ACADEMIA DE DESENHO E PINTURA
O programa da Academia de Desenho e Pintura tem como objetivo proporcionar as bases para atuar com consistência, liberdade e autonomia no mundo contemporâneo. Com um ensino adaptado a cada participante, este programa assenta em três premissas interligadas: o desenvolvimento de uma linguagem autoral, o aprofundamento do pensamento estético, assim como a promoção de uma prática artística autónoma.
O programa da Academia de Desenho e Pintura apresenta um percurso completo, reunindo exercícios formais, de composição, estudos de cor, desenho de observação e práticas de pintura. As várias sessões articulam cultura visual, a análise de obras de referência e a experimentação com diversos materiais e técnicas, promovendo assim o descondicionamento em relação a ideias pré-concebidas acerca da prática artística. Com uma abordagem prática, técnica, teórica e criativa, pretende-se criar as condições para que cada participante desenvolva uma linguagem própria e uma prática consistente, livre e independente.
A Academia de Desenho e Pintura é composta por dois programas complementares: Desenho e Pintura, que reúne os conhecimentos formais, técnicos e teóricos essenciais para o desenvolvimento de uma prática artística autónoma, e o Laboratório de Investigação, onde artistas convidados orientam módulos dedicados a técnicas e abordagens específicas, ampliando referências e processos de trabalho.
Além dos programas de Desenho e Pintura, onde se promove a aprendizagem dos conhecimentos básicos necessários ao desenvolvimento de uma prática artística com identidade própria, a Academia de Desenho e Pintura inclui a frequência opcional dos cursos História da Arte; Filosofia, Teoria da Arte e Estética. As aulas práticas são simultaneamente online e presenciais, enquanto as aulas teóricas são realizadas online, através da plataforma Google Meetings.
Os participantes da Academia de Desenho e Pintura integram também os projectos expositivos da BASE e têm acesso a programas complementares: Sessões com Convidados, onde artistas e agentes do meio artístico partilham os seus percursos e modos de funcionamento dos diferentes contextos em que estão inseridos; Percursos Contextuais, que incluem visitas a espaços, comunidades e instituições cuja história e actividade permitem compreender temas centrais da sociedade contemporânea; e Lugares da Arte, programa dedicado ao conhecimento directo do ecossistema artístico português através de visitas a galerias, museus, acervos, ateliers e outros espaços culturais.
O programa completo da Academia de Desenho e Pintura é constituído por um ano letivo, no final do qual o participante pode candidatar-se à frequência da Residência Artística – Programa de Desenvolvimento Autoral.
O programa de Desenho e Pintura está estruturado em torno das três grandes temáticas da história da arte: retrato, paisagem e natureza morta, que servem de mote para trabalhar as bases do desenho e da pintura. O curso combina a prática regular com o contacto com obras de referência, reforçando a cultura visual e propondo exercícios que promovem o descondicionamento em relação a ideias pré‑concebidas sobre a prática artística.
Os participantes mantêm diários gráficos, realizam estudos de composição (por colagem, desenho e meios digitais) e exploram exercícios de cor. São ainda desenvolvidas construções de imagens a partir de textos literários, acontecimentos actuais ou música, criando espaço para interpretações livres e interdisciplinares.
No trabalho prático, todos os materiais fundamentais das artes visuais são apresentados e experimentados: grafite, carvão, caneta de tinta permanente, tinta da china, aguarela, acrílico e óleo sobre tela. Cada material é abordado nos seus modos de utilização, texturas, tempos de secagem e possibilidades expressivas. O desenho inicia-se com exercícios de observação, como o desenho de atenção, o contorno contínuo, o desenho cego e o desenho por mancha. São trabalhadas luz e sombra, percepção dos espaços negativos, desenhos rápidos e exercícios de aproximação sucessiva, em que o desenho é revisto e reconstruído.
As sessões de pintura alargam esta prática ao trabalho com cor, densidade, tempo e superfície. Retrato, corpo, paisagem e natureza morta são explorados a partir de obras de artistas consagrados, antigos e contemporâneos, favorecendo a memória estética e a construção de um imaginário próprio.
O curso inclui ainda uma componente coletiva: o “cadáver esquisito”, versão pictórica do jogo surrealista, em que cada participante inicia uma pintura e, em sequência, os restantes vão intervindo, criando obras que se transformam ao longo das aulas. O exercício rompe com o controlo individual, aceita a contingência e valoriza a imprevisibilidade do processo criativo.
Professor Frederico Pratas (coordenador oficina de desenho e pintura)
. Nota biográfica Nasci no Lobito em 1967, trabalho e vivo em Lisboa. O meu percurso na pintura foi iniciado em 2009, através de um aprendizado informal no Atelier de André Almeida e Sousa. Fiz uma residência artística na MArt, entre 2014 e 2021, e atualmente sou coordenador da Oficina de Desenho e Pintura da BASE desde 2021 onde integro o conselho de fundadores. Participei em diversas exposições coletivas desde 2013. Destaco a exposição “Horto de Incêndio” em 2019, realizada no “Istituto Centrale per la Grafica” em Roma e no MNAC em Lisboa. No contexto deste projeto passei a estar integrado na coleção da Fundação Calouste Gulbenkian. Destaco igualmente exposições coletivas em espaços como a Galeria Sá da Costa, Pavilhão 31, Museu de São Roque, Museu Medeiros de Almeida e Galeria Arte Graça. Assim como as exposições individuais “Close-Up” em 2022 na Galeria Sá da Costa em Lisboa, ou a “Solve et Coagula”, no salão da BASE.
Horário segundas, 10h30/13h ou 18h30/20h30
Ao longo do programa, artistas convidados orientam módulos dedicados a técnicas, materiais e abordagens específicas, criando espaço para aprofundar métodos de trabalho e explorar novas formas de expressão. Estas sessões ampliam referências visuais e conceptuais, incentivam a experimentação e alargam o campo de possibilidades do percurso individual de cada participante. Cada Laboratório, com a duração de quatro sessões, aprofunda processos criativos, práticas artísticas e técnicas associadas ao domínio do Desenho e da Pintura, consolidando o carácter de pesquisa e exploração que define o programa.
Introdução a técnicas de desenho e pintura
Horário quartas, 1, 8, 15 e 22 de Outubro, 10h30/13h.
Artista convidada Mafalda d’Oliveira Martins (MOM)
. Nota biográfica Lisboa, 1994. A sua formação passou pela SNBA (PT), Universidade Complutense de Madrid (ES) e FBAUL (PT), onde completou a licenciatura e mestrado em Pintura. O seu trabalho debruça-se sobre as fragilidades sociais na sociedade moderna, criando espaços de pensamento crítico e experiências contemplativas sob a forma de pinturas, desenhos, escultura, ou instalação. Das suas exposições individuais destaca a actual “Paragem” no MUHNAC (Lisboa, 2025) e as anteriores, “Oblívio” na Galeria Belard (Lisboa, 2024) e “Two Plus None” no EC Mercês (Lisboa, 2022). Integrou exposições colectivas no Museu da Electricidade, na Casa-Museu Medeiros de Almeida, na Casa das Histórias, Galeria de S. Mamede, entre outros. É directora e fundadora da Pousio – Arte e Cultura, associação (desde 2019), onde exerce a coordenação do programa de residências artísticas air_Pousio e do projecto Atelier do Palácio na CSFA (Loures). Publica periodicamente textos para a Rádio Renascença e é autora de diversos livros infantis, sendo o mais recente “Gilda Furacão” (Oficina do Livro).
Pintura de Ar Livre em Valada do Ribatejo
Horário quartas, 5, 12, 19 e 26 de Novembro de 2025, 10h30/13h.
Artista convidada Flávia Germano Barra
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Lisboa e Valada onde é a diretora da Bienal de Valada. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
Aguarela
Horário quartas, 26 de Novembro de 2025, 3, 10 e 17 de Dezembro de 2025, 10h30/13h.
Artista convidada Nina Fraser
. Nota biográfica St. Albans, Reino Unido, 1984. Licenciada em Arte Têxtil pela Winchester College of Arts (2006) e concluiu em 2023 um mestrado de Curadoria de Arte Pública Contemporânea na Universidade de Gotemburgo. Trabalha de forma multidisciplinar, partindo da materialidade do papel e incorporando efémera dos locais onde vive e trabalha, criando colagens, pinturas, esculturas e instalação. Apresentou exposições individuais e em dupla em instituições como o Art Room (Lisboa), Estação Viva (Aveiro), Marvila Art District (Lisboa) e Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa). Participou em residências artísticas em Portugal, Itália e Reino Unido e em 2025 integrou o LABECO – Laboratório Cooperativo de Práticas Artísticas e Ecológicas. Desde 2008 desenvolve projectos no sector cultural sem fins lucrativos, co-fundou a The Art House Community Interest Company (2008-2014) e actualmente coordena o Art & Craft Refúgio, um projecto para a integração de refugiados e migrantes através de práticas criativas. O seu trabalho está representado em colecções como a Coleção Figueiredo Ribeiro (Portugal), The Doug and Laurie Kanyer Art Collection (EUA), Coleção Grupo IMPRESA (Portugal) e Casa das Artes de Tavira (Portugal), entre outras.
Emergência da imagem no desenho: desenho e construção de uma imagem
Horário quartas, 7, 14, 21 e 28 de Janeiro de 2026, 10h30/13h.
Artista convidado Hugo Bernardo
. Nota biográfica Nasceu em Lisboa em 1988, cidade onde vive e trabalha. Estudou Pintura e Desenho no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, onde concluiu o Curso Avançado em Artes Visuais, e prosseguiu a sua investigação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com a conclusão do mestrado em Belas-Artes. O seu trabalho, de natureza ficcional, recorre ao desenho e ao dispositivo pictórico, integrando também o som enquanto antropologia imersiva e questionamento da essência mítica da memória e da origem imanente das imagens.
Expõe regularmente desde 2010, destacando-se as exposições individuais e colectivas mais relevantes: Torre de Silêncio, Dialogue Gallery, Lisboa; Random, R. Quintinha (Azan), Lisboa; Entre Margens, Galeria do Parque, Vila Nova da Barquinha (2024); Mirror Maze, Museu de História Natural, Lisboa; Stella, Espaço Pontes, Fundão; Olhos nos Olhos, Galeria Graça Brandão, Lisboa; Estudo do Meio, Carpintarias de São Lázaro, Lisboa; Pintura Sem Fim, Galeria Brotéria, Lisboa (2023); La Biennale, R. Açúcar (Armazém 3), Lisboa (2022); Mastaba, Fundação D. Luís I, Cascais; Triângulo, Galeria Brotéria, Lisboa; Les Amis du Cadavre Exquis, Duplex Air, Lisboa (2021); True Node II, Galeria Mota Galiza, Porto (2020); I will take the risk, Azan Studio, Lisboa (2019); Locus19, C. Ribeiro Santos19, Lisboa (2018); Osmóptico, Espaço AZ, Lisboa; Objecto Anamórfico, Museu Geológico, Lisboa (2017); Rocks and Clouds, Galeria Sá da Costa, Lisboa (2016); Plano Imanente, Galeria Alecrim50, Lisboa (2014).
Paralelamente, lecciona no programa de Pintura do Ar.Co – Escola de Artes Visuais e no atelier colectivo Cabine, que fundou em 2016, onde também ensina gravura. Foi assistente do artista Miguel Branco e colaborou na conservação da colecção Culturgest – CGD. Participou em várias residências artísticas, entre as quais o Projecto Pontes (ARS), Fundão, CEAC Vila Nova da Barquinha e Moussem Culturel d’Assilah (Marrocos), tendo sido ainda seleccionado para o Prémio Arte Jovem – Millennium BCP.
O seu trabalho está representado em diversas colecções privadas, incluindo Assilah Forum Foundation, CAC Málaga, Colecção Figueiredo Ribeiro e Colecção Manuel de Brito – Galeria 111.
Pastel de Óleo e Composição
Horário quartas, 4, 11, 18 e 25 de Fevereiro de 2026, 10h30/13h.
Artista convidado a anunciar
O corpo na pintura
Horário quartas, 3, 10, 17 e 25 de Março de 2026, 10h30/13h.
Artista convidada Sofia Sacadura
. Nota biográfica Lisboa,1988. Desenha e pinta desde que se lembra. É principalmente através do desenho, da pintura, da gravura e da monotipia que melhor se sente a responder á urgência interna sem nome e aos bichos carpinteiros nas mãos que a acompanham desde criança. Procura transmitir imagens, memórias, ambientes ou emoções que lhe significam, seja de forma negativa ou positiva mas muitas vezes que sejam ambas ao mesmo tempo. Frequentou o curso de Arte e Multimédia na Faculdade de Belas Artes em Lisboa de 2006 a 2009 e o curso de Educação na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich de 2010 a 2013. Em 2011 estagiou na APIA – Associação de Proteção à Infância da Ajuda em Lisboa e em 2013 na Fjæraskogen Barnehage em Trondheim, Noruega. Em 2016 concluiu o curso de Conservação e Restauro de Pintura e de Desenho e Pintura do Instituto das Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa. Em 2017 fez um breve curso de pintura na Saatchi Gallery em Londres, Reino Unido e de 2017 a 2023 foi professora de Desenho e Pintura no Instituto das Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa. Em 2020 foi orientadora de estágio de alunos do 12º ano da Escola Secundária Eça de Queiroz e em 2021 júri de Antepap dos alunos finalistas do curso de Arte e Multimédia na mesma escola. Em 2021 terminou o curso completo de Desenho e Pintura no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual em Lisboa. Em 2022/2023 frequentou o curso de Projeto em gravura e Impressão na BASE. Atualmente é artista residente na BASE Escola de Arte onde também leciona o curso de artes visuais para crianças e Laboratório da Bondade.
Pintura e Literatura
Horário quartas, 8, 15, 22, 29 de Abril de 2026, 10h30/13h.
Artista convidada Flávia Germano Barra
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Lisboa e Valada onde é a diretora da Bienal de Valada. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
Pintura e Composição
Horário quartas, 6, 13, 20 e 27 de Maio de 2026, 10h30/13h.
Artista convidada a anunciar
Colagem
Horário quartas, 3, 17 e 24 de Junho de 2026, 10h30/13h.
Artista convidada Nina Fraser
. Nota biográfica St. Albans, Reino Unido, 1984. Licenciada em Arte Têxtil pela Winchester College of Arts (2006) e concluiu em 2023 um mestrado de Curadoria de Arte Pública Contemporânea na Universidade de Gotemburgo. Trabalha de forma multidisciplinar, partindo da materialidade do papel e incorporando efémera dos locais onde vive e trabalha, criando colagens, pinturas, esculturas e instalação. Apresentou exposições individuais e em dupla em instituições como o Art Room (Lisboa), Estação Viva (Aveiro), Marvila Art District (Lisboa) e Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa). Participou em residências artísticas em Portugal, Itália e Reino Unido e em 2025 integrou o LABECO – Laboratório Cooperativo de Práticas Artísticas e Ecológicas. Desde 2008 desenvolve projectos no sector cultural sem fins lucrativos, co-fundou a The Art House Community Interest Company (2008-2014) e actualmente coordena o Art & Craft Refúgio, um projecto para a integração de refugiados e migrantes através de práticas criativas. O seu trabalho está representado em colecções como a Coleção Figueiredo Ribeiro (Portugal), The Doug and Laurie Kanyer Art Collection (EUA), Coleção Grupo IMPRESA (Portugal) e Casa das Artes de Tavira (Portugal), entre outras.
Livros de artista
Horário quartas, 1, 8, 15 e 22 de Julho de 2026, 10h30/13h.
Artista convidada Ricardo Castro Ferreira
. Nota biográfica Porto, 1969. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas. Frequentou o Curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes e o Curso de Pintura do AR. CO. Fez o curso de Serigrafia da Escola de Artes A BASE. Expõe regularmente desde 2012. Desenvolve atualmente um projeto editorial e curatorial associado à Miguel Castro – Art Advisor.
Filosofia, Teoria da Arte e Estética é lecionado online, através da plataforma Google Meetings.
A frequência deste programa é opcional.
História da Arte é lecionado online, através da plataforma Google Meetings.
A frequência deste programa é opcional.
O curso de História da Arte oferece uma perspectiva transnacional e que analisa a evolução da arte ao longo dos séculos, com uma metodologia abrangente e fresca, tendo em conta os seus antecedentes e as linguagens actuais. Das inovações técnicas que levam ao bem-pintar influenciado pelo classicismo, até aos alfabetos visuais que compõem as novas vanguardas da arte imersiva, o ciclo de estudos de História da Arte foca-se num método de análise das manifestações artísticas que promove ligações entre as artes visuais e os materiais de suporte da literatura, do teatro e da música, num entrosamento constante entre cultura, arte e mercado.
Com a intenção de pensar numa cena artística à escala global, traremos visibilidade à contemporaneidade recorrendo a exemplos visuais e teóricos, mas sem descurar o passado que nos trouxe até à actualidade. Da introdução ao modernismo à problematização do espectador e da audiência dentro das galerias Cubo Branco, a produção artística invocada é multi, intra e transdisciplinar, um território que serve de pretexto para lidarmos com a observação e receção para caracterizar, refletir e promover a filosofia da arte por trás das obras interpretadas, reforçando o aluno de uma atitude crítica, que os torne parte do diálogo artístico, enquanto parte ativa da sua estrutura.
Estabelecidas as bases históricas, irá ser feita uma ponte constante para o culminar das inovações artísticas para o nosso olhar actual, pelo que também se visa expandir o campo de estudos para outras perspetivas que se impõe pela sua força e representação. Para além de outros quadrantes geográficos que ficam fora dos estudos clássicos da arte, também os meios e ferramentas artísticas serão diversos, como o programa do curso de História da Arte mapeia.
Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.
Horário terças, 18h30/20h
Conteúdos Programáticos
A Paisagem Apocalíptica
Romantismo na Europa e os Sonhos em Tela
Sublime Memória da Aura
A Luz em Viagem
Impressões e Imitações das Emoções
O Nevoeiro e o Desaparecimento
O Espelho e a Verdade
A Origem da Pintura e a Reprodução
Pre-História do Nosso Moderno
Da Paisagem Exterior Para A Nova Paisagem Interior da Humanidade
A Perversão Surrealista e o Pesadelo no Pensamento
O Quadrado Negro e os Monocromáticos
O Fim da Arte Sem Forma
Suprematismo do De Stijl e Cor da Bauhaus
Sobre o Minimalismo
As Ruas e a Pop Art
O Espectador
Arte Conceptual
Cubo Branco e Caixas de Vidro
Invisibilidades e Visões do Vazio
Da Video Art à Land Art
Arte Imersiva
A Forma Artística: Do Vazio Mínimo à Luz Total
Periferias e Outras Perspectivas
O Corpo nas Vanguardas – o Todo, o Fragmento e Formas Disformes
Fotografia como Arte
Arte Portuguesa e o Modernismo Português
O Sistema da Black Mountain School
O Zero — Tradução e Prática
Arte no Feminino
Arte e Arquitectura
Séries e Repetições
Graffiti e Street Art
Nova Iorque vs Los Angeles
Arte Digital
Desenho e Pintura
Frederico Pratas coordenador da oficina de desenho e pintura.
. Nota biográfica Nasci no Lobito em 1967, trabalho e vivo em Lisboa. O meu percurso na pintura foi iniciado em 2009, através de uma aprendizagem informal no Atelier de André Almeida e Sousa. Fiz uma residência artística na MArt, entre 2014 e 2021, e sou artista residente na BASE desde então. Atualmente sou coordenador da Oficina de Desenho e Pintura da BASE onde integro o conselho de fundadores. Participei em diversas exposições coletivas desde 2013. Destaco a exposição “Horto de Incêndio” em 2019, realizada no “Istituto Centrale per la Grafica” em Roma e no MNAC em Lisboa. No contexto deste projeto passei a estar integrado na coleção da Fundação Calouste Gulbenkian. Destaco igualmente exposições coletivas em espaços como a Galeria Sá da Costa, Pavilhão 31, Museu de São Roque, Museu Medeiros de Almeida e Galeria Arte Graça. Realizei igualmente exposições individuais, tais como “Close-Up” em 2022 na Galeria Sá da Costa em Lisboa, ou a “Solve et Coagula”, no salão da BASE.
Laboratório de Investigação
Artistas convidados Flávia Germano Barra, Hugo Bernardo, Mafalda Oliveira Martins, Nina Fraser, Ricardo Castro Ferreira e Sofia Sacadura.
Filosofia, Teoria da Arte e Estética
Pedro Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.
História da Arte
Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.
Academia de Desenho e Pintura online e presencial
Desenho e Pintura segundas, 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Laboratório de Investigação quartas, 10h30/13h.
História da Arte online, terças, 18h30/20h.
Filosofia, Teoria da Arte e Estética online, quartas, 18h30/20h.
*Estacionamento no pátio da escola em horário pós-laboral.
ANO LETIVO 2025/2026
Início do ano letivo 29 setembro 2025
Término do ano letivo 23 julho 2026
PAUSAS LECTIVAS
Férias do Natal 20 dezembro 2025 a 4 janeiro 2026
Férias do Carnaval 16 e 17 fevereiro 2026
Férias da Páscoa 31 março a 8 abril 2026
FERIADOS
Implantação da República domingo, 5 outubro 2025
Dia de Todos os Santos sábado, 1 novembro 2025
Restauração da Independência segunda, 1 dezembro 2025
Dia da Imaculada Conceição segunda, 8 dezembro 2025
Natal quinta, 25 dezembro 2025
Véspera de Ano Novo quarta, 31 dezembro 2025
Ano Novo quinta, 1 janeiro 2026
Carnaval terça, 17 fevereiro 2026
Sexta-Feira Santa sexta, 3 abril 2026
Páscoa domingo, 5 abril 2026
25 de Abril sábado, 25 abril 2026
Dia do Trabalhador sexta, 1 maio 2026
Dia de Portugal quarta, 10 junho 2026
Dia de Santo António sábado, 13 junho 2026
Corpo de Deus sexta, 19 junho 2026
ANO LETIVO 2025/2026
Propina Anual 1850,00*
*Em alternativa os participantes podem efetuar o pagamento da propina mensalmente no valor de 185,00 euros. A primeira mensalidade é paga juntamente com a taxa de inscrição no valor de 92,50 bem como, o seguro escolar.
Seguro Escolar 5,50
REGULAMENTO INTERNO
CAPÍTULO IV
Pagamentos
Secção I
Art.º 13º – A taxa de inscrição, o seguro de acidentes pessoais escolar e os valores das propinas encontram-se afixados no site www.abaseescoladearte.pt. O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição e não serão restituídos em caso de desistência.
Art.º 14º – As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito.
Art.º 15º – Em caso de não cumprimento do prazo referido no Art.º 14, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.
Art.º 16º – O pagamento da totalidade das mensalidades do ano letivo no ato de inscrição isenta o aluno ou artista residente do pagamento da taxa de inscrição.
Art.º 17º – A Base não efetua devoluções da propina salvo se cancelar os respetivos cursos.
Art.º 18º – As mensalidades são pagas de outubro a julho*.
*Compete ao aluno, comunicar por email ([email protected]), a desistência do curso com 30 dias de antecedência.
Este programa é adequado a participantes sem experiência?
Sim, na Base ministramos um ensino heterogéneo e direcionado com o objetivo de promover uma aprendizagem adaptada a cada participante.
O ano letivo iniciou em Outubro, posso ingressar no curso durante o decorrer do ano letivo ou posso fazer apenas alguns módulos?
As inscrições estão abertas durante o ano letivo. Na BASE ministramos um ensino adaptado a cada participante onde cada aluno tem um acompanhamento personalizado por parte dos docentes. Em cada turma, os docentes acompanham o trabalho de cada aluno tendo em conta o seu nível de aprendizagem, tendo como ponto de partida o programa do curso. Por esse motivo, os participantes podem ingressar no programa a qualquer momento.
Posso transitar entre o horário diurno e pós laboral?
Os participantes podem alternar a sua frequência entre o horário diurno e pós-laboral de acordo com a sua disponibilidade.
Posso transitar entre o regime presencial e online?
Este curso funciona num modelo misto, simultaneamente online e presencial. Os participantes podem frequentar as aulas online ou presencialmente.
Antes de me inscrever gostaria de agendar uma visita para conhecer a escola.
Para agendar uma visita à escola, por favor entre em contacto conosco.
O pagamento integral da propina anual do curso tem algum desconto?
O pagamento integral da propina anual do curso implica a isenção da taxa de inscrição.
É possível desistir do curso no decorrer do ano letivo?
Compete ao aluno, comunicar por email ([email protected]), a desistência dos Cursos e Residências Artísticas com 30 dias de antecedência.
Como faço para me inscrever?
A inscrição é realizada online, através do nosso site. As fichas de inscrição encontram-se no nosso site, na página do respetivo curso.
Após o preenchimento da ficha de inscrição, entraremos em contacto consigo com as informações relativas ao pagamento das propinas, seguro e taxa de inscrição, bem como, as questões relacionadas com a operacionalidade deste curso.
Como é realizada a comunicação entre a escola e os participantes de cada curso?
Cada curso lecionado na BASE tem um grupo no what’s app para agilizar a comunicação entre alunos e docentes, nomeadamente, entrada na escola, no zoom, materiais e questões que possam surgir relacionadas com o decorrer do curso. As questões relacionadas com o atendimento geral ou contabilidade, devem ser endereçadas por email para o respectivo departamento.
Não sei qual é o link para participar nas aulas através da plataforma Google Meetings.
O link para participar online nas aulas encontra-se na descrição do grupo do what’s app do respectivo curso.
Nos meses em que existem férias escolares a mensalidade é a mesma?
A mensalidade é sempre a mesma ao longo do ano letivo.
É necessário pagar taxa de inscrição no início de cada ano letivo?
O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição em cada ano letivo.
Qual é o prazo para o pagamento das mensalidades?
As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito. Em caso de não cumprimento do prazo referido, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.
Se tiver alguma questão por favor entre em contacto conosco através do telefone 927549092 ou por email ([email protected])
Localização Oficinas da Escola Manuel da Maia. Rua Freitas Gazul nº6, 1350-149 Campo de Ourique, Lisboa.
Visitas por marcação, por favor agende a sua visita.
Contactos 92 754 90 92
[email protected]
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