A Academia de Cerâmica destina-se a um público interessado numa formação completa, fornecendo os conhecimentos práticos e teóricos que permitem o desenvolvimento de um trabalho autoral critico e exigente. As aulas práticas são presenciais, as aulas teóricas são presenciais e online.
O programa da Academia de Cerâmica interliga a aprendizagem formal e técnica com uma forte vertente teórica, consolidando o conhecimento teórico-prático destas disciplinas, bem como, dos vários temas que constituem a sua história moderna e contemporânea. Este programa é constituído por dois anos letivos, no final dos quais o aluno pode candidatar-se à frequência da Residência Artística 1.0 ou a Residência Artística 2.0.
Este programa é composto pelas seguintes disciplinas cujos programas podem ser consultados abaixo: Cerâmica, Desenho e Pintura, Lugares da Arte, Mapa Sentimental, História da Arte e Filosofia, Teoria da Arte e Estética. Os participantes têm acompanhamento tutorial ao longo do ano letivo. No final de cada ano letivo, será mostrada publicamente uma seleção dos trabalhos desenvolvidos ao longo da Academia de Cerâmica.
As disciplinas que compõem a Academia de Cerâmica serão lecionadas num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste programa será apenas online.
O programa de Cerâmica tem a duração de dois anos letivos e é composto por oficinas práticas e teóricas com orientação e tutoria de professores residentes na Base e artistas convidados.
A frequência deste programa permite uma aprendizagem diversificada, aliando conhecimentos técnicos e experimentação à História da Arte e à prática artística contemporânea.
Pontualmente, haverá sessões teóricas sobre histórias e autores da cerâmica. Numa viagem pela história da cerâmica propõe-se um percurso pela vida e obra de alguns dos mais importantes artistas do séc. XX cujo contributo transformou radicalmente, técnica e artisticamente, uma tradição milenar.
ANO I
O primeiro ano é dedicado à aprendizagem das noções fundamentais da Cerâmica, as suas técnicas e práticas e o seu enquadramento histórico problematizando a prática e a relação da cerâmica com outras disciplinas das artes visuais como o desenho, a escultura e a gravura.
TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO
Datas 13 setembro / 17 dezembro
Horário Diurno segunda e quinta, 10h30/13h30 (14 sessões)
Professor Carlos Ribeiro
RODA DE OLEIRO
Datas 3/7 janeiro, todos os dias, 18h/22h. Finalização das peças: 10 e 13 janeiro / 18h/22h (7 sessões)
Professor Fernando Sarmento
VIDRADOS
Datas 31 janeiro / 24 fevereiro
Horário Diurno segunda e quinta, 10h30/13h30 (8 sessões)
Professor Carlos Ribeiro
MOLDES
Datas 3 março / 24 março
Horário Diurno segunda e quinta, 10h30/13h30 (7 sessões)
Professora Stefania Barale
PORCELANA LÍQUIDA
Datas 28 março / 11 abril
Horário Diurno segunda e quinta, 10h30/13h30 (5 sessões)
Professor Carlos Ribeiro
ESCULTURA EM CERÂMICA
Datas 18 abril / 30 maio (12 sessões)
Horário Diurno segunda e quinta, 10h30/13h30 (12 sessões)
Professor Carlos Ribeiro
PORCELANA LÍQUIDA
Datas 2 junho / 12 junho (Corpo de Deus, quinta / 16 junho 2022)
Horário Diurno segunda e quinta, 10h30/13h30 (4 sessões)
Professor Carlos Ribeiro
ANO II
No ano II, procura-se aliar a produção prática da cerâmica a uma consciência crítica do trabalho através da construção de um corpo de trabalho e de investigação autónomo com acompanhamento tutorial. A frequência deste ano II resulta na participação na exposição final anual e open studio Verão/Inverno.
O programa do Curso de Desenho e Pintura tem a duração de dois anos letivos e está estruturado cronologicamente por temas e questões da história do Desenho e Pintura. Cada tema explora questões, técnicas e utilização de materiais específicas.
PROFESSORES
ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Função Direção e Coordenação pedagógica; Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e Pintura, Mini Cursos de Desenho e Pintura Laboratório de Investigação, Práticas Profissionais para Artistas e Lugares da Arte. Tutor nos programas Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.
MARIANA GOMES
. Nota biográfica Faro, 1983. Formada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, expõe regularmente desde 2011. O trabalho de Mariana Gomes encontra-se representado em várias coleções privadas e públicas como a coleção de Arte Contemporânea da Fundação EDP, a coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, Fundação Carmona e Costa e coleção PLMJ. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e Pintura, Mini Cursos de Desenho e Pintura, Laboratório de Investigação, Práticas Profissionais para Artistas e Lugares da Arte. Tutora nos programas Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.
CALENDÁRIO ESCOLAR
HORÁRIO DIURNO
Início do ano letivo 14 Setembro 2022
Fim do ano letivo 27 Julho 2023
Inscrições abertas ao longo do ano letivo
HORÁRIO PÓS LABORAL
Início do ano letivo 3 Outubro 2022
Fim do ano letivo 27 Julho 2023
Inscrições abertas ao longo do ano letivo
PAUSAS LECTIVAS
Férias do Natal 17 dezembro 2022 / 2 de janeiro 2023
Férias do Carnaval 18 fevereiro 2023 / 21 março 2023
Ferias da Páscoa 6 abril 2023 / 16 abril 2023
FERIADOS
Implantação da República quarta, 5 Outubro 2022
Dia de Todos os Santos terça, 1 Novembro 2022
Restauração da Independência quinta, 1 Dezembro 2022
Dia da Imaculada Conceição quinta, 8 Dezembro 2022
Entrudo terça, 21 Fevereiro 2023
Dia da Liberdade terça, 25 Abril 2023
Dia do Trabalhador segunda, 1 Maio 2023
Dia de Santo António terça, 13 Junho 2023
Corpo de Deus quinta, 8 Junho 2023
TÉCNICAS E MATERIAIS
. Tintas de água aguarela, guache, acrílico, tinta da China
Relação figura fundo;
Técnica de claro escuro;
Como diversificar entre a mancha e a linha na modelação de um objeto, figura ou abstração;
Estabelecer campos de cor por contraste ou tonalmente;
Transparência e opacidade;
Uso adequado de médiuns;
Os vários comportamentos da tinta conforme a superfície e características do papel;
Características e uso adequado de pincéis com vários formatos ou cerdas;
. Riscadores pastel de óleo, pastel seco, carvão, sanguínea, aparo, grafite, lápis de cor, cera, marcadores, pontas de feltro, esferográficas, etc.
Figuração e escala (retrato, corpo inteiro e paisagem);
Proporção e relação de figuras num plano;
Características de inscrição ou mancha dos vários materiais;
Desenho de linha no contorno ou percurso de uma representação;
Várias velocidades de execução;
Caligrafia e automatismos.
. Tintas de óleo
Presença da cor;
Cores complementares;
Função das cores quentes e frias;
Velaturas e sobreposições;
Cor local e cor inventada;
Reação da tinta em várias superfícies distintas;
Uso adequado de médium e percentagens corretas (os vários diluentes, aglutinantes, médios de secagem rápida, retardantes, etc.);
Características e uso adequado de pincéis com vários formatos ou cerdas;
Compreender fundo ambiental ou ilusionístico;
A importância do gesto na execução da pintura e do seu ritmo;
Engradar e preparar telas.
PROGRAMA ANO 2022/2023 princípios do século XX até à atualidade.
O nariz de Picasso setembro 2022
*Horário Diurno
Materiais tintas de óleo, pastel seco, pastel de óleo, carvão, tela, papel.
Começamos o ano com exercícios sobre a produção de Picasso entre 1907 até aos anos trinta, dos narizes torcidos às duplas faces, da vida na cidade às praias de Dinard. Os exercícios propostos incindem em questões de presença, magia, desejo e secretismo.
O quadrado preto outubro 2022
Materiais guache, grafite, tinta da china, cola em stick, cola de madeira, tela, papel.
Através de colagens e sobreposições de imagens procuraremos entender a ideia da pintura como abstração geométrica. Veremos também como a escala e o formato influenciam a linguagem das imagens em quadros, posters ou desenhos.
Naturezas mortas metafisicas, uma construção novembro 2022
Materiais tintas de óleo, carvão, aguarela, papel, tela.
Exercícios variados onde analisaremos a estrutura de naturezas mortas partindo de exemplos de obras de Giorgio de Chirico e Giorgio Morandi. Este curso explora a construção minuciosa do modelo e a sua observação, considerando: a luz, a contaminação de cor entre objetos próximos, a cor tonal na relação figura/fundo, o apagamento das linhas de contorno pela mancha. Exploraremos também o uso de uma iconografia bizarra e perspetivas impossíveis na criação de um ambiente onírico e misterioso.
A luz artificial e o modelo dezembro 2022
Materiais tintas de óleo, carvão, guache, aguarela, tinta da China, tela, papel.
Este curso explora a observação e encenação de um corpo no espaço; como a luz elétrica invade o gesto que descreve e modela a pele do modelo, como este se destaca ou mistura no ambiente e como a relação figura /fundo deforma ou altera o corpo desenhado. Serão dados exemplos de figuração de Francis Bacon, Lucien Freud, David Hockney e Frank Auerbach.
Nota inclui duas aulas de modelo nu.
A escala Americana janeiro 2023
Materiais tintas de óleo, acrílico, tinta da China, carvão, guache, papel, tela.
Através de exemplos da Escola de Nova Iorque e de trabalhos emblemáticos do Expressionismo Abstrato, faremos inúmeros exercícios de pequena escala mas com a ambição de se tornarem enormes, de uma escala desmesurada. Veremos também como a técnica e o material se manifestam na superfície da tela ou do papel, evidenciando o percurso de um corpo em performance.
A life lived, do Cartoon político aos emblemas do cotidiano fevereiro 2022
Materiais tintas de óleo, carvão, tinta da China, guache, papel, tela.
Este curso explora a observação do dia a dia e dos seus símbolos, bem como a maneira como a atualidade se imiscui na produção artística. Tendo por mote o regresso à figuração de Philip Guston nos anos 70, estabeleceremos relações entre poesia e pintura, autobiografia e caricatura.
Objetos visuais, coisas acopladas e trabalhos híbridos março 2023
Materiais carvão, guache, pastéis de óleo, marcadores, tinta acrílica, cola de madeira, jornais velhos e revistas, papel, tela.
Como juntar elementos tridimensionais, sonoros, ou outros, às disciplinas de desenho e pintura? Neste curso exploramos os temas de apropriação e colagem, o que é de ordem pessoal ou coletiva, através de múltiplos exercícios, tendo por mote a produção artística de autores como Jasper Johns, Rober, Rauschenberg, John Cage ou Merce Cunningham.
Máscaras de Graffiti e a Cidade como galeria abril 2023
Materiais tinta acrílica, guache, spray, pedaços de cartão, x-ato, cola de madeira, pastel de óleo, tela, papel.
Exercícios variados tendo por objetivo a construção de um conjunto de símbolos personalizados que se podem repetir em várias superfícies. Este curso explora a construção e realização de máscaras para graffiti e serigrafia, bem como o desenho como forma simples e direta de comunicação. Das repetições de Andy Warhol aos desenhos ritmados de Keith Harring, do Breakdance nas ruas às inscrições /poemas de Basquiat, veremos como a cidade pode ser uma galeria de arte.
Nota inclui uma sessão de serigrafia.
Palavras desenhadas Maio 2023
Materiais acrílico, guache, marcadores, pasteis de óleo, x-ato, cola de madeira ou em stick, sobre papel, cartão ou outros materiais reciclados como pedaços de madeira, plástico, embalagens, etc.
Partindo de exemplos de Cy Twombly, Bruce Nauman, Jenny Holzer, Ed Ruscha, entre outros, exploraremos a inscrição da palavra e texto na tela ou papel. Exercícios variados sobre a palavra como símbolo gráfico em vários suportes e escalas.
Nota inclui uma aula de serigrafia
Gerard Richter e Luc Tuymans junho 2023
Materiais tinta de óleo, guache, tela, papel.
Como se apropriam estes autores de várias fontes documentais na produção da sua obra? Exercícios de pintura a partir de imagens fotográficas, jornais, livros, documentários, filmes, livros, publicidade, etc.
Ranking julho 2023
Materiais tinta de óleo, tinta acrílica, guache, spray, marcadores, pastel de óleo, x-acto, cola de madeira, papel, caderno diário.
Neste mês de julho de encerramento do ano letivo, faremos exercícios com base em propostas dos próprios alunos, bem como de temas e artistas por eles escolhidos.
PROGRAMA ANO 2023/2024 meados do século XIX até ao princípio do século XX.
Romantismo e a paisagem: William Turner e Caspar David Friedrich setembro 2023
Materiais aguarela, guache, papel para técnicas húmidas.
Incidindo no Romantismo, particularmente na representação da paisagem e no modo como William Turner e Caspar David Friedrich a utilizaram como tema fundamental na sua prática pictórica, iremos desafiar os participantes a produzir uma série de trabalhos, em que o movimento ou a estaticidade serão contemplados.
Romantismo e a figuração: Goya e Delacroix outubro 2023
Materiais tintas de óleo, guache, tela, papel.
Este curso aborda a figuração incidindo no percurso destes dois pintores, assim como no contexto que os envolvia. Os trabalhos produzidos têm como fim a exploração do cromatismo e construção da figura humana e animal.
Daumier e Corot novembro 2023
Materiais pastel de óleo, papel, tela.
A vivência da paisagem e a consciência da relação da pintura com o contexto envolvente, seja ele no plano social, ou simplesmente no plano da fruição da natureza. Exercícios variados de observação e composição.
O cotidiano e o ar do tempo, do ideal para o real dezembro 2023
Materiais carvão, guache, aguarela, tinta da China, papel.
Procuraremos observar tudo o que nos rodeia de forma objetiva e crua. Veremos também como o uso da escala pode interferir com o(s) tema(s) escolhidos e a sua mensagem.
A sombra colorida janeiro 2024
Materiais tintas de óleo, carvão, guache, tela, papel.
Tendo como referência a Belle Époque e o grupo Impressionista, exploraremos através do desenho e da pintura questões como: a urgência, o inacabado, a marca, a paisagem escolhida e a luz.
Paraísos Artificiais fevereiro 2024
Materiais tintas de óleo, carvão, pastel seco, guache, papel.
Apropriação de temas da pintura Simbolista: o Fantástico, o inconsciente, o sonho, anjos e demónios. Este curso explora a ligação subjetiva da poesia com a pintura, a ideia de vertigem, intoxicação e criação de espaços ambíguos.
Ukiyo-e e a Pintura março 2024
Materiais carvão, guache, pastéis de óleo, tinta da China, marcadores, papel.
Este curso explora a contaminação das artes gráficas na Pintura, nomeadamente, a xilogravura japonesa na obra de Vincent Van Gogh e as citações boémias de Paris na produção de Posters de Henri Toulouse-Lautrec. Exercícios sobre figura fundo, decoração e ritmo, síntese e mensagem.
O Monte de Santa Vitória abril 2024
Materiais tintas de óleo, guache, lápis, aguarela, tela, papel.
Como abrir, fraturar e modular a forma? Este curso estabelece a ligação entre a construção de naturezas mortas e paisagem. Veremos a importância que Cézanne deu aos espaços intocados da tela e aos espaços em branco nas suas inúmeras aguarelas.
O Bordel Filosófico maio 2024
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, pastéis de óleo, tela, papel.
As máscaras e o olhar, apropriação e magia
Exercícios a partir da produção de Picasso no início do século XX e a influência da arte “primitiva” na sua prática artística.
A cidade e as máquinas junho 2024
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, cola de madeira, x-ato, tesoura, revistas, jornais, tela, papel.
Através da observação de obras emblemáticas do Futurismo, Expressionismo e do Cubismo, veremos como a recolha e manipulação de imagens e objetos, passou a integrar as disciplinas do desenho e da pintura. Exercícios variados sobre acumulação e síntese, expressão e contenção.
Dadaísmo e surrealismo julho 2024
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, cola de madeira, x-ato, tesoura, revistas, jornais, tela, papel.
Exercícios de colagem e associação automática. Colaboração entre alunos na construção de vários trabalhos a várias mãos onde o acaso e o inesperado serão um fator comum.
O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala global.
Nesta disciplina visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. Estas visitas serão orientadas alternadamente pelos professores de Desenho e Pintura, Cerâmica, Mercados da Arte, História da Arte, Filosofia Teoria da Arte e Estética e Laboratório de Investigação.
Horário Quarta, 15h/18h
Professores Ana Natividade, André Almeida e Sousa, Carlos Ribeiro, Mariana Gomes, Miguel Meruje, Patrícia Sasportes e Pedro Arrifano
Programa teórico-prático onde são explorados temas e práticas artísticas através de exercícios e propostas de trabalho com uma forte componente experimental.
Quais os modelos e influências de que nos servimos e como o fazemos? Qual a relação da escrita com a prática artística e a produção de imagens e objetos?
O programa do Laboratório de Investigação está organizado por 4 módulos temáticos: a Construção de um Mapa Sentimental, o Escritor Selvagem, a Noite como o Dia e os Dias como Noite e Viagem ao Mundo dos Símbolos.
A frequência do Laboratório de Investigação pode ser presencial ou online (através da plataforma zoom).
A CONSTRUÇÃO DE UM MAPA SENTIMENTAL
(…) the map is as it was:
A diagram
Of how the world might look could we
Maintain a lasting,
Perfect distance from what is.
The Map, Mark Strand
Desenhando, escrevendo, compilando o nosso mapa sentimental, proponho que me acompanhem nesta série de sessões-passeio numa deambulação mais ou menos ficcionada a partir de exemplos recolhidos livremente em diversas disciplinas: Retórica; literatura; arte; arquitectura; cinema; etc.
Iremos olhar para eles com atenção. Trata-se de um exercício duplo: seguir um caminho traçado e afastarmo-nos dele, perdermo-nos para nos voltarmos a situar.
Que modelos de pensamento nos podem ajudar neste processo?
O mapa, a rede, a genealogia, a espiral, a constelação?
De que formas organizamos a nossa memória fora de nós? Quem trazemos connosco para o estúdio? Que acontecimentos guardamos e se tornam significativos no nosso trabalho? Como nos defendemos do que não nos é destinado?
PROFESSORA Ana Natividade
HORÁRIO quinta, 18h30/20h
DATAS 16 setembro / 25 novembro (11 aulas)
O ESCRITOR SELVAGEM
Porque escrevem tanto os artistas, e em particular os mais significativos? Porque querem fazer experiências com a língua e a escrita. Porque no fundo das palavras
há relações entre imagens e desenhos que são letras. Porque muitas vezes são convidados a ilustrar textos e também lhes apetece fazer.
Há assim uma vasta literatura de artistas que é olhada de soslaio, com desconfiança, porque deriva do prazer e questiona o lado vigilante e burocrático da escrita.
Que fazer com os textos explosivos de Picasso, as brincadeiras marotas de Duchamp, as narrativas descosidas de Max Ernst, as falas em bruto de Dubuffet, os elegantes
aforismos de Braque e as provocações de Picabia?
Este curso teórico-prático propõe a descoberta de um continente literário inconformista e exótico.
Os textos aqui abordados são um convite à prática da escrita, como quem desenha, molda, pinta, fotografa e filma.
De Eurípedes a Warhol, de Leonardo a Batarda, de Rosalba Carriera a Ana Jotta.
PROFESSOR Pedro Proença
HORÁRIO quinta, 17h00/18h30
DATAS 2 dezembro / 24 fevereiro (11 aulas)
FÉRIAS DO NATAL 18 dezembro 2021 / 2 de janeiro 2022
A NOITE COMO O DIA A E OS DIAS COMO NOITE
A frase que dá título a este workshop é uma tradução do título inglês Nights as day, days as night do livro Nuits sans nuit et quelques jours sans jour de Michel Leiris.
A referência surge no ensaio de Lydia Davis Found Material, Syntax, Brevity, and the Beauty of Awkward prose: Forms and Influences IV que nos servirá de fio condutor para trabalhar em algo semelhante ao que Lydia Davis chama de Dream Pieces. Relatos de sonhos.
Como se escreve ou se desenha um sonho? O que torna aborrecido o seu relato? Que qualidades e formas podem dar à nossa experiência acordada a aparência de um sonho?
Iremos ler Adília Lopes, Billy Collins, Mark Strand, Howard Nemerov, Sam Shepard, Lydia Davis, Russel Edson, Thomas Bernhard e Roland Topor .
E iremos trabalhar enquanto dormimos.
PROFESSORA Ana Natividade
HORÁRIO quinta, 18h30/20h
DATAS 3 março / 12 maio (10 aulas)
FÉRIAS DA PÁSCOA 13 abril 2022 / 17 abril 2022
VIAGEM AO MUNDO DOS SÍMBOLOS
Nestas aulas está prevista uma viagem ao mundo dos símbolos. Será esse o centro das nossas investigações.
Vamos mergulhar no nosso espaço interior, este curso pretende desenvolver capacidades de centramento e auto-cura através de histórias que se desenrolam a partir de símbolos precisos.
Esta investigação desenvolver-se-á por temas que serão anunciados em cada aula e apoiar-se-á em textos da Literatura, Psicanálise, Ocultismo, Filosofias e Religiões Orientais e Ocidentais, sendo sempre acompanhada de imagens que funcionarão como sinais interpretativos, estimulando a capacidade narrativa, interpretativa e imaginativa.
Esta viagem culminará num livro de símbolos (em jeito de diário de bordo) a ser construído individualmente por cada um dos participantes.
PROFESSORA Francisca Carvalho
HORÁRIO quinta, 18h30/20h
DATAS 19 maio / 28 julho (10 aulas)
FERIADO Corpo de Deus quinta, 16 junho 2022
O curso de História da Arte oferece uma perspectiva transnacional e que analisa a evolução da arte ao longo dos séculos, com uma metodologia abrangente e fresca, tendo em conta os seus antecedentes e as linguagens actuais. Das inovações técnicas que levam ao bem-pintar influenciado pelo classicismo, até aos alfabetos visuais que compõem as novas vanguardas da arte imersiva, o ciclo de estudos de História da Arte foca-se num método de análise das manifestações artísticas que promove ligações entre as artes visuais e os materiais de suporte da literatura, do teatro e da música, num entrosamento constante entre cultura, arte e mercado.
Com a intenção de pensar numa cena artística à escala global, traremos visibilidade à contemporaneidade recorrendo a exemplos visuais e teóricos, mas sem descurar o passado que nos trouxe até à actualidade. Da introdução ao modernismo à problematização do espectador e da audiência dentro das galerias Cubo Branco, a produção artística invocada é multi, intra e transdisciplinar, um território que serve de pretexto para lidarmos com a observação e receção para caracterizar, refletir e promover a filosofia da arte por trás das obras interpretadas, reforçando o aluno de uma atitude crítica, que os torne parte do diálogo artístico, enquanto parte ativa da sua estrutura.
Estabelecidas as bases históricas, irá ser feita uma ponte constante para o culminar das inovações artísticas para o nosso olhar actual, pelo que também se visa expandir o campo de estudos para outras perspetivas que se impõe pela sua força e representação. Para além de outros quadrantes geográficos que ficam fora dos estudos clássicos da arte, também os meios e ferramentas artísticas serão diversos, como o programa do curso de História da Arte mapeia.
Este curso será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.
Horário Terças, 18h30/20h
Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.
. Função Leciona História da Arte, Laboratório de Investigação, Práticas Profissionais para Artistas e Lugares da Arte.
Programa
A Paisagem Apocalíptica
Romantismo na Europa e os Sonhos em Tela
Sublime Memória da Aura
A Luz em Viagem
Impressões e Imitações das Emoções
O Nevoeiro e o Desaparecimento
O Espelho e a Verdade
A Origem da Pintura e a Reprodução
Pre-História do Nosso Moderno
Da Paisagem Exterior Para A Nova Paisagem Interior da Humanidade
A Perversão Surrealista e o Pesadelo no Pensamento
O Quadrado Negro e os Monocromáticos
O Fim da Arte Sem Forma
Suprematismo do De Stijl e Cor da Bauhaus
Sobre o Minimalismo
As Ruas e a Pop Art
O Espectador
Arte Conceptual
Cubo Branco e Caixas de Vidro
Invisibilidades e Visões do Vazio
Da Video Art à Land Art
Arte Imersiva
A Forma Artística: Do Vazio Mínimo à Luz Total
Periferias e Outras Perspectivas
O Corpo nas Vanguardas – o Todo, o Fragmento e Formas Disformes
Fotografia como Arte
Arte Portuguesa e o Modernismo Português
O Sistema da Black Mountain School
O Zero — Tradução e Prática
Arte no Feminino
Arte e Arquitectura
Séries e Repetições
Graffiti e Street Art
Nova Iorque vs Los Angeles
Arte Digital
Início do ano letivo 4 outubro 2022
Fim do ano letivo 27 junho 2023
Pausas Letivas
Férias do Natal 17 dezembro 2022 / 2 de janeiro 2023
Férias do Carnaval 18/21 fevereiro 2023
Ferias da Páscoa 6/16 abril 2023
Feriados
Dia de Todos os Santos terça, 1 novembro 2022
Dia da Liberdade terça, 25 abril 2023
Dia de Santo António, terça, 13 junho 2023
Início do ano letivo 12 outubro 2022
Fim do ano letivo 26 junho 2023
Pausas Letivas
Férias do Natal 17 dezembro 2022 / 2 de janeiro 2023
Férias do Carnaval 18/21 fevereiro 2023
Ferias da Páscoa 6/16 abril 2023
Feriados
Implantação da República quarta, 5 outubro 2022
A Estética e a Teoria da arte são disciplinas centrais para as artes e humanidades. Ao abordarem questões filosóficas do mundo contemporâneo sobre uma ampla gama de formas de arte e ao examinarem, entre outros, conceitos como o de experiência estética, o de valor artístico, o de cultura, o de beleza, o de emoção, o de criatividade, o de imaginação, ambas remetem para os fundamentos da nossa humanidade comum.
Na esteira de fenómenos mundiais como a descolonização, o neoliberalismo, os processos de globalização e a internet, a História e a Teoria da arte começam a ter novas abordagens no estudo da arte em todo o mundo. Esta esta disciplina irá dedicar-se à temática do Mundo Contemporâneo globalizado, visando oferecer informações valiosas sobre a sociedade atual através da sua combinação única de perspetivas históricas, debates e análises voltadas para o futuro.
A Arte Contemporânea em particular tem sido considerada uma condição do “global”, já que o mapa do mundo da arte inclui locais antes considerados periféricos para a geografia do cânone histórico da arte. O momento em que se vive encerra múltiplos desafios em metodologias críticas, muitas vezes necessitando de leituras históricas e culturalmente específicas ao negociar paradigmas discursivos do que tem sido um corpo de teoria e crítica da arte engendrado em grande parte pelo mundo ocidental.
Assim sendo, e seguindo a linha iniciada anteriormente, iremos desenvolver os tópicos anteriormente abordados, a saber: teorias da “era da informação” e da “sociedade em rede”; novas geografias culturais articuladas por meio de tecnologias de informação globais; a Internet como espaço tecnológico de política global, no qual operam questões identitárias; mercados online emergentes considerados da perspetiva do produtor e consumidor.
Este curso será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.
Horário Quartas, 18h30/20h
Professor Pedro Miguel Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.
. Função Leciona Filosofia, Teoria da Arte e Estética, Laboratório de Investigação, Práticas Profissionais para Artistas e Lugares da Arte.
Mundo Contemporâneo, a Internet e a Globalização
A crítica da modernidade: o pós-moderno
A arte e a crise
O Contemporâneo: Jean Francois Lyotard; Giorgio Agamben; Anne Cauquelin
A globalização/localização: Georges Balandier, Zygmunt Bauman e Paul Virilio.
O que distingue a Querela contemporânea das precedentes
Arthur Danto e a “transfiguração do banal”
A desmaterialização da arte
Dessacralização ou libertação da arte
Mundo Contemporâneo, o real, o virtual e o global
A questão dos critérios estéticos
O desafio da estética
“A de-definição da arte”: Harold Rosenberg
O papel da democratização da cultura
Como Julgar a qualidade de uma Obra? Nelson Goodman Arthur Danto Immanuel Kant
“O Complot da Arte” de Jean Braudillard, 1996
“A Arte em Estado Gasoso” de Yves Michaud, 2007
O absurdo existencial pulp
Soluções para a decadência dos critérios estéticos
Início do ano letivo 12 outubro 2022
Fim do ano letivo 26 junho 2023
Pausas Letivas
Férias do Natal 17 dezembro 2022 / 2 de janeiro 2023
Férias do Carnaval 18/21 fevereiro 2023
Ferias da Páscoa 6/16 abril 2023
Feriados
Implantação da República quarta, 5 outubro 2022
ANA NATIVIDADE
. Nota biográfica Lisboa, 1971. Arquitecta (FAUTL, 1997). Concluiu Mestrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea (parte curricular), na FLUL, e participou como bolseira no programa LITEVA, Literary Text in the Visual Age, na Faculty of Arts, University College Groningen, Holanda. Foi Docente de Literatura Portuguesa na Università degli Studi di Roma Tor Vergata. Estudou Gravura com João Pedro Cochofel na Galeria Diferença; Desenho e Pintura na SNBA, no Ar.Co e na MArt. Expõe regularmente desde 2013. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Responsável pelo departamento de Gravura. Leciona Laboratório de Investigação, A Noite como o Dia e os Dias como Noite, A Construção de um Mapa Sentimental e Lugares da Arte.
ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Função Direção e Coordenação pedagógica; Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e Pintura, Mini Cursos de Desenho e Pintura e Lugares da Arte. Tutor nos programas Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.
CARLOS RIBEIRO
. Nota biográfica Almada, 1962. Essencialmente autodidata, tem procurado formação em áreas como a Filosofia, Estética, História da Arte, Performance, Curadoria, Desenho e Montagem de exposições, Edição de Vídeo, em locais como Ar.Co, MArt, SNBA, Gulbenkian, CCB, Culturgest, FCSH, RESTART, entre outros e na relação com artistas e entidades públicas e privadas. Entre 2019 e 2021 foi responsável pelo departamento de cerâmica na escola de arte Mart. Expõe regularmente desde 2009. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Responsável pelo departamento de Cerâmica. Leciona Academia de Cerâmica, Curso de Cerâmica, Mini Cursos de Cerâmica e Lugares da Arte.
FERNANDO SARMENTO
. Nota biográfica Nasceu a 16 de Agosto de 1970, em Angola ( Sanza Pombo ). Com 3 anos de idade, em virtude de alguma instabilidade que já se fazia sentir em Angola , veio para casa dos avós na Aldeia de Prisão Fundeiro, habitada por 5 famílias no total. Olhando para trás e para a obra, parece que foram estes anos que mais marcaram o seu trabalho artístico. Quase todo o seu trabalho anda à volta da comida, das sementes, dos frutos, legumes e os respetivos utensílios para confecionar as refeições. Os seus avós dedicavam-se à agricultura , criação de animais e o seu avô também acumulava o trabalho de moleiro e ferreiro, que exercia mediante as necessidades e solicitações. Aos 8 anos foi viver para Lisboa com os pais. Aos 11 anos teve o primeiro contato com a cerâmica no 1º ciclo, essa experiência foi tão marcante que mais tarde em 1986, ao entrar para a Escola Artística António Arroio, estava indeciso entre cerâmica e fotografia, mas a cerâmica “falou mais alto”.
. Função Leciona Curso de Cerâmica e Mini Cursos de Cerâmica.
FRANCISCA CARVALHO
. Nota biográfica Coimbra,1981. Vive e trabalha em Lisboa. Curso Avançado de Artes Plásticas no Ar.Co, de Filosofia na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Artes Visuais na Maryland Institute College of Arts ao abrigo da bolsa Fundação Carmona e Costa/Fulbright e de Artes Visuais do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Expõe regularmente desde 2005. Tem desenvolvido o seu trabalho nas áreas de desenho e pintura. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Leciona Laboratório de Investigação, Viagem ao Mundo dos Símbolos e Lugares da Arte.
MARIANA GOMES
. Nota biográfica Faro, 1983. Formada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, expõe regularmente desde 2011. O trabalho de Mariana Gomes encontra-se representado em várias coleções privadas e públicas como a coleção de Arte Contemporânea da Fundação EDP, a coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, Fundação Carmona e Costa e coleção PLMJ. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e Pintura, Mini Cursos de Desenho e Pintura e Lugares da Arte. Tutora nos programas Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.
MIGUEL MERÚJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.
. Função Leciona História da Arte Clássica: O Tempo da Pintura, História da Arte Moderna: A Época das Vanguardas, História da Arte Contemporânea: o Ano Zero Contínuo e Lugares da Arte.
PATRÍCIA SASPORTES
. Nota biográfica Lisboa, 1988. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa em 2011. Frequentou o Mestrado em Mercados da Arte, ISCTE. Atualmente a fazer o Doutoramento em História da Arte Contemporânea, FSCH-UNL (em pausa). Co-fundou a escola de arte Mart em 2013, onde ocupou o cargo de diretora até ao seu encerramento em 2021. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Função Direção e Coordenação pedagógica; Leciona Mercados da Arte, Lugares da Arte e Práticas Profissionais para Artistas. Tutora nos programas Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.
PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.
. Função Leciona Filosofia, Teoria da Arte e Estética, Laboratório de Investigação, Práticas Profissionais para Artistas e Lugares da Arte.
PEDRO PROENÇA
. Nota biográfica Lubango (Angola), 1962. Licenciado em pintura pela ESBAL em 1986. Lecionou mestrados em Ilustração Artística no ISEC/Universidade de Évora entre2009/2012. É um dos fundadores do Movimento Homeostético. Expõe com regularidade desde 1981, tendo realizado mostras individuais e coletivas em importantes instituições nacionais e internacionais e recebido vários prémios. Paralelamente tem desenvolvido uma vasta obra como ilustrador e escritor.
. Função Leciona Laboratório de Investigação e O Escritor Selvagem.
STEFANIA BARALE
. Nota biográfica Nasceu em Itália, em 1974. Vive parte da sua infância em casa da avó materna, onde vive rodeada de natureza e afeto. As mudanças de casa e de lugar, são um acontecimento natural, ao longo da vida, que estimula o recomeço e a criatividade.
Em Itália escolhe um percurso artístico, que completa com a Licenciatura em Artes Plásticas na FBAUL em Lisboa em 2009. Em 2003 è selecionada pela XXXIII Experiência Artística Salgaderos, onde encontra pessoas de diferentes nacionalidades, entre estas também há um Português. Em final de 2005 emigra para Portugal para ingressar na FBAUL no curso de escultura. Em 2017 nasce o seu filho: um novo mundo, com muito mais sentido está em germinação. 2018 Termina a Formação como Guia Ami 3-6, ensino pedagogia Maria Montessori (pedagoga italiana que revolucionou a forma de ver as crianças)
Gosta de Viajar e conhecer novos lugares, pessoas e diferentes formas de viver.
. Função Leciona Curso de Cerâmica e Mini Cursos de Cerâmica.
Cerâmica, segunda e quinta, 10h30/13h30
Desenho e Pintura terça e quarta, 10h30/13h
Filosofia, Teoria da Arte e Estética terça, 18h30/20h
Lugares da Arte quarta, 15h/18h
História da Arte quarta, 18h30/20h
Laboratório de Investigação quinta, 18h30/20h
( 2 dezembro / 24 fevereiro – 17h/18h30)
Início do ano letivo 13 Setembro 2021
Fim do ano letivo 29 Julho
Pausas Letivas
Férias do Natal 18 dezembro 2021 / 2 de janeiro 2022
Férias do Carnaval 28 fevereiro 2022 / 1 março 2022
Ferias da Páscoa 13 abril 2022 / 17 abril 2022
Feriados
Implantação da República terça, 5 outubro 2021
Dia de Todos os Santos segunda, 1 novembro 2021
Restauração da Independência quarta, 1 dezembro 2021
Dia da Imaculada Conceição quarta, 8 dezembro 2021
Natal sábado, 25 dezembro 2021
Dia de Ano Novo sábado, 1 janeiro 2022
Sexta-Feira Santa sexta, 15 abril 2022
Páscoa domingo, 17 abril 2022
Dia da Liberdade segunda, 25 abril 2022
Dia do Trabalhador domingo, 1 maio 2022
Dia de Portugal sexta, 10 junho 2022
Corpo de Deus quinta, 16 junho 2022
Mensalidade 375
Taxa de Inscrição 187,5
Seguro Escolar 5,50
. A primeira mensalidade é paga juntamente com o seguro e a taxa de inscrição.
. Com o pagamento anual integral (4130,50) no ato da inscrição, o aluno fica isento da taxa de inscrição.
. As mensalidades são pagas até ao dia 8 de cada mês. Após o dia 8 acresce 10% do valor da mensalidade.
É obrigatória a utilização de máscara dentro das instalações da Base Escola de Arte e nos espaços comuns da EB 2/3 Manuel da Maia.
É obrigatório desinfetar as mãos antes e depois de tocar em superfícies comuns como torneiras, interruptores ou puxadores usando, para esse efeito, o sabão azul e branco e os desinfetantes que se encontram em cada lavatório.
Qualquer aluno que tenha os sintomas (febre, tosse ou dificuldade em respirar) ou tenha estado em contacto com alguém infetado com o vírus COVID 19 deve informar imediatamente o SNS através dos contactos abaixo e a direção Base Escola de Arte.
Medidas de prevenção recomendadas pelo Serviço Nacional de Saúde:
Distanciamento social: manter distância de pelo menos um metro
Evitar cumprimentos que impliquem contacto físico
Etiqueta respiratória:
. tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir
. utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos
. deitar o lenço de papel no lixo
. lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir
Reforçar as medidas de higiene:
. lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica
. evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias
Contactos SNS 24
Se tem sintomas deve:
Ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24 e escolher a opção:
. 1 – se tem febre (temperatura ≥ 38.0ºC) ou tosse, e seguir as orientações dadas
. 2 – se apresentar outros sintomas sem ser febre ou tosse, e seguir as orientações dadas
Evitar estar próximo de pessoas
Se não tem sintomas, mas esteve em contacto com alguém infetado:
Deve contactar o SNS 24 através do 808 24 24 24 e escolher a opção 0 – ” Se não tem febre, nem tosse, nem qualquer outro sintoma, mas esteve perto de uma pessoa que tem COVID-19 ou que fez recentemente o teste” – e seguir as orientações que lhe são dadas.
Notas
A Base Escola de Arte não se responsabiliza por qualquer situação de contágio que possa ocorrer.
O seguro escolar apenas cobre acidentes pessoais ocorridos na escola e não doenças.