LABORATÓRIO DA BONDADE

Na base de um cérebro saudável está a bondade, e a bondade treina-se. Um cérebro saudável é adaptável, criativo, empático e resiliente.

A missão do Laboratório da Bondade é a de motivar os participantes a obterem melhores resultados académicos; estimular o pensamento criativo, assim como, a pré disposição para falhar; promover a solidariedade, bem como, a diversidade cultural, através do desenvolvimento pessoal, cultural e social.

O Laboratório da Bondade tem como público-alvo o agregado escolar do agrupamento de Escolas Manuel da Maia, assim como, o da BASE Escola de Arte. Estas duas escolas partilham um lugar comum uma vez que as instalações da BASE Escola de Arte são nas antigas oficinas da Escola Manuel da Maia. O público-alvo, composto pelos alunos, professores, auxiliares ou encarregados de educação das duas escolas é bastante heterogêneo, com diferentes necessidades de aprendizagem e junto dos quais se pretende promover valores e benefícios de inclusão, segurança, resiliência, assim como, de sustentabilidade.

Tendo como mote um plano de treinos para um ginásio do cérebro a programação do Laboratório da Bondade está dividida em cinco etapas interligadas entre si: Educação pela Arte; Desenvolvimento das Competências Cognitivas; Comunicação Intra/Inter Pessoal; o Outro Coletivo; Filosofia para Crianças e Adolescentes.

Educação pela Arte: modos de ver, modos de sentir, modos de fazer sessões com exercícios psicodramáticos e de dinâmicas de grupo – troca de papéis, empatia, repertório comportamental, autoajuda e desenvolvimento da capacidade de regulação afetiva.

Aprender a aprender: desenvolvimento das competências cognitivas sessões de aplicação do Programa de Enriquecimento Instrumental (prof. Reuven Feuerstein).
– Fundamentos na Teoria da Modificabilidade Cognitiva e na Experiência de Aprendizagem Mediada. Alunos da MM e da BASE.
– Aplicação Parcial do programa e dos seus 14 instrumentos (conjuntos de tarefas de complexidade crescente) Instrumentos por Níveis:
.Nível 1 – Orientação de Pontos, Orientação Espacial I, Comparações, Percepção Analítica;
.Nível 2 – Classificações, Orientação Espacial II, Ilustrações, Relações Familiares, Relações Temporais;
.Nível 3 – Progressões Numéricas, Instruções, Silogismos, Relações Transgressivas, Desenho de Padrões
.Professores – Aula sobre modificabilidade cognitiva e experiência da aprendizagem mediada
.Encarregados de Educação e Auxiliares – como mediadores no processo da aprendizagem.

Eu e o outro: comunicação intra/inter pessoal desenvolvimento de repertório comportamental, desenhando momentos de exposição pessoal retomando exercícios psicodramáticos e de dinâmicas de grupo utilizados anteriormente, em contexto de sala de aula.

O outro coletivo: medir e mudar o mundo sessões de Team Building – atividades de grupo : o grupo orientado para a tarefa.

Pensar o mundo: filosofia para crianças e adolescentes encontros e conversas sobre temas da filosofia – a Verdade e o Bem.

Flávia Germano Barra
Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Formada no IPAF em Psicopedagogia e Psicoterapia, áreas em que exerce prática clinica desde 2000.

Teresa Lupi Caetano
Lisboa, 1990. Formada em Psicologia da Educação desde 2019, encerrando uma jornada que começou na Universidade Católica de Lisboa com uma licenciatura em Comunicação Social e Cultural, seguida de uma pós-graduação em Livro Infantil. Atualmente, trabalha com dificuldades de aprendizagem, onde a literacia, os jogos e a expressão artística são os recursos de eleição. Além disso, compartilha o seu conhecimento e paixão com as mentes brilhantes do futuro como docente assistente no ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida).

Sessões segundas, 10h25/17h15

Conferências segundas, 14h30