Objetivos

– Potenciar a componente criativa e imaginativa, a observação e interpretação de um objeto, neste caso orgânico (tronco, raiz ou outros elementos constituintes de uma árvore).

– Aprendizagem de métodos de modelação, exploração de linhas, formas e movimento sustentado através do emprego da visão espacial e da tridimensionalidade.

– Identificação das diferentes espécies de madeiras utilizadas e a execução de diversas técnicas de corte de madeira.

– Conhecimento das ferramentas e a sua utilização; principais regras de segurança e manutenção do material utilizado.

Datas 7 sessões seguidas a combinar com cada participante

Horário diurno quinta, 10h30/13h 

Horário pós laboral quinta, 18h/20h30 
* estacionamento incluído em horário pós laboral

Propina: 380 € (materiais incluídos)

Objetivos

– Potenciar a componente criativa e imaginativa, a observação e interpretação de um objeto.

– Aprendizagem de métodos de modelação, exploração de linhas, formas e movimento sustentado através do emprego da visão espacial e da tridimensionalidade.

– Identificação das diferentes espécies de madeiras utilizadas e a execução de diversas técnicas de corte de madeira.

– Conhecimento das ferramentas e a sua utilização; principais regras de segurança e manutenção do material utilizado.

Datas 7 sessões seguidas a combinar com cada participante

Horário diurno quinta, 10h30/13h 

Horário pós laboral quinta, 18h/20h30 

* estacionamento incluído em horário pós laboral

Propina: 380 € (materiais incluídos)

A densa florestação no Japão potenciou o desenvolvimento de técnicas de construção em madeira, destacando-se de outras áreas do mundo, como China e Europa. Este método muitas vezes dispensa cola, parafusos ou pregos.

Do ponto de vista tecnológico, este curso concentra-se na aprendizagem e  exploração de processos construtivos a partir de padrões ideais de proporções; na relação entre os membros estruturais e as inúmeras maneiras de os conectar, tendo como princípio a estabilidade, durabilidade e equilíbrio, com forte influência na prática japonesa.

Objectivos

– Criação de estruturas através de objectos naturais, que exprimem características de equilíbrio, estabilidade e resistência.

– Identificação das diferentes espécies de madeiras; tradicionalmente utilizadas; madeiras exóticas; madeiras provenientes de árvores de jardim e de fruto e a execução de diversas técnicas de corte em madeira.

–  Execução de um encaixe simples “encaixe à meia- madeira”.

– Conhecimento das ferramentas e a sua utilização; principais regras de segurança e manutenção do material utilizado.

Datas 7 sessões seguidas a combinar com cada participante

Horário diurno quinta, 10h30/13h 

Horário pós laboral quinta, 18h/20h30 

* estacionamento incluído em horário pós laboral

Propina: 380 € (materiais incluídos)

Nesta formação promove-se a criação de um método de trabalho a partir da observação, da interpretação e da recolha de referências e inspirações exteriores. Através de técnicas e variantes de construção, procura-se criar uma estrutura/escultura com equilíbrio, estabilidade e resistência. 

As estruturas / esculturas são feitas a partir de materiais naturais que muitas vezes possuem as características ideais para estas construções como a flexibilidade.

A formação tem início com encaixes de execução simples (encaixe à meia madeira), o que permite inúmeras possibilidade de construção. A pesquisa e execução de outros encaixes ou técnicas mais complexas será adaptada de forma a responder a cada projeto pessoal. 

Este método pode complementar várias áreas, tais como: instalação, escultura e design.

Objectivos

– Criação de estruturas através de objectos naturais, que exprimem características de equilíbrio, estabilidade e resistência.

– Identificação das diferentes espécies de madeiras; tradicionalmente utilizadas; madeiras exóticas; madeiras provenientes de árvores de jardim e de fruto e a execução de diversas técnicas de corte em madeira.

– Execução de um encaixe simples “encaixe à meia- madeira”.

– Conhecimento das ferramentas e a sua utilização; principais regras de segurança e manutenção do material utilizado.

Datas 7 sessões seguidas a combinar com cada participante

Horário diurno quinta, 10h30/13h 

Horário pós laboral quinta, 18h/20h30 

* estacionamento incluído em horário pós laboral

Propina: 380 € (materiais incluídos)

A Assemblage é uma expressão artística que remonta às construções cubistas do início do sec. XX, tendo como exemplo as obras tridimensionais de Pablo Picasso (1881-1973), produzidas desde 1912 a partir da conjugação de elementos díspares, geralmente objetos do quotidiano, recolhidos pelo artista. Uma das suas primeiras obras, Still Life de 1914, é constituída por elementos em madeira e uma franja de toalha de mesa, colados e pintados. Artistas como Picasso continuaram a exploração desta expressão artística ao longo do seu trabalho artístico.

Nestas “colagens” eram combinados materiais de origens por vezes imprevisíveis, alguns eram recolhidos de sucatas, prática recorrente do artista Mario Merz (1925-2003) que posteriormente deu nome à técnica “merz”.

A assemblage tornou-se também a base de muitos objetos surrealistas, tais como as esculturas de Man Ray (1925-2003), inspirados pelos textos do psicólogo Sigmund Freud sobre o inconsciente e os sonhos. Os artistas surrealistas costumavam combinar objetos improváveis encontrados para criar esculturas surpreendentes e inquietantes.

Objetivos

– Explorar a dimensão criativa e imaginativa, a observação e interpretação de um objeto, assim como potenciar a visão espacial, o emprego da tridimensionalidade, sustentado através da aprendizagem de metodologias de construção, formas e movimento.

– Escolha, seleção e recolha de materiais orgânicos, objetos, matérias de diferentes origens assim como o reaproveitamento e reciclagem de elementos de outros objetos tais como cadeiras, mesas, etc.

–  Associações e conjugações dos diferentes materiais.

– Projeção de uma estrutura predominante de madeira, tendo em consideração as características do objetos escolhidos, tais como o movimento, as linhas predominantes, as proporções e os pormenores.

– Conhecimento das ferramentas e a sua utilização; principais regras de segurança e manutenção do material utilizado.

– Iniciação do corte da madeira com utilização adequada das ferramentas, técnicas de corte (paralelo e perpendicular ao veio).

Datas 7 sessões seguidas a combinar com cada participante

Horário diurno quinta, 10h30/13h 

Horário pós laboral quinta, 18h/20h30 

* estacionamento incluído em horário pós laboral

Propina: 380 € (materiais incluídos)

MARIA RIBEIRO
. Nota biográfica Maria Ribeiro, Lisboa, 1983. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2014/2017) e mestrado em Escultura na mesma Faculdade (2017/2020). Anteriormente frequentou o Instituto de Artes e Ofícios (IAO) (2002/2005) na Fundação Ricardo Espírito Santo, onde posteriormente trabalhou e lecionou (2005/2012). Em 2010, colaborou com a North West Regional College em Derry, Irlanda do Norte, foi formadora num programa prático de construção em madeira e desde esse período tem desenvolvido inúmeras formações de construção e escultura para crianças e adultos em escolas, museus e instituições. Expõe regularmente desde 2016, tem participado em exposições coletivas e projetos artísticos.

Horário quinta, 10h30/13h00 ou 18h/20h30

Início do Ano Letivo 12 Outubro 2023
Término do Ano Letivo 25 Julho 2024

PAUSAS LETIVAS
Férias do Natal 22 Dezembro / 2 Janeiro
Férias do Carnaval 12 / 14 Fevereiro
Férias da Páscoa 26 Março / 3 Abril

FERIADOS
quinta, 5 Outubro 2023 Implantação da República
quinta, 25 Abril 2024 Dia da Liberdade
quinta, 30 Maio 2024 Corpo de Deus
quinta, 13 Junho 2024 Dia de Santo António

Se tiver alguma questão por favor entre em contacto conosco através do telefone 927549092 ou por email ([email protected]).