O programa da Academia de Serigrafia tem como objetivo proporcionar as bases para atuar com consistência, liberdade e autonomia no mundo contemporâneo. Com um ensino adaptado a cada participante, este programa assenta em três premissas interligadas: o desenvolvimento de uma linguagem autoral, o aprofundamento do pensamento estético, assim como a promoção de uma prática artística autónoma.
Nesta Academia pretende-se dar a conhecer, ensinar e praticar, técnicas adequadas à exploração plástica da madeira, assim como criar ferramentas para futuros projetos criativos que possam ser desenvolvidos através do exercício do pensamento abstrato, plástico e visual. O programa é constituído por cinco áreas de formação distintas que, interligadas, perfazem a formação deste curso: transformação de troncos, instalação, encaixes japoneses, escultura e construção em madeira, assemblage. Em alternativa, cada participante será orientado de modo a poder escolher e trabalhar as técnicas que mais lhe interessem e que melhor se adaptem ao desenvolvimento do seu trabalho pessoal. O programa completo da Academia de Serigrafia é constituído por um ano letivo, no final do qual o participante pode candidatar-se à frequência da Residência Artística – Programa de Desenvolvimento Autoral.
Além do programa de Escultura em Madeira, onde se promove a aprendizagem dos conhecimentos básicos necessários ao desenvolvimento de uma prática artística com identidade própria, a Academia de Escultura em Madeira inclui a frequência opcional dos cursos de Desenho e Pintura; História da Arte; Filosofia, Teoria da Arte e Estética. As aulas práticas são simultaneamente online e presenciais, enquanto as aulas teóricas são realizadas online, através da plataforma Google Meetings.
Os participantes da Academia de Escultura em Madeira integram também os projectos expositivos da BASE e têm acesso a programas complementares: Sessões com Convidados, onde artistas e agentes do meio artístico partilham os seus percursos e modos de funcionamento dos diferentes contextos em que estão inseridos; Percursos Contextuais, que incluem visitas a espaços, comunidades e instituições cuja história e actividade permitem compreender temas centrais da sociedade contemporânea; e Lugares da Arte, programa dedicado ao conhecimento directo do ecossistema artístico português através de visitas a galerias, museus, acervos, ateliers e outros espaços culturais.
TRANSFORMAÇÃO DE TRONCOS
Objetivos
– Potenciar a componente criativa e imaginativa, a observação e interpretação de um objeto, neste caso orgânico (tronco, raiz ou outros elementos constituintes de uma árvore).
– Aprendizagem de métodos de modelação, exploração de linhas, formas e movimento sustentado através do emprego da visão espacial e da tridimensionalidade.
– Identificação das diferentes espécies de madeiras utilizadas e a execução de diversas técnicas de corte de madeira.
– Conhecimento das ferramentas e a sua utilização; principais regras de segurança e manutenção do material utilizado.
INSTALAÇÃO
Objetivos
– Potenciar a componente criativa e imaginativa, a observação e interpretação de um objeto.
– Aprendizagem de métodos de modelação, exploração de linhas, formas e movimento sustentado através do emprego da visão espacial e da tridimensionalidade.
– Identificação das diferentes espécies de madeiras utilizadas e a execução de diversas técnicas de corte de madeira.
– Conhecimento das ferramentas e a sua utilização; principais regras de segurança e manutenção do material utilizado.
ENCAIXES JAPONESES
A densa florestação no Japão potenciou o desenvolvimento de técnicas de construção em madeira, destacando-se de outras áreas do mundo, como China e Europa. Este método muitas vezes dispensa cola, parafusos ou pregos.
Do ponto de vista tecnológico, este curso concentra-se na aprendizagem e exploração de processos construtivos a partir de padrões ideais de proporções; na relação entre os membros estruturais e as inúmeras maneiras de os conectar, tendo como princípio a estabilidade, durabilidade e equilíbrio, com forte influência na prática japonesa.
Objectivos
– Criação de estruturas através de objectos naturais, que exprimem características de equilíbrio, estabilidade e resistência.
– Identificação das diferentes espécies de madeiras; tradicionalmente utilizadas; madeiras exóticas; madeiras provenientes de árvores de jardim e de fruto e a execução de diversas técnicas de corte em madeira.
– Execução de um encaixe simples “encaixe à meia- madeira”.
– Conhecimento das ferramentas e a sua utilização; principais regras de segurança e manutenção do material utilizado.
ESCULTURA E CONSTRUÇÃO EM MADEIRA
Nesta formação promove-se a criação de um método de trabalho a partir da observação, da interpretação e da recolha de referências e inspirações exteriores. Através de técnicas e variantes de construção, procura-se criar uma estrutura/escultura com equilíbrio, estabilidade e resistência.
As estruturas / esculturas são feitas a partir de materiais naturais que muitas vezes possuem as características ideiais para estas construções como a flexibilidade.
A formação tem início com encaixes de execução simples (encaixe à meia madeira), o que permite inúmeras possibilidade de construção. A pesquisa e execução de outros encaixes ou técnicas mais complexas será adaptada de forma a responder a cada projeto pessoal.
Este método pode complementar várias áreas, tais como: instalação, escultura e design.
Objectivos
– Criação de estruturas através de objectos naturais, que exprimem características de equilíbrio, estabilidade e resistência.
– Identificação das diferentes espécies de madeiras; tradicionalmente utilizadas; madeiras exóticas; madeiras provenientes de árvores de jardim e de fruto e a execução de diversas técnicas de corte em madeira.
– Execução de um encaixe simples “encaixe à meia- madeira”.
– Conhecimento das ferramentas e a sua utilização; principais regras de segurança e manutenção do material utilizado.
ASSEMBLAGE
A Assemblage é uma expressão artística que remonta às construções cubistas do início do sec. XX, tendo como exemplo as obras tridimensionais de Pablo Picasso (1881-1973), produzidas desde 1912 a partir da conjugação de elementos díspares, geralmente objetos do quotidiano, recolhidos pelo artista. Uma das suas primeiras obras, Still Life de 1914, é constituída por elementos em madeira e uma franja de toalha de mesa, colados e pintados. Artistas como Picasso continuaram a exploração desta expressão artística ao longo do seu trabalho artístico.
Nestas “colagens” eram combinados materiais de origens por vezes imprevisíveis, alguns eram recolhidos de sucatas, prática recorrente do artista Mario Merz (1925-2003) que posteriormente deu nome à técnica “merz”.
A assemblage tornou-se também a base de muitos objetos surrealistas, tais como as esculturas de Man Ray (1925-2003), inspirados pelos textos do psicólogo Sigmund Freud sobre o inconsciente e os sonhos. Os artistas surrealistas costumavam combinar objetos improváveis encontrados para criar esculturas surpreendentes e inquietantes.
Objetivos
– Explorar a dimensão criativa e imaginativa, a observação e interpretação de um objeto, assim como potenciar a visão espacial, o emprego da tridimensionalidade, sustentado através da aprendizagem de metodologias de construção, formas e movimento.
– Escolha, seleção e recolha de materiais orgânicos, objetos, matérias de diferentes origens assim como o reaproveitamento e reciclagem de elementos de outros objetos tais como cadeiras, mesas, etc.
– Associações e conjugações dos diferentes materiais.
– Projeção de uma estrutura predominante de madeira, tendo em consideração as características do objetos escolhidos, tais como o movimento, as linhas predominantes, as proporções e os pormenores.
– Conhecimento das ferramentas e a sua utilização; principais regras de segurança e manutenção do material utilizado.
– Iniciação do corte da madeira com utilização adequada das ferramentas, técnicas de corte (paralelo e perpendicular ao veio).
MARIA RIBEIRO
. Nota biográfica Maria Ribeiro, Lisboa, 1983. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2014/2017) e mestrado em Escultura na mesma Faculdade (2017/2020). Anteriormente frequentou o Instituto de Artes e Ofícios (IAO) (2002/2005) na Fundação Ricardo Espírito Santo, onde posteriormente trabalhou e lecionou (2005/2012). Em 2010, colaborou com a North West Regional College em Derry, Irlanda do Norte, foi formadora num programa prático de construção em madeira e desde esse período tem desenvolvido inúmeras formações de construção e escultura para crianças e adultos em escolas, museus e instituições. Expõe regularmente desde 2016, tem participado em exposições coletivas e projetos artísticos.
*Estacionamento incluído em horário pós laboral.
Escultura em Madeira
Horário diurno quinta, 10h30/13h00
Horário pós laboral quinta, 18h00/20h30
ANO LETIVO 2025/2026
Início do ano letivo 29 setembro 2025
Término do ano letivo 23 julho 2026
PAUSAS LECTIVAS
Férias do Natal 20 dezembro 2025 a 4 janeiro 2026
Férias do Carnaval 16 e 17 fevereiro 2026
Férias da Páscoa 31 março a 8 abril 2026
FERIADOS
Implantação da República domingo, 5 outubro 2025
Dia de Todos os Santos sábado, 1 novembro 2025
Restauração da Independência segunda, 1 dezembro 2025
Dia da Imaculada Conceição segunda, 8 dezembro 2025
Natal quinta, 25 dezembro 2025
Véspera de Ano Novo quarta, 31 dezembro 2025
Ano Novo quinta, 1 janeiro 2026
Carnaval terça, 17 fevereiro 2026
Sexta-Feira Santa sexta, 3 abril 2026
Páscoa domingo, 5 abril 2026
25 de Abril sábado, 25 abril 2026
Dia do Trabalhador sexta, 1 maio 2026
Dia de Portugal quarta, 10 junho 2026
Dia de Santo António sábado, 13 junho 2026
Corpo de Deus sexta, 19 junho 2026
ANO LETIVO 2025/2026
Propina Anual 1700,00* (inclui materiais e seguro escolar, isento de taxa de inscrição)
*Em alternativa os participantes podem efetuar o pagamento da propina mensalmente no valor de 170,00 euros. A primeira mensalidade é paga juntamente com a taxa de inscrição no valor de 85 euros bem como, o seguro escolar.
Seguro Escolar 5,50
REGULAMENTO INTERNO
CAPÍTULO IV
Pagamentos
Secção I
Art.º 13º – A taxa de inscrição, o seguro de acidentes pessoais escolar e os valores das propinas encontram-se afixados no site www.abaseescoladearte.pt. O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição e não serão restituídos em caso de desistência.
Art.º 14º – As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito.
Art.º 15º – Em caso de não cumprimento do prazo referido no Art.º 14, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.
Art.º 16º – O pagamento da totalidade das mensalidades do ano letivo no ato de inscrição isenta o aluno ou artista residente do pagamento da taxa de inscrição.
Art.º 17º – A Base não efetua devoluções da propina salvo se cancelar os respetivos cursos.
Art.º 18º – As mensalidades são pagas de outubro a julho*.
*Compete ao aluno, comunicar por email ([email protected]), a desistência do curso com 30 dias de antecedência.
Se tiver alguma questão, por favor, entre em contacto conosco através do telefone 927549092 ou por email ([email protected]).
Localização Oficinas da Escola Manuel da Maia. Rua Freitas Gazul nº6, 1350-149 Campo de Ourique, Lisboa.
Visitas por marcação, por favor agende a sua visita.
Contactos 92 754 90 92
[email protected]