CURSO DE DESENHO E PINTURA

O Curso de Desenho e Pintura, através de um ensino adaptado a cada participante, tem como objetivo proporcionar as bases para atuar com consistência, liberdade e autonomia no mundo contemporâneo. Este programa assenta em três premissas interligadas: o desenvolvimento de uma linguagem autoral, o aprofundamento do pensamento estético, assim como a promoção de uma prática artística autónoma.

O Curso de Desenho e Pintura inclui a frequência opcional dos cursos História da Arte; Filosofia, Teoria da Arte e Estética. As aulas práticas são simultaneamente online e presenciais, enquanto as aulas teóricas são realizadas online, através da plataforma Google Meetings.

O curso de Desenho e Pintura está estruturado a partir das três grandes temáticas da história da arte: retrato, paisagem e natureza morta. Combinando prática regular e contacto com obras de referência, o curso oferece uma base sólida para compreender e aplicar os princípios do desenho e da pintura. As sessões articulam exercícios técnicos e conceptuais, incentivam o desenvolvimento de uma linguagem própria e criam um enquadramento para que cada participante construa uma prática consistente, livre e informada.

O programa de Desenho e Pintura está estruturado em torno das três grandes temáticas da história da arte: retrato, paisagem e natureza morta, que servem de mote para trabalhar as bases do desenho e da pintura. O curso combina a prática regular com o contacto com obras de referência, reforçando a cultura visual e propondo exercícios que promovem o descondicionamento em relação a ideias pré‑concebidas sobre a prática artística.

Os participantes mantêm diários gráficos, realizam estudos de composição (por colagem, desenho e meios digitais) e exploram exercícios de cor. São ainda desenvolvidas construções de imagens a partir de textos literários, acontecimentos actuais ou música, criando espaço para interpretações livres e interdisciplinares.

No trabalho prático, todos os materiais fundamentais das artes visuais são apresentados e experimentados: grafite, carvão, caneta de tinta permanente, tinta da china, aguarela, acrílico e óleo sobre tela. Cada material é abordado nos seus modos de utilização, texturas, tempos de secagem e possibilidades expressivas. O desenho inicia-se com exercícios de observação, como o desenho de atenção, o contorno contínuo, o desenho cego e o desenho por mancha. São trabalhadas luz e sombra, percepção dos espaços negativos, desenhos rápidos e exercícios de aproximação sucessiva, em que o desenho é revisto e reconstruído.

As sessões de pintura alargam esta prática ao trabalho com cor, densidade, tempo e superfície. Retrato, corpo, paisagem e natureza morta são explorados a partir de obras de artistas consagrados, antigos e contemporâneos, favorecendo a memória estética e a construção de um imaginário próprio.

O curso inclui ainda uma componente coletiva: o “cadáver esquisito”, versão pictórica do jogo surrealista, em que cada participante inicia uma pintura e, em sequência, os restantes vão intervindo, criando obras que se transformam ao longo das aulas. O exercício rompe com o controlo individual, aceita a contingência e valoriza a imprevisibilidade do processo criativo.

Professor Frederico Pratas (coordenador oficina de desenho e pintura)
. Nota biográfica Nasci no Lobito em 1967, trabalho e vivo em Lisboa. O meu percurso na pintura foi iniciado em 2009, através de um aprendizado informal no Atelier de André Almeida e Sousa. Fiz uma residência artística na MArt, entre 2014 e 2021, e atualmente sou coordenador da Oficina de Desenho e Pintura da BASE desde 2021 onde integro o conselho de fundadores. Participei em diversas exposições coletivas desde 2013. Destaco a exposição “Horto de Incêndio” em 2019, realizada no “Istituto Centrale per la Grafica” em Roma e no MNAC em Lisboa. No contexto deste projeto passei a estar integrado na coleção da Fundação Calouste Gulbenkian. Destaco igualmente exposições coletivas em espaços como a Galeria Sá da Costa, Pavilhão 31, Museu de São Roque, Museu Medeiros de Almeida e Galeria Arte Graça. Assim como as exposições individuais “Close-Up” em 2022 na Galeria Sá da Costa em Lisboa, ou a “Solve et Coagula”, no salão da BASE.

Horário segundas, 10h30/13h ou 18h30/20h30

Filosofia, Teoria da Arte e Estética é lecionado online, através da plataforma Google Meetings.
A frequência deste programa é opcional.

O programa explora o estudo filosófico da beleza, do gosto e da arte, examinando a forma como estes conceitos são experienciados e interpretados através de diversas formas e meios artísticos. A história da estética, as diferentes perspetivas filosóficas sobre a arte e a relação entre a estética e a arte contemporânea, serão aprofundados.
 
Professor Pedro Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.
 
Horário as aulas de Filosofia decorrem às quartas-feiras, das 18h30 às 20h, em ciclos de três semanas consecutivas de aulas, seguidas de uma semana de pausa.
 
Temas Principais
Explorar diferentes teorias filosóficas sobre a beleza e a sua relação com a estética.
Examinar a definição de arte, o seu propósito e como é interpretada e avaliada.
Investigar como os indivíduos percecionam e respondem à arte, incluindo o papel da emoção, da perceção e do contexto cultural.
Explorar como os princípios estéticos são aplicados em diferentes formas de arte, como as artes visuais, a música, a literatura e a performance.
Analisar o papel da estética nas práticas e movimentos artísticos contemporâneos.
Alguns conceitos a explorar o aberto; Singularidade;  resto; Imagem-sobrevivente; Imagem-afeção; Imagem-pulsão; Acontecimento; Percepção; Belo; Sublime; Fantasma; Tempo; Duração; Imagem-tempo; Criação, Visível/invisível; Corpo; Desrostificação; Etc.
 
Trabalhos e Atividades
Leituras e Discussões os alunos envolver-se-ão com textos clássicos e contemporâneos sobre estética e teoria da arte.
Análise de Obras de Arte os alunos aprenderão a analisar e interpretar obras de arte de diferentes períodos e meios, considerando as suas qualidades e significados estéticos.
Debates Filosóficos os alunos participarão em discussões e debates sobre questões-chave da estética, como a natureza da beleza, o papel do artista e a relação entre arte e sociedade.
Abordagens Interdisciplinares alguns temas podem integrar perspetivas de outras disciplinas, como história da arte, estudos culturais ou filosofia da mente.

História da Arte é lecionado online, através da plataforma Google Meetings.
A frequência deste programa é opcional.

O curso de História da Arte oferece uma perspectiva transnacional e que analisa a evolução da arte ao longo dos séculos, com uma metodologia abrangente e fresca, tendo em conta os seus antecedentes e as linguagens actuais. Das inovações técnicas que levam ao bem-pintar influenciado pelo classicismo, até aos alfabetos visuais que compõem as novas vanguardas da arte imersiva, o ciclo de estudos de História da Arte foca-se num método de análise das manifestações artísticas que promove ligações entre as artes visuais e os materiais de suporte da literatura, do teatro e da música, num entrosamento constante entre cultura, arte e mercado.

Com a intenção de pensar numa cena artística à escala global, traremos visibilidade à contemporaneidade recorrendo a exemplos visuais e teóricos, mas sem descurar o passado que nos trouxe até à actualidade. Da introdução ao modernismo à problematização do espectador e da audiência dentro das galerias Cubo Branco, a produção artística invocada é multi, intra e transdisciplinar, um território que serve de pretexto para lidarmos com a observação e receção para caracterizar, refletir e promover a filosofia da arte por trás das obras interpretadas, reforçando o aluno de uma atitude crítica, que os torne parte do diálogo artístico, enquanto parte ativa da sua estrutura.

Estabelecidas as bases históricas, irá ser feita uma ponte constante para o culminar das inovações artísticas para o nosso olhar actual, pelo que também se visa expandir o campo de estudos para outras perspetivas que se impõe pela sua força e representação. Para além de outros quadrantes geográficos que ficam fora dos estudos clássicos da arte, também os meios e ferramentas artísticas serão diversos, como o programa do curso de História da Arte mapeia.

Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Horário terças, 18h30/20h

Conteúdos Programáticos
A Paisagem Apocalíptica
Romantismo na Europa e os Sonhos em Tela
Sublime Memória da Aura
A Luz em Viagem
Impressões e Imitações das Emoções
O Nevoeiro e o Desaparecimento
O Espelho e a Verdade
A Origem da Pintura e a Reprodução
Pre-História do Nosso Moderno
Da Paisagem Exterior Para A Nova Paisagem Interior da Humanidade
A Perversão Surrealista e o Pesadelo no Pensamento

O Quadrado Negro e os Monocromáticos
O Fim da Arte Sem Forma
Suprematismo do De Stijl e Cor da Bauhaus
Sobre o Minimalismo
As Ruas e a Pop Art
O Espectador
Arte Conceptual
Cubo Branco e Caixas de Vidro
Invisibilidades e Visões do Vazio
Da Video Art à Land Art
Arte Imersiva
A Forma Artística: Do Vazio Mínimo à Luz Total

Periferias e Outras Perspectivas
O Corpo nas Vanguardas – o Todo, o Fragmento e Formas Disformes
Fotografia como Arte
Arte Portuguesa e o Modernismo Português
O Sistema da Black Mountain School
O Zero — Tradução e Prática
Arte no Feminino
Arte e Arquitectura
Séries e Repetições
Graffiti e Street Art
Nova Iorque vs Los Angeles
Arte Digital

Desenho e Pintura
Frederico Pratas coordenador da oficina de desenho e pintura.
. Nota biográfica Nasci no Lobito em 1967, trabalho e vivo em Lisboa. O meu percurso na pintura foi iniciado em 2009, através de uma aprendizagem informal no Atelier de André Almeida e Sousa. Fiz uma residência artística na MArt, entre 2014 e 2021, e sou artista residente na BASE desde então. Atualmente sou coordenador da Oficina de Desenho e Pintura da BASE onde integro o conselho de fundadores. Participei em diversas exposições coletivas desde 2013. Destaco a exposição “Horto de Incêndio” em 2019, realizada no “Istituto Centrale per la Grafica” em Roma e no MNAC em Lisboa. No contexto deste projeto passei a estar integrado na coleção da Fundação Calouste Gulbenkian. Destaco igualmente exposições coletivas em espaços como a Galeria Sá da Costa, Pavilhão 31, Museu de São Roque, Museu Medeiros de Almeida e Galeria Arte Graça. Realizei igualmente exposições individuais, tais como “Close-Up” em 2022 na Galeria Sá da Costa em Lisboa, ou a “Solve et Coagula”, no salão da BASE.

Filosofia, Teoria da Arte e Estética
Pedro Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

História da Arte
Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Desenho e Pintura online e presencial, segundas, 10h30/13h ou 18h30/20h30.

História da Arte online, terças, 18h30/20h.

Filosofia, Teoria da Arte e Estética online, quartas, 18h30/20h.

*Estacionamento no pátio da escola em horário pós-laboral.

ANO LETIVO 2025/2026
Início do ano letivo 29 setembro 2025
Término do ano letivo 23 julho 2026

PAUSAS LECTIVAS
Férias do Natal 20 dezembro 2025 a 4 janeiro 2026
Férias do Carnaval 16 e 17 fevereiro 2026
Férias da Páscoa 31 março a 8 abril 2026

FERIADOS
Implantação da República domingo, 5 outubro 2025
Dia de Todos os Santos sábado, 1 novembro 2025
Restauração da Independência segunda, 1 dezembro 2025
Dia da Imaculada Conceição segunda, 8 dezembro 2025
Natal quinta, 25 dezembro 2025
Véspera de Ano Novo quarta, 31 dezembro 2025
Ano Novo quinta, 1 janeiro 2026
Carnaval terça, 17 fevereiro 2026
Sexta-Feira Santa sexta, 3 abril 2026
Páscoa domingo, 5 abril 2026
25 de Abril sábado, 25 abril 2026
Dia do Trabalhador sexta, 1 maio 2026
Dia de Portugal quarta, 10 junho 2026
Dia de Santo António sábado, 13 junho 2026
Corpo de Deus sexta, 19 junho 2026

ANO LETIVO 2025/2026

Propina Anual 950,00*
*Em alternativa os participantes podem efetuar o pagamento da propina mensalmente no valor de 95,00 euros. A primeira mensalidade é paga juntamente com a taxa de inscrição no valor de 47,50 bem como, o seguro escolar.
Seguro Escolar 5,50

REGULAMENTO INTERNO 
CAPÍTULO IV
Pagamentos
Secção I

Mensalidades e Propinas

Art.º 13º – A taxa de inscrição, o seguro de acidentes pessoais escolar e os valores das propinas encontram-se afixados no site www.abaseescoladearte.pt. O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição e não serão restituídos em caso de desistência.

Art.º 14º – As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito.

Art.º 15º – Em caso de não cumprimento do prazo referido no Art.º 14, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.

Art.º 16º – O pagamento da totalidade das mensalidades do ano letivo no ato de inscrição isenta o aluno ou artista residente do pagamento da taxa de inscrição.

Art.º 17º – A Base não efetua devoluções da propina salvo se cancelar os respetivos cursos.

Secção II

Condições de Pagamento

Art.º 18º – As mensalidades são pagas de outubro a julho*.

*Compete ao aluno, comunicar por email ([email protected]), a desistência do curso com 30 dias de antecedência.

Este programa é adequado a participantes sem experiência?

Sim, na Base ministramos um ensino heterogéneo e direcionado com o objetivo de promover uma aprendizagem adaptada a cada participante.

O ano letivo iniciou em Outubro, posso ingressar no curso durante o decorrer do ano letivo ou posso fazer apenas alguns módulos?

As inscrições estão abertas durante o ano letivo. Na BASE ministramos um ensino adaptado a cada participante onde cada aluno tem um acompanhamento personalizado por parte dos docentes. Em cada turma, os docentes acompanham o trabalho de cada aluno tendo em conta o seu nível de aprendizagem, tendo como ponto de partida o programa do curso. Por esse motivo, os participantes podem ingressar no programa a qualquer momento.

Posso transitar entre o horário diurno e pós laboral? 

Os participantes podem alternar a sua frequência entre o horário diurno e pós-laboral de acordo com a sua disponibilidade. 

Posso transitar entre o regime presencial e online?

Este curso funciona num modelo misto, simultaneamente online e presencial. Os participantes podem frequentar as aulas online ou presencialmente.

Antes de me inscrever gostaria de agendar uma visita para conhecer a escola.

Para agendar uma visita à escola, por favor entre em contacto conosco. 

O pagamento integral da propina anual do curso tem algum desconto?

O pagamento integral da propina anual do curso implica a isenção da taxa de inscrição.

É possível desistir do curso no decorrer do ano letivo?

Compete ao aluno, comunicar por email ([email protected]), a desistência dos Cursos e Residências Artísticas com 30 dias de antecedência.

Como faço para me inscrever?

A inscrição é realizada online, através do nosso site. As fichas de inscrição encontram-se no nosso site, na página do respetivo curso. 

Após o preenchimento da ficha de inscrição, entraremos em contacto consigo com as informações relativas ao pagamento das propinas, seguro e taxa de inscrição, bem como, as questões relacionadas com a operacionalidade deste curso.

Como é realizada a comunicação entre a escola e os participantes de cada curso?

Cada curso lecionado na BASE tem um grupo no what’s app para agilizar a comunicação entre alunos e docentes, nomeadamente, entrada na escola, no zoom, materiais e questões que possam surgir relacionadas com o decorrer do curso. As questões relacionadas com o atendimento geral ou contabilidade, devem ser endereçadas por email para o respectivo departamento.

Não sei qual é o link para participar nas aulas através da plataforma Google Meetings.

O link para participar online nas aulas encontra-se na descrição do grupo do what’s app do respectivo curso.

Nos meses em que existem férias escolares a mensalidade é a mesma?

A mensalidade é sempre a mesma ao longo do ano letivo.

É necessário pagar taxa de inscrição no início de cada ano letivo?

O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição em cada ano letivo.

Qual é o prazo para o pagamento das mensalidades?

As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito. Em caso de não cumprimento do prazo referido, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.

Se tiver alguma questão por favor entre em contacto conosco através do telefone 927549092 ou por email ([email protected])

Localização Oficinas da Escola Manuel da Maia. Rua Freitas Gazul nº6, 1350-149 Campo de Ourique, Lisboa.
Visitas por marcação, por favor agende a sua visita.

Contactos 92 754 90 92
[email protected]

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