolvimento de rotinas e estratégias eficazes para gerir o trabalho artístico.
Plano de Negócios: criação de um plano estratégico para orientar a carreira artística, incluindo definição de metas, identificação de oportunidades e gestão financeira.
Plano de Marketing: compreensão das estratégias de marketing para promover o trabalho artístico e alcançar o público-alvo.
Plano de Comunicação: desenvolvimento de habilidades de comunicação eficazes para interagir com o público, clientes e parceiros.
Horário: a anunciar

Aula 2. Portefólio
. Seleção e apresentação do trabalho para candidatura a prémios, residências artísticas e concursos.
Horário: a anunciar

Aula 3. Site
. Estrutura: planeamento da estrutura de um site artístico, incluindo a seleção e organização de conteúdos relevantes.
. Construção: orientação prática na criação e manutenção de um site artístico profissional em wordpress.
Horário: a anunciar

Aula 4. Redes Sociais
. Exploração das diferentes plataformas de redes sociais e compreensão das melhores práticas para promover o trabalho artístico nessas plataformas.
. Criação de uma estratégia de gestão de redes sociais e orientação sobre como envolver o público e aumentar a visibilidade do trabalho artístico.
Horário: a anunciar

Aula 5. Propriedade Intelectual e a obra de arte como Bem Cultural
. Compreensão dos contratos na indústria artística
. Direito de Autor: Questões essenciais
. Circulação e Valorização da obra de arte como Bem Cultural
Horário: a anunciar

Aula 6. Peer Review
. Troca construtiva de feedback e ideias, com vista a melhorar as práticas profissionais de cada artista.
. Revisão do o trabalho uns dos outros, incluindo os seus websites, portefólios e estratégias que foram definidas ao longo do curso.
Horário: a anunciar

Professoras Patrícia Dias Mendes, Patrícia Sasportes

Patrícia Dias Mendes
. Nota biográfica Advogada na PLMJ, Sociedade de Advogados, de 1998 até final de 2020. Nesse âmbito, assumiu igualmente o cargo de Diretora-Geral da Fundação PLMJ.
Actualmente, exerce advocacia primordialmente nas áreas de Corporate, Direito Comercial e Civil e M&A, Direito Imobiliário, Direito da Economia Social, Direito da Cultura, com especial enfoque em Direito da Arte, Filantropia e Private Clients e Direito da Comunicação Social. 

Patrícia Sasportes
. Nota biográfica Lisboa, 1988. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa em 2011. Frequentou o Mestrado em Mercados da Arte, ISCTE. Atualmente é doutoranda em História da Arte Contemporânea, FSCH-UNL. Co-fundadora da escola de arte Mart em 2013, da qual foi diretora até ao seu encerramento em 2021. Fundou a Base Escola de Arte em 2021 com André Almeida e Sousa com quem partilha as funções de direção e coordenação pedagógica.

A Estética e a Teoria da arte são disciplinas centrais para as artes e humanidades. Ao abordarem questões filosóficas do mundo contemporâneo sobre uma ampla gama de formas de arte e ao examinarem, entre outros, conceitos como o de experiência estética, o de valor artístico, o de cultura, o de beleza, o de emoção, o de criatividade, o de imaginação, ambas remetem para os fundamentos da nossa humanidade comum.

Na esteira de fenómenos mundiais como a descolonização, o neoliberalismo, os processos de globalização e a internet, a História e a Teoria da arte começam a ter novas abordagens no estudo da arte em todo o mundo. Esta esta disciplina irá dedicar-se à temática do Mundo Contemporâneo globalizado, visando oferecer informações valiosas sobre a sociedade atual através da sua combinação única de perspetivas históricas, debates e análises voltadas para o futuro.

A Arte Contemporânea em particular tem sido considerada uma condição do “global”, já que o mapa do mundo da arte inclui locais antes considerados periféricos para a geografia do cânone histórico da arte. O momento em que se vive encerra múltiplos desafios em metodologias críticas, muitas vezes necessitando de leituras históricas e culturalmente específicas ao negociar paradigmas discursivos do que tem sido um corpo de teoria e crítica da arte engendrado em grande parte pelo mundo ocidental.

Assim sendo, e seguindo a linha iniciada anteriormente, iremos desenvolver os tópicos anteriormente abordados, a saber: teorias da “era da informação” e da “sociedade em rede”; novas geografias culturais articuladas por meio de tecnologias de informação globais; a Internet como espaço tecnológico de política global, no qual operam questões identitárias; mercados online emergentes considerados da perspetiva do produtor e consumidor.

Este curso será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.

Horário a anunciar

Professor Pedro Miguel Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

Programa

A Estética Filosófica

A Estética Empirista

A Estética Psicológica

A Estética Historicista e a Sociológica

A Estética Fenomenológica

Teoria Platónica da Beleza: O Banquete e o Hípias Maior de Platão

Teoria Aristotélica da Beleza: A poética de Aristóteles

Teoria Kantiana da Beleza

A Beleza Segundo a Estética Idealista Alemã

Teoria Hegeliana da Beleza

O Trágico /O Dramático/ o Cómico

Teoria do Sublime

O Feio na Arte

A Arte e a Moral

Ofício, Técnica e Forma, na Arte

A Teoria do Jogo: Schiller

As Teorias semióticas da arte: Charles Sanders Pierce, Ferdinand de Saussure, A Escola Gestalt, Umberto Eco.

James Joyce – Retrato do Artista Quando Jovem

Thomas Mann – Morte em Veneza

O neo-marxismo na arte: Lukács, Walter Benjamin e Adorno

O que é o Pós-modernismo?

O que é um autor? De Michel Foucault 

O que é um Dispositivo? Deleuze e Foucault

O absurdo da arte e a arte do absurdo

À espera de Godot-Samuel Beckett

Seis personagens à procura de um autor. Pirandello-“A arte que se discute a si própria: quem consegue representar melhor a vida de uma personagem do que ela própria?”.

A Estética do Fim de século:
Vattimo e a estética da existência
Arthur C. Danto e o fim da arte
Dickie: A arte como Instituição
Gadamer: As bases antropológicas da experiência estética

O apelo da popularidade, da ideologia e da teoria: a objetificação da arte e o protesto fracassado do sujeito: a década de 70.

A Identidade em conflito, o eu e a sociedade: a década de 80

A busca pela autenticidade e a revolta contra a pseudo-arte conceptual: a década de 90

A alternativa à arte do entretenimento: uma arte que não procura cair nas boas graças do espetáculo e que se preocupa mais em ser reflexiva do que facilmente provocativa.

Homo spectator: Se o espectador nascente for o próprio homem, a morte do espectador será a morte da humanidade. É a barbárie que ameaça um mundo sem espectador. (Mondzain, Marie-José. Homo Spectator. 2007. Trad. Luís Lima. Lisboa: Orfeu Negro, 2015)

“A privação é como um rosto” do livro O homem sem conteúdo, do pensador italiano Giorgio Agamben: uma análise da situação da arte contemporânea a partir do contexto de “crise da obra de arte”.

O curso de História da Arte oferece uma perspectiva transnacional e que analisa a evolução da arte ao longo dos séculos, com uma metodologia abrangente e fresca, tendo em conta os seus antecedentes e as linguagens actuais. Das inovações técnicas que levam ao bem-pintar influenciado pelo classicismo, até aos alfabetos visuais que compõem as novas vanguardas da arte imersiva, o ciclo de estudos de História da Arte foca-se num método de análise das manifestações artísticas que promove ligações entre as artes visuais e os materiais de suporte da literatura, do teatro e da música, num entrosamento constante entre cultura, arte e mercado.

Com a intenção de pensar numa cena artística à escala global, traremos visibilidade à contemporaneidade recorrendo a exemplos visuais e teóricos, mas sem descurar o passado que nos trouxe até à actualidade. Da introdução ao modernismo à problematização do espectador e da audiência dentro das galerias Cubo Branco, a produção artística invocada é multi, intra e transdisciplinar, um território que serve de pretexto para lidarmos com a observação e receção para caracterizar, refletir e promover a filosofia da arte por trás das obras interpretadas, reforçando o aluno de uma atitude crítica, que os torne parte do diálogo artístico, enquanto parte ativa da sua estrutura.

Estabelecidas as bases históricas, irá ser feita uma ponte constante para o culminar das inovações artísticas para o nosso olhar actual, pelo que também se visa expandir o campo de estudos para outras perspetivas que se impõe pela sua força e representação. Para além de outros quadrantes geográficos que ficam fora dos estudos clássicos da arte, também os meios e ferramentas artísticas serão diversos, como o programa do curso de História da Arte mapeia.

Este curso será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.

Horário Terças, 18h30/20h

Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Programa
A Paisagem Apocalíptica
Romantismo na Europa e os Sonhos em Tela
Sublime Memória da Aura
A Luz em Viagem
Impressões e Imitações das Emoções
O Nevoeiro e o Desaparecimento
O Espelho e a Verdade
A Origem da Pintura e a Reprodução
Pre-História do Nosso Moderno
Da Paisagem Exterior Para A Nova Paisagem Interior da Humanidade
A Perversão Surrealista e o Pesadelo no Pensamento

O Quadrado Negro e os Monocromáticos
O Fim da Arte Sem Forma
Suprematismo do De Stijl e Cor da Bauhaus
Sobre o Minimalismo
As Ruas e a Pop Art
O Espectador
Arte Conceptual
Cubo Branco e Caixas de Vidro
Invisibilidades e Visões do Vazio
Da Video Art à Land Art
Arte Imersiva
A Forma Artística: Do Vazio Mínimo à Luz Total

Periferias e Outras Perspectivas
O Corpo nas Vanguardas – o Todo, o Fragmento e Formas Disformes
Fotografia como Arte
Arte Portuguesa e o Modernismo Português
O Sistema da Black Mountain School
O Zero — Tradução e Prática
Arte no Feminino
Arte e Arquitectura
Séries e Repetições
Graffiti e Street Art
Nova Iorque vs Los Angeles
Arte Digital

O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala regional e global.

Neste programa visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. Estas visitas serão orientadas alternadamente pelos membros que compõem o corpo docente da BASE.

Horário Mensal, Quarta, 15h/18h

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

FRANCISCA CARVALHO
. Nota biográfica Coimbra,1981. Vive e trabalha em Lisboa. Curso Avançado de Artes Plásticas no Ar.Co, de Filosofia na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Artes Visuais na Maryland Institute College of Arts ao abrigo da bolsa Fundação Carmona e Costa/Fulbright e de Artes Visuais do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Expõe regularmente desde 2005. Tem desenvolvido o seu trabalho nas áreas de desenho e pintura. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

HUGO BERNARDO
. Nota biográfica Hugo Bernardo (1988) Nasceu, vive e trabalha em Lisboa (PT). Estudou Pintura e Desenho no Ar.Co (Centro Arte e Comunicação Visual) onde também lecciona. Concluiu a sua investigação no Mestrado da Faculdade de Belas Artes (Universidade Lisboa). Expõe regularmente desde 2010 com diversas exposições, projectos, prémios e residências. O seu trabalho encontra-se representado em múltiplas colecções particulares. A sua obra como ficção imersiva, antropologia ou indagação, reporta a uma essência mítica da memória enquanto origem imanente das imagens.

 MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

PATRÍCIA SASPORTES
. Nota biográfica Lisboa, 1988. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa em 2011. Frequentou o Mestrado em Mercados da Arte, ISCTE. Atualmente é doutoranda em História da Arte Contemporânea, FSCH-UNL. Co-fundadora da escola de arte Mart em 2013, da qual foi diretora até ao seu encerramento em 2021. Fundou a Base Escola de Arte em 2021 com André Almeida e Sousa com quem partilha as funções de direção e coordenação pedagógica.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

SANDRINE LLOUQUET
. Nota biográfica Sandrine Llouquet é uma artista plástica franco-vietnamita, nasceu em 1975. Licenciou-se em Belas Artes em 1999 na Escola de Belas Artes de Nice (França). O seu trabalho foi exposto na Ásia, Europa e EUA, incluindo a Bienal Artfem (Macau), a Bienal de Singapura, a Bienal de Shenzhen, Kenpoku Art (Ibaraki), Ke Art Center (Xangai), ARKO (Seul), VCCA (Hanói), Palais de Tokyo (Paris), 52ª Bienal de Veneza Collateral Prog, Le Point Commun (Annecy), Yerba Buena Center for the Arts (São Francisco), The Mistake Room (Los Angeles)… Paralelamente, desenvolveu actividades culturais em França e depois no Vietname, para onde se mudou em 2005. Foi co-fundadora do espaço dirigido por artistas “Atelier Wonderful” e do coletivo “Mogas Station”. De 2016 a 2019, dirigiu o museu “Salon Saigon” na cidade de Ho Chi Minh. Mudou-se para Lisboa em 2019, onde passou um primeiro ano a realizar pesquisas sobre Azulejos e mosaicos vietnamitas com o apoio da Fundação Oriente. Em 2021, lançou “O Gabinete de Madame Thao”, um espaço artístico híbrido em Lisboa.

Atelier acesso livre 24h / 7 dias por semana

Laboratório de Investigação
quintas, 15h/18h

Filosofia, Teoria da Arte e Estética
A anunciar

História da Arte
Terças, 18h30/20h

Mercados da Arte
A anunciar

Práticas Profissionais para Artistas
A anunciar

ANO LETIVO 2024/2025
Início do ano letivo 30 setembro 2024
Término do ano letivo 31 julho 2025

PAUSAS LECTIVAS
Férias do Natal 20 dezembro 2024 a 1 janeiro 2025
Férias do Carnaval 28 fevereiro 2025 a 4 março 2025
Férias da Páscoa 15 abril 2025 a 23 abril 2025

FERIADOS
Implantação da República sábado, 5 outubro 2024
Dia de Todos os Santos sexta, 1 novembro 2024
Restauração da Independência domingo, 1 dezembro 2024
Dia da Imaculada Conceição domingo, 8 dezembro 2024
Natal quarta, 25 dezembro 2024
Véspera de Ano Novo terça, 31 dezembro 2024
Ano Novo quarta, 1 Janeiro 2025
Carnaval terça, 4 março 2025
Sexta-Feira Santa sexta, 18 abril 2025
Páscoa domingo, 20 abril 2025
25 de Abril sexta, 25 abril 2025
Dia do Trabalhador quinta, 1 maio 2025
Dia de Portugal terça, 10 junho 2025
Dia de Santo António sexta, 13 junho 2025
Corpo de Deus quinta, 19 junho 2025

. Com o pagamento anual integral (presencial: 3410,00 / online: 3300,00) do curso no ato de inscrição, o artista residente fica isento da taxa de inscrição, bem como do pagamento do seguro escolar. Em alternativa, as propinas podem ser pagas mensalmente:

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA 1.0 PRESENCIAL

Mensalidade 310
Taxa de Inscrição 155
Seguro Escolar 5,50

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA 1.0 ONLINE

Mensalidade 235
Taxa de Inscrição 117,50
Seguro Escolar 5,50

. A primeira mensalidade é paga juntamente com o seguro e a taxa de inscrição.
. As mensalidades são pagas até ao dia 8 de cada mês. Após o dia 8 acresce 10% do valor da mensalidade.

CALENDÁRIO DA CANDIDATURA

Prazo limite envio de candidatura 1 Setembro

Entrevistas 9 Setembro

Resultados finais 10 Setembro

Data limite de inscrição 13 Setembro

Os artistas residentes são admitidos mediante entrevista e apresentação de portfólio.

Da candidatura deverá constar um  portfólio (máximo 10 imagens), breve descritivo do trabalho apresentado, carta de motivação e currículo para o email [email protected].

Após apreciação da candidatura, será realizada a entrevista online com a coordenação pedagógica.

Os candidatos serão contactados por email.