TEÓRICO PRÁTICO E DESENHO E PINTURA

Na BASE ministramos um ensino heterogéneo e direcionado com o objetivo de promover uma aprendizagem adaptada a cada participante, fomentando a autonomia na prática artística, assim como, o desenvolvimento de uma linguagem própria. 

O Curso Teórico-Prático de Desenho e Pintura destina-se a um público interessado numa formação prática, teórica e técnica que permita o desenvolvimento de um corpo de trabalho autoral. Este curso é composto por um conjunto de onze programas independentes, analisando os movimentos artísticos mais relevantes, organizados cronologicamente desde meados do século XIX até à atualidade. Cada tema explora na prática questões, técnicas e utilização de materiais específicos e é enquadrado por sessões teóricas de História da Arte, bem como de Filosofia, Teoria da Arte e Estética.

O ensino do Desenho e da Pintura está interligado, sem comprometer a autonomia de cada disciplina, explora-se as relações e contaminações de ambos os modos de fazer com a sua história passada e atual. Lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom), cada programa é complementado com os programas Atelier Livre e Lugares da Arte.

Teórico-Prático Desenho e Pintura os movimentos artísticos mais relevantes, organizados cronologicamente desde meados do século XIX até à atualidade. cada tema explora na prática questões, técnicas e utilização de materiais específicos e é enquadrado por sessões teóricas de História da Arte, bem como de Filosofia, Teoria da Arte e Estética.

Atelier Livre destinado à prática artística autónoma, onde os artistas têm a liberdade de explorar e experimentar diferentes técnicas e materiais de forma individual ou coletiva.

Lugares da Arte visitas a espaços culturais representativos do ecossistema do meio artístico lisboeta, composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala regional e global.

Materiais tintas de óleo, pastel seco, pastel de óleo, carvão, tela, papel
Conteúdos programáticos Começamos o ano com exercícios sobre a produção de picasso entre 1907 até aos anos trinta, dos narizes torcidos às duplas faces, da vida na cidade às praias de dinard. Os exercícios propostos incindem em questões de presença, magia, desejo e secretismo.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 30 Setembro, 7 e 14 Outubro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte terças, 1, 8, 15 Outubro | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar

Propina 80€ + 5,50€ (seguro escolar)

PROFESSORES

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

Materiais guache, grafite, tinta da china, cola em stick, cola de madeira, tela, papel
Conteúdos programáticos Através de colagens e sobreposições de imagens procuraremos entender a ideia da pintura como abstração geométrica. Veremos também como a escala e o formato influenciam a linguagem das imagens em quadros, posters ou desenhos.
Aulas Desenho e Pintura quintas, 24, 31 outubro, 7 novembro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte terças, 22, 29 outubro, 5 novembro | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética
horário a anunciar

Propina 80€ + 5,50€ (seguro escolar)

PROFESSORES

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

Materiais tintas de óleo, carvão, aguarela, papel, tela
Conteúdos programáticos Exercícios variados onde analisaremos a estrutura de naturezas mortas partindo de exemplos de obras de Giorgio de Chirico e Giorgio Morandi. Este curso explora a construção minuciosa do modelo e a sua observação, considerando: a luz, a contaminação de cor entre objetos próximos, a cor tonal na relação figura/fundo, o apagamento das linhas de contorno pela mancha. Exploraremos também o uso de uma iconografia bizarra e perspectivas impossíveis na criação de um ambiente onírico e misterioso.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 11, 18, 25 novembro, 2 dezembro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte  terças, 12, 19, 26 novembro, 3 dezembro | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar

Propina 105€ + 5,50€ (seguro escolar)

PROFESSORES

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

Materiais tintas de óleo, carvão, aguarela, papel, tela
Conteúdos programáticos Exercícios variados onde analisaremos a estrutura de naturezas mortas partindo de exemplos de obras de giorgio de chirico e giorgio morandi. Este curso explora a construção minuciosa do modelo e a sua observação, considerando: a luz, a contaminação de cor entre objetos próximos, a cor tonal na relação figura/fundo, o apagamento das linhas de contorno pela mancha. Exploraremos também o uso de uma iconografia bizarra e perspetivas impossíveis na criação de um ambiente onírico e misterioso.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 9, 16 Dezembro, 6, 13 Janeiro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte  terças, 10, 17 Dezembro, 7, 14 Janeiro Fevereiro | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar

Propina 105€ + 5,50€ (seguro escolar)

PROFESSORES

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

Materiais tintas de óleo, acrílico, tinta-da-china, carvão, guache, papel, tela
Conteúdos programáticos Através de exemplos da escola de Nova Iorque e de trabalhos emblemáticos do expressionismo abstrato, faremos inúmeros exercícios de pequena escala mas com a ambição de se tornarem enormes, de uma escala desmesurada. Veremos também como a técnica e o material se manifestam na superfície da tela ou do papel, evidenciando o percurso de um corpo em performance.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 20, 27 Janeiro, 3, 10 Fevereiro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte  terças, 21, 28 Janeiro, 4, 11 Fevereiro | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar

Propina 105€ + 5,50€ (seguro escolar)

PROFESSORES

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

Materiais tintas de óleo, carvão, tinta da china, guache, papel, tela
Conteúdos programáticos Este curso explora a observação do dia a dia e dos seus símbolos, bem como a maneira como a atualidade se imiscui na produção artística. Tendo por mote o regresso à figuração de philip guston nos anos 70, estabeleceremos relações entre poesia e pintura, autobiografia e caricatura.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 17, 24 Fevereiro, 10, 17 Março | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte  terças, 18, 25 Fevereiro, 11, 18 Março | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar
* Férias do Carnaval 3 e 4 Março

Propina 105€ + 5,50€ (seguro escolar)

PROFESSORES

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

Materiais tintas de óleo, carvão, tinta da china, guache, papel, tela
Conteúdos programáticos Este curso explora a observação do dia a dia e dos seus símbolos, bem como a maneira como a atualidade se imiscui na produção artística. Tendo por mote o regresso à figuração de philip guston nos anos 70, estabeleceremos relações entre poesia e pintura, autobiografia e caricatura.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 17, 24 Fevereiro, 10, 17 Março | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte  terças, 18, 25 Fevereiro, 11, 18 Março | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar
* Férias do Carnaval 3 e 4 Março

Propina 105€ + 5,50€ (seguro escolar)

PROFESSORES

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

Materiais tinta acrílica, guache, spray, pedaços de cartão, x-ato, cola de madeira, pastel de óleo, tela, papel
Conteúdos programáticos Exercícios variados tendo por objetivo a construção de um conjunto de símbolos personalizados que se podem repetir em várias superfícies. Este curso explora a construção e realização de máscaras para graffiti e serigrafia, bem como o desenho como forma simples e direta de comunicação. Das repetições de Andy Warhol aos desenhos ritmados de Keith Harring, do breakdance nas ruas às inscrições /poemas de Basquiat, veremos como a cidade pode ser uma galeria de arte.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 12, 19, 26 Maio, 2 Junho | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte terças, 13, 20, 27 Maio, 3 Junho | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar

Propina 105€ + 5,50€ (seguro escolar)

PROFESSORES

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

Materiais tinta acrílica, guache, spray, pedaços de cartão, x-ato, cola de madeira, pastel de óleo, tela, papel
Conteúdos programáticos Exercícios variados tendo por objetivo a construção de um conjunto de símbolos personalizados que se podem repetir em várias superfícies. Este curso explora a construção e realização de máscaras para graffiti e serigrafia, bem como o desenho como forma simples e direta de comunicação. Das repetições de Andy Warhol aos desenhos ritmados de Keith Harring, do breakdance nas ruas às inscrições /poemas de Basquiat, veremos como a cidade pode ser uma galeria de arte.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 12, 19, 26 Maio, 2 Junho | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte terças, 13, 20, 27 Maio, 3 Junho | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar

Propina 105€ + 5,50€ (seguro escolar)

PROFESSORES

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

Materiais tinta de óleo, guache, tela, papel
Conteúdos programáticos Como se apropriam estes autores de várias fontes documentais na produção da sua obra? Exercícios de pintura a partir de imagens fotográficas, jornais, livros, documentários, filmes, livros, publicidade, etc.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 7, 14, 21, 28 Julho | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte terças, 8, 15, 22 Julho | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar

Propina 105€ + 5,50€ (seguro escolar)

PROFESSORES

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala regional e global.

Neste programa visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. Estas visitas serão orientadas alternadamente pelos membros que compõem o corpo docente da BASE.

Horário mensal, quartas 15h/18h

PROFESSORES

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

*Estacionamento incluído em horário pós laboral.

Teórico-Prático Desenho e Pintura
Aula Desenho e Pintura
segundas, 10h30/13h ou 18h30/20h30
Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética terça, 18h30/20h
Aula Teórica História da Arte a anunciar

Atelier Livre
segundas e quintas, 14h30/18h30

Lugares da Arte
quartas, 14h30/17h (mensal)

ANO LETIVO 2024/2025
Início do ano letivo 30 setembro 2024
Término do ano letivo 31 julho 2025

PAUSAS LECTIVAS
Férias do Natal 20 dezembro 2024 a 1 janeiro 2025
Férias do Carnaval 28 fevereiro 2025 a 4 março 2025
Férias da Páscoa 15 abril 2025 a 23 abril 2025

FERIADOS
Implantação da República sábado, 5 outubro 2024
Dia de Todos os Santos sexta, 1 novembro 2024
Restauração da Independência domingo, 1 dezembro 2024
Dia da Imaculada Conceição domingo, 8 dezembro 2024
Natal quarta, 25 dezembro 2024
Véspera de Ano Novo terça, 31 dezembro 2024
Ano Novo quarta, 1 Janeiro 2025
Carnaval terça, 4 março 2025
Sexta-Feira Santa sexta, 18 abril 2025
Páscoa domingo, 20 abril 2025
25 de Abril sexta, 25 abril 2025
Dia do Trabalhador quinta, 1 maio 2025
Dia de Portugal terça, 10 junho 2025
Dia de Santo António sexta, 13 junho 2025
Corpo de Deus quinta, 19 junho 2025

Frequência Anual 850,00*
*Em alternativa os participantes podem efetuar o pagamento da propina mensalmente no valor de 85,00 euros. A primeira mensalidade é paga juntamente com a taxa de inscrição no valor de 42,50, bem como o seguro escolar anual  (5,50 euros).

Frequência Pontual valor da propina indicada em cada separador

REGULAMENTO INTERNO 
CAPÍTULO IV
Pagamentos
Secção I

Mensalidades e Propinas

Art.º 13º – A taxa de inscrição, o seguro de acidentes pessoais escolar e os valores das propinas encontram-se afixados no site www.abaseescoladearte.pt. O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição e não serão restituídos em caso de desistência.

Art.º 14º – As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito.

Art.º 15º – Em caso de não cumprimento do prazo referido no Art.º 14, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.

Art.º 16º – O pagamento da totalidade das mensalidades do ano letivo no ato de inscrição isenta o aluno ou artista residente do pagamento da taxa de inscrição.

Art.º 17º – A Base não efetua devoluções da propina salvo se cancelar os respetivos cursos.

Secção II

Condições de Pagamento

Art.º 18º – As mensalidades são pagas de setembro a julho*.

* Compete ao aluno, comunicar por email ([email protected]), a desistência dos Cursos e Residências Artísticas com 30 dias de antecedência.

Este curso é adequado a participantes sem experiência?

Na Base ministramos um ensino heterogéneo e direcionado com o objetivo de promover uma aprendizagem adaptada a cada participante.

O Curso de Desenho e Pintura destina-se a um público interessado numa formação prática que permita o desenvolvimento de um trabalho autoral. 

O ano letivo iniciou em Setembro, posso ingressar no curso durante o decorrer do ano letivo ou posso fazer apenas alguns módulos?

As inscrições estão abertas durante o ano letivo. Na BASE ministramos um ensino adaptado a cada participante onde cada aluno tem um acompanhamento personalizado por parte dos docentes. Em cada turma, os docentes acompanham o trabalho de cada aluno tendo em conta o seu nível de aprendizagem, tendo como ponto de partida o programa do curso. Por esse motivo, os participantes podem frequentar o programa completo ou optar pela frequência de módulos específicos.

Posso transitar entre o horário diurno e pós laboral? 

Este curso compreende a frequência de duas aulas práticas semanais. Os participantes podem frequentar o horário diurno e pós-laboral de acordo com a sua disponibilidade. 

Posso transitar entre o regime presencial e online?

Este curso funciona num modelo misto, simultâneamente online e presencial. Os participantes podem frequentar as aulas online ou presencialmente.

Antes de me inscrever gostaria de agendar uma visita para conhecer a escola.

Para agendar uma visita à escola, por favor preencha o formulário infra destinado a esse efeito. Entraremos em contacto consigo o mais brevemente possível.

O pagamento integral da propina anual do curso tem algum desconto?

O pagamento integral da propina anual do curso implica a isenção da taxa de inscrição.

É possível desistir do curso no decorrer do ano letivo?

Compete ao aluno, comunicar por email ([email protected]), a desistência dos Cursos e Residências Artísticas com 30 dias de antecedência.

Como faço para me inscrever?

A inscrição é realizada online, através do nosso site. As fichas de inscrição encontram-se no nosso site, na página do respetivo curso. 

Após o preenchimento da ficha de inscrição, por favor consulte o seu email onde vai encontrar um email automático com as informações relativas ao pagamento das propinas, seguro e taxa de inscrição, bem como, as questões relacionadas com a operacionalidade deste curso e uma cópia das perguntas frequentes. Se não receber o email na sua caixa de entrada por favor consulte a pasta de spam ou outros.

Como é realizada a comunicação entre a escola e os participantes de cada curso?

Cada curso lecionado na BASE tem um grupo no what’s app para agilizar a comunicação entre alunos e docentes, nomeadamente, entrada na escola, no zoom, materiais e questões que possam surgir relacionadas com o decorrer do curso. As questões relacionadas com o atendimento geral ou contabilidade, devem ser endereçadas por email para o respectivo departamento.

Não sei qual é o link para participar nas aulas através da plataforma zoom.

O link para participar online nas aulas encontra-se na descrição do grupo do what’s app do respectivo curso.

Nos meses em que existem férias escolares a mensalidade é a mesma?

A mensalidade é sempre a mesma ao longo do ano letivo.

É necessário pagar taxa de inscrição no início de cada ano letivo?

O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição em cada ano letivo.

Qual é o prazo para o pagamento das mensalidades?

As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito. Em caso de não cumprimento do prazo referido, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.

Se tiver alguma questão por favor entre em contacto conosco através do telefone 927549092 ou por email ([email protected])

 É obrigatória a utilização de máscara dentro das instalações da Base Escola de Arte e nos espaços comuns da EB 2/3 Manuel da Maia.

 É obrigatório desinfetar as mãos antes e depois de tocar em superfícies comuns como torneiras, interruptores ou puxadores usando, para esse efeito, o sabão azul e branco e os desinfetantes que se encontram em cada lavatório.

 Qualquer aluno que tenha os sintomas (febre, tosse ou dificuldade em respirar) ou tenha estado em contacto com alguém infetado com o vírus COVID 19 deve informar imediatamente o SNS através dos contactos abaixo e a direção Base Escola de Arte.

Medidas de prevenção recomendadas pelo Serviço Nacional de Saúde:

 Distanciamento social: manter distância de pelo menos um metro

 Evitar cumprimentos que impliquem contacto físico

 Etiqueta respiratória:
. tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir
. utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos
. deitar o lenço de papel no lixo
. lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir

 Reforçar as medidas de higiene:
. lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica
. evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias

Contactos SNS 24

Se tem sintomas deve:
 Ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24 e escolher a opção:
. 1 – se tem febre (temperatura ≥ 38.0ºC) ou tosse, e seguir as orientações dadas
. 2 – se apresentar outros sintomas sem ser febre ou tosse, e seguir as orientações dadas

 Evitar estar próximo de pessoas

Se não tem sintomas, mas esteve em contacto com alguém infetado:

 Deve contactar o SNS 24 através do 808 24 24 24 e escolher a opção 0 – ” Se não tem febre, nem tosse, nem qualquer outro sintoma, mas esteve perto de uma pessoa que tem COVID-19 ou que fez recentemente o teste” – e seguir as orientações que lhe são dadas.

Notas

 A Base Escola de Arte não se responsabiliza por qualquer situação de contágio que possa ocorrer.

 O seguro escolar apenas cobre acidentes pessoais ocorridos na escola e não doenças.