ACADEMIA DE CERÂMICA

Na BASE ministramos um ensino heterogéneo e direcionado com o objetivo de promover uma aprendizagem adaptada a cada participante, fomentando a autonomia na prática artística, assim como, o desenvolvimento de uma linguagem própria. 

A Academia de Cerâmica destina-se a um público interessado numa formação completa, fornecendo os conhecimentos práticos e teóricos que permitem o desenvolvimento de um trabalho autoral crítico e exigente. 

O programa da Academia de Cerâmica interliga a aprendizagem formal e técnica com uma forte vertente teórica, consolidando o conhecimento teórico-prático desta disciplina, bem como, dos vários temas que constituem a sua história moderna e contemporânea. Este programa tem a duração de um ano letivo, no final do qual o participante pode inscrever-se no Curso de Desenvolvimento Autoral, ou candidatar-se à frequência da  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante ou Residência Artística 2.0 – Prática.

A Academia de Cerâmica é composta por cinco programas que no seu todo constituem os conhecimentos básicos necessários ao desenvolvimento de uma prática artística autónoma. Além destes programas, este curso inclui, à semelhança de todos os cursos práticos lecionados na BASE, a frequência opcional do curso de Desenho e Pintura. As aulas práticas são presenciais, enquanto as aulas teóricas são realizadas online, através da plataforma Zoom.

Cerâmica dedicado à aprendizagem das noções fundamentais da Cerâmica, as suas técnicas e práticas, assim como, o seu enquadramento histórico, problematizando a prática e a relação da cerâmica com outras disciplinas das artes visuais como o desenho, a escultura, a serigrafia e a gravura.

Ciclo de Conversas Cerâmica com a participação de artistas e agentes do meio artístico convidados, este ciclo explora processos criativos na cerâmica e aborda a sua relação com o meio artístico e os mercados da arte.

Filosofia, Teoria da Arte e Estética a Estética e a Teoria da arte são disciplinas centrais para as artes e humanidades. Ao abordarem questões filosóficas do mundo contemporâneo sobre uma ampla gama de formas de arte e ao examinarem, entre outros, conceitos como o de experiência estética, o de valor artístico, o de cultura, o de beleza, o de emoção, o de criatividade, o de imaginação, ambas remetem para os fundamentos da nossa humanidade comum.

História da Arte uma perspectiva transnacional e que analisa a evolução da arte ao longo dos séculos, com uma metodologia abrangente e fresca, tendo em conta os seus antecedentes e as linguagens actuais. Das inovações técnicas que levam ao bem-pintar influenciado pelo classicismo, até aos alfabetos visuais que compõem as novas vanguardas da arte imersiva, o ciclo de estudos de História da Arte foca-se num método de análise das manifestações artísticas que promove ligações entre as artes visuais e os materiais de suporte da literatura, do teatro e da música, num entrosamento constante entre cultura, arte e mercado.

Atelier Livre destinado à prática artística autónoma, onde os artistas têm a liberdade de explorar e experimentar diferentes técnicas e materiais de forma individual ou coletiva.

Lugares da Arte visitas a espaços culturais representativos do ecossistema do meio artístico lisboeta, composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala regional e global.

Desenho e Pintura composto por dois programas interligados: 
.Teórico-Prático os movimentos artísticos mais relevantes, organizados cronologicamente desde meados do século XIX até à atualidade. Cada tema explora na prática questões, técnicas e utilização de materiais específicos e é enquadrado por uma sessão teórica de História da Arte e outra de Filosofia, Teoria da Arte e Estética.
.Laboratório de Investigação composto por onze programas independentes, sendo cada um orientado por um artista convidado ou professor da BASE que ao longo de quatro sessões explora processos criativos, práticas e técnicas do Desenho e da Pintura.

Durante os interregnos dos seguintes programas, os alunos desenvolverão as suas peças em contexto de sala de aula com o professor Carlos Ribeiro, coordenador da Oficina de Cerâmica da BASE Escola de Arte.

Técnicas de Construção
2 outubro a 15 dezembro (24 sessões)

As técnicas de construção para cerâmica englobam uma variedade de métodos utilizados na criação de peças em barro com recurso a técnicas permitem a manipulação do barro e a criação de formas, texturas e acabamentos únicos.
A partir da técnica da bola, do rolo e da lastra os alunos produzirão objetos vários que serão posteriormente queimados e vidrados.

Professor Carlos Ribeiro
. Nota biográfica Almada, 1962. Essencialmente autodidata, tem procurado formação em áreas como a Filosofia, Estética, História da Arte, Performance, Curadoria, Desenho e Montagem de exposições, Edição de Vídeo, em locais como Ar.Co, MArt, SNBA, Gulbenkian, CCB, Culturgest, FCSH, RESTART, entre outros e na relação com artistas e entidades públicas e privadas. Entre 2019 e 2021 foi responsável pelo departamento de cerâmica na escola de arte Mart. Expõe regularmente desde 2009. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Técnicas de Pintura para Cerâmica
22 de janeiro a 1 fevereiro (4 sessões)

A exploração de diversas técnicas de pintura para cerâmica permite aos alunos adicionar cor, detalhes e expressão artística às suas peças.
Serão abordadas técnicas como pintura a pincel, onde os alunos aprenderão a criar traços precisos e desenhos detalhados, o uso de máscaras e estêncis para adicionar padrões e elementos decorativos e a introdução de outros elementos, como o vidro ou o cobre para utilização na finalização das peças em cerâmica.

Técnicas Vidrados
5 a 22 fevereiro (6 sessões)

As técnicas de vidrados para cerâmica são métodos essenciais para adicionar cor, brilho e proteção às peças cerâmicas.
Neste módulo, iremos explorar uma variedade de técnicas de vidrados, incluindo vidrados transparentes, opacos e coloridos. Os alunos trabalharão as perícias para a aplicação de vidrados e da sua produção a partir de receitas produzidas em sala de aula.

Curso Intensivo Roda de Oleiro
13 Abril (2 sessões)

Neste curso, serão abordados tópicos como o centro do barro na roda, a formação de formas básicas, como taças e pratos, e o aperfeiçoamento de técnicas de modelagem.

Professor Fernando Sarmento
. Nota biográfica Nasceu a 16 de Agosto de 1970, em Angola ( Sanza Pombo ). Com 3 anos de idade, em virtude de alguma instabilidade que já se fazia sentir em Angola , veio para casa dos avós na Aldeia de Prisão Fundeiro, habitada por 5 famílias no total. Olhando para trás e para a obra, parece que foram estes anos que mais marcaram o seu trabalho artístico. Quase todo o seu trabalho anda à volta da comida, das sementes, dos frutos, legumes e os respetivos utensílios para confecionar as refeições. Os seus avós dedicavam-se à agricultura , criação de animais e o seu avô também acumulava o trabalho de moleiro e ferreiro, que exercia mediante as necessidades e solicitações.   Aos 8 anos foi viver para Lisboa com os pais. Aos 11 anos teve o primeiro contato com a cerâmica no 1º ciclo, essa experiência foi tão marcante que mais tarde em 1986, ao entrar para a Escola Artística António Arroio, estava indeciso entre cerâmica e fotografia, mas a cerâmica “falou mais alto”.

Iniciação à Técnica de Construção de Moldes para Cerâmica
2 a 23 de maio (7 sessões)

Neste módulo os alunos terão oportunidade de aprender os fundamentos da criação de moldes para cerâmica. Serão abordados conceitos como a preparação do gesso, a preparação do objeto a reproduzir, realização do molde e as técnicas de desmoldagem e acabamento da peça. Os alunos realizarão diferentes tipos de moldes ao longo do módulo.

Professora Stefania Barale.
.Nota biográficaNasceu em Itália, em 1974. Vive parte da sua infância em casa da avó materna, onde vive rodeada de natureza e afeto. As mudanças de casa e de lugar, são um acontecimento natural,  ao longo da vida, que estimula o recomeço e a criatividade.
Em Itália escolhe um percurso artístico, que completa com a Licenciatura em Artes Plásticas na FBAUL em Lisboa em 2009. Em 2003 è selecionada pela XXXIII Experiência Artística Salgaderos, onde encontra pessoas de diferentes nacionalidades, entre estas também há um Português. Em final de 2005 emigra para Portugal para ingressar na FBAUL no curso de escultura. Em 2017 nasce o seu filho: um novo mundo, com muito mais sentido está em germinação. 2018 Termina a Formação como Guia Ami 3-6, ensino   pedagogia Maria Montessori (pedagoga italiana que revolucionou a forma de ver as crianças)
Gosta de Viajar e conhecer novos lugares, pessoas e diferentes. formas de viver.

O ensino do Desenho e da Pintura está interligado, sem comprometer a autonomia de cada disciplina, explora-se as relações e contaminações de ambos os modos de fazer com a sua história passada e atual. Lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom), este curso é composto por dois programas que no seu todo constituem os conhecimentos básicos necessários ao desenvolvimento de uma prática artística autónoma:

Teórico-Prático Desenho e Pintura os movimentos artísticos mais relevantes, organizados cronologicamente desde meados do século XIX até à atualidade. Cada tema explora na prática questões, técnicas e utilização de materiais específicos e é enquadrado por uma sessão teórica de História da Arte e outra de Filosofia, Teoria da Arte e Estética.

Laboratório de Investigação composto por onze programas independentes, sendo cada um orientado por um artista convidado ou professor da BASE que ao longo de quatro sessões explora processos criativos, práticas e técnicas do Desenho e da Pintura.

Teórico-Prático Desenho e Pintura
Programa 2023/2024  meados do século XIX até ao princípio do século XX.

Romantismo e a paisagem: William Turner e Caspar David Friedrich 
Materiais aguarela, guache, papel para técnicas húmidas.
Incidindo no Romantismo, particularmente na representação da paisagem e no modo como William Turner e Caspar David Friedrich a utilizaram como tema fundamental na sua prática pictórica, iremos desafiar os participantes a produzir uma série de trabalhos, em que o movimento ou a estaticidade serão contemplados.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 11, 18, 25 Setembro e 2 Outubro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética terça, 12 Setembro | 18h30/20h
Aula Teórica História da Arte quarta, 13 Setembro | 18h30/20h

Romantismo e a figuração: Goya e Delacroix 
Materiais tintas de óleo, guache, tela, papel.
Este curso aborda a figuração incidindo no percurso destes dois pintores, assim como no contexto que os envolvia. Os trabalhos produzidos têm como fim a exploração do cromatismo e construção da figura humana e animal.
Aulas Desenho e Pintura quintas, 12, 19, 26 Outubro e 2 Novembro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética terça, 10 Outubro | 18h30/20h
Aula Teórica História da Arte quarta, 11 Outubro | 18h30/20h

Daumier e Corot 
Materiais pastel de óleo, papel, tela.
A vivência da paisagem e a consciência da relação da pintura com o contexto envolvente, seja ele no plano social, ou simplesmente no plano da fruição da natureza. Exercícios variados de observação e composição.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 6, 13, 20, 27 Novembro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética terça, 7 Novembro | 18h30/20h
Aula Teórica História da Arte quarta, 8 Novembro | 18h30/20h

O cotidiano e o ar do tempo, do ideal para o real 
Materiais carvão, guache, aguarela, tinta da China, papel.
Procuraremos observar tudo o que nos rodeia de forma objetiva e crua. Veremos também como o uso da escala pode interferir com o(s) tema(s) escolhidos e a sua mensagem.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 4, 11, 18 Dezembro, 8 Janeiro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética terça, 5 Dezembro | 18h30/20h
Aula Teórica História da Arte quarta, 6 Dezembro | 18h30/20h

A sombra colorida
Materiais tintas de óleo, carvão, guache, tela, papel.
Tendo como referência a Belle Époque e o grupo Impressionista, exploraremos através do desenho e da pintura questões como: a urgência, o inacabado, a marca, a paisagem escolhida e a luz.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 15, 22, 29 Janeiro, 5 Fevereiro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética terça, 16 Janeiro | 18h30/20h
Aula Teórica História da Arte quarta, 17 Janeiro | 18h30/20h

Paraísos Artificiais 
Materiais tintas de óleo, carvão, pastel seco, guache, papel.
Apropriação de temas da pintura Simbolista: o Fantástico, o inconsciente, o sonho, anjos e demónios. Este curso explora a ligação subjetiva da poesia com a pintura, a ideia de vertigem, intoxicação e criação de espaços ambíguos.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 14, 19, 26 Fevereiro, 4 Março | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética terça, 20 Fevereiro | 18h30/20h
Aula Teórica História da Arte quarta, 21 Fevereiro | 18h30/20h

Ukiyo-e e a Pintura 
Materiais carvão, guache, pastéis de óleo, tinta da China, marcadores, papel.
Este curso explora a contaminação das artes gráficas na Pintura, nomeadamente, a xilogravura japonesa na obra de Vincent Van Gogh e as citações boémias de Paris na produção de Posters de Henri Toulouse-Lautrec. Exercícios sobre figura fundo, decoração e ritmo, síntese e mensagem.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 11, 18 Março, 1, 8 Abril | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética terça, 12 Março | 18h30/20h
Aula Teórica História da Arte quarta, 13 Março | 18h30/20h

O Monte de Santa Vitória 
Materiais tintas de óleo, guache, lápis, aguarela, tela, papel.
Como abrir, fraturar e modular a forma? Este curso estabelece a ligação entre a construção de naturezas mortas e paisagem. Veremos a importância que Cézanne deu aos espaços intocados da tela e aos espaços em branco nas suas inúmeras aguarelas.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 15, 22, 29 Abril, 6 Maio | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética terça, 16 Abril | 18h30/20h
Aula Teórica História da Arte quarta, 17 Abril | 18h30/20h

O Bordel Filosófico 
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, pastéis de óleo, tela, papel.
As máscaras e o olhar, apropriação e magia
Exercícios a partir da produção de Picasso no início do século XX e a influência da arte “primitiva” na sua prática artística.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 13, 20, 27 Maio, 3 Junho | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética terça, 14 Maio | 18h30/20h
Aula Teórica História da Arte quarta, 15 Maio | 18h30/20h

A cidade e as máquinas 
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, cola de madeira, x-ato, tesoura, revistas, jornais, tela, papel.
Através da observação de obras emblemáticas do Futurismo, Expressionismo e do Cubismo, veremos como a recolha e manipulação de imagens e objetos, passou a integrar as disciplinas do desenho e da pintura. Exercícios variados sobre acumulação e síntese, expressão e contenção.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 11, 17, 24 Junho, 1 Julho | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética terça, 18 Junho | 18h30/20h
Aula Teórica História da Arte quarta, 19 Junho | 18h30/20h

Dadaísmo e surrealismo 
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, cola de madeira, x-ato, tesoura, revistas, jornais, tela, papel.
Exercícios de colagem e associação automática. Colaboração entre alunos na construção de vários trabalhos a várias mãos onde o acaso e o inesperado serão um fator comum.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 8, 15, 22, 29 Julho | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética terça, 9 Julho | 18h30/20h
Aula Teórica História da Arte quarta, 10 Julho | 18h30/20h

Laboratório de Investigação
Programa 2023/2024

Laboratório de Investigação 1.0
Horário quintas, 15, 21, 28 Setembro, 4 Outubro | 10h30/13h ou 18h30/20h30. *14 Setembro: inauguração da Exposição dos Artistas Residentes da BASE no Carpe Diem.
Professor André Almeida e Sousa, Flávia Germano Barra
. Nota biográfica André Almeida e Sousa São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Nota biográfica Flávia Germano Barra Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Laboratório de Investigação 2.0
Horário segundas, 9, 16, 23, 30 Outubro | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Hugo Bernardo
. Nota biográfica Hugo Bernardo (1988) Nasceu, vive e trabalha em Lisboa (PT). Estudou Pintura e Desenho no Ar.Co (Centro Arte e Comunicação Visual) onde também lecciona. Concluiu a sua investigação no Mestrado da Faculdade de Belas Artes (Universidade Lisboa). Expõe regularmente desde 2010 com diversas exposições, projectos, prémios e residências. O seu trabalho encontra-se representado em múltiplas colecções particulares. A sua obra como ficção imersiva, antropologia ou indagação, reporta a uma essência mítica da memória enquanto origem imanente das imagens.

Laboratório de Investigação 3.0
Horário quintas, 9, 16, 23, 30 Novembro | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Francisca Carvalho
. Nota biográfica Coimbra,1981. Vive e trabalha em Lisboa. Curso Avançado de Artes Plásticas no Ar.Co, de Filosofia na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Artes Visuais na Maryland Institute College of Arts ao abrigo da bolsa Fundação Carmona e Costa/Fulbright e de Artes Visuais do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Expõe regularmente desde 2005. Tem desenvolvido o seu trabalho nas áreas de desenho e pintura. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Laboratório de Investigação 4.0
Horário quintas, 7, 14, 21 Dezembro, 11 Janeiro | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Sandrine Llouquet
. Nota biográfica Sandrine Llouquet é uma artista plástica franco-vietnamita, nasceu em 1975. Licenciou-se em Belas Artes em 1999 na Escola de Belas Artes de Nice (França). O seu trabalho foi exposto na Ásia, Europa e EUA, incluindo a Bienal Artfem (Macau), a Bienal de Singapura, a Bienal de Shenzhen, Kenpoku Art (Ibaraki), Ke Art Center (Xangai), ARKO (Seul), VCCA (Hanói), Palais de Tokyo (Paris), 52ª Bienal de Veneza Collateral Prog, Le Point Commun (Annecy), Yerba Buena Center for the Arts (São Francisco), The Mistake Room (Los Angeles)… Paralelamente, desenvolveu actividades culturais em França e depois no Vietname, para onde se mudou em 2005. Foi co-fundadora do espaço dirigido por artistas “Atelier Wonderful” e do coletivo “Mogas Station”. De 2016 a 2019, dirigiu o museu “Salon Saigon” na cidade de Ho Chi Minh. Mudou-se para Lisboa em 2019, onde passou um primeiro ano a realizar pesquisas sobre Azulejos e mosaicos vietnamitas com o apoio da Fundação Oriente. Em 2021, lançou “O Gabinete de Madame Thao”, um espaço artístico híbrido em Lisboa.

*Laboratório de Investigação 11.0
Horário quintas, 4 Janeiro, 11, 18, 25 Julho | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor André Almeida e Sousa, Flávia Germano Barra

Laboratório de Investigação 5.0
Horário quintas, 18, 25 Janeiro, 1, 8 Fevereiro | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Ana Natividade
. Nota biográfica Lisboa, 1971. Arquitecta (FAUTL, 1997). Concluiu Mestrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea (parte curricular), na FLUL, e participou como bolseira no programa LITEVA, Literary Text in the Visual Age, na Faculty of Arts, University College Groningen, Holanda. Foi Docente de Literatura Portuguesa na Università degli Studi di Roma Tor Vergata. Estudou Gravura com João Pedro Cochofel na Galeria Diferença; Desenho e Pintura na SNBA, no Ar.Co e na MArt. Expõe regularmente desde 2013. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Laboratório de Investigação 6.0
Horário quintas, 15, 22, 29 Fevereiro, 7 Março | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Sara Mealha
. Nota biográfica Sara Mealha nasceu em Lisboa em 1995. Em 2017, concluiu o curso de Pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Desde de 2017 que expõe regularmente em exposições colectivas e individuais. Destacam-se “A Dispensa” (Pavilhão 31, 2017), “Cola-Cuspo” (Espaço AZ, 2018), “Cabra Cega” (Galeria Balcony, 2019), “A Longa Sombra” (Maus Hábitos, 2020), “Pintura Sem Fim” (Brotéria, 2023). Fez a sua primeira exposição individual, “Primeiro Socorro”, na Travessa da Ermida em 2018. Destacam-se também “Às Nove a Caminho” (Galeria Balcony, 2019), “Ou Não, Sim” (Casa da Cerca, 2021) e “Ne Pas Plier” (Zaratan Arte Contemporânea, 2023)
Trabalha principalmente o desenho e a pintura, os quais informam sempre o seu trabalho expositivo – que se tem desenvolvido principalmente através de soluções e projectos de exposição com uma forte dimensão site-specific.

Laboratório de Investigação 7.0
Horário quintas, 14, 21 Março, 4, 11 Abril | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Mariana Gomes
. Nota biográfica Faro, 1983. Formada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, expõe regularmente desde 2011. O trabalho de Mariana Gomes encontra-se representado em várias coleções privadas e públicas como a coleção de Arte Contemporânea da Fundação EDP, a coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, Fundação Carmona e Costa e coleção PLMJ. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Laboratório de Investigação 8.0
Horário sextas, 19, 26 Abril, 3, 10 Maio | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Maria Ribeiro
. Nota biográfica Maria Ribeiro, Lisboa, 1983. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2014/2017) e mestrado em Escultura na mesma Faculdade (2017/2020). Anteriormente frequentou o Instituto de Artes e Ofícios (IAO) (2002/2005) na Fundação Ricardo Espírito Santo, onde posteriormente trabalhou e lecionou (2005/2012). Em 2010, colaborou com a North West Regional College em Derry, Irlanda do Norte, foi formadora num programa prático de construção em madeira e desde esse período tem desenvolvido inúmeras formações de construção e escultura para crianças e adultos em escolas, museus e instituições. Expõe regularmente desde 2016, tem participado em exposições coletivas e projetos artísticos.

Laboratório de Investigação 9.0
Horário sextas, 17, 24, 31 Maio, 7 Junho | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Carlos Ribeiro
. Nota biográfica Almada, 1962. Essencialmente autodidata, tem procurado formação em áreas como a Filosofia, Estética, História da Arte, Performance, Curadoria, Desenho e Montagem de exposições, Edição de Vídeo, em locais como Ar.Co, MArt, SNBA, Gulbenkian, CCB, Culturgest, FCSH, RESTART, entre outros e na relação com artistas e entidades públicas e privadas. Entre 2019 e 2021 foi responsável pelo departamento de cerâmica na escola de arte Mart. Expõe regularmente desde 2009. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Laboratório de Investigação 10.0
Horário quintas, 14, 20, 27 Junho, 4 Julho | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Gonçalo Pena
. Nota biográfica Gonçalo Pena (1967) vive e trabalha entre Lisboa e Guimarães, sobretudo em pintura e desenho. Tendo sido reconhecido por uma pintura densa e figurativa sobretudo até 2015, tem vindo a restruturar todo o seu trabalho como meta-pintura, ou seja, um trabalho que tenta responder conceptualmente às encruzilhadas do problema da pintar na actualidade. Esta tarefa articula-se com o desenho e com outros suportes possíveis. O seu trabalho em desenho tem vindo a ser publicado desde 2014 pela Mousse Publishing com edições sucessivas de João Maria Gusmão. Em 2021 foi editado o terceiro volume “Barber Shop” na ocasião da exposição em Serralves do mesmo nome. Detém o grau académico de Doutor em Ciências da Comunicação, pela FCSH-UNL (2020).

Laboratório de Investigação 11.0
Horário quintas, 4 Janeiro, 11, 18, 25 Julho | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor André Almeida e Sousa, Flávia Germano Barra
. Nota biográfica André Almeida e Sousa São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Nota biográfica Flávia Germano Barra Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Técnicas e Materiais
. Tintas de água aguarela, guache, acrílico, tinta da China
Relação figura fundo;
Técnica de claro escuro;
Como diversificar entre a mancha e a linha na modelação de um objeto, figura ou abstração;
Estabelecer campos de cor por contraste ou tonalmente;
Transparência e opacidade;
Uso adequado de médiuns;
Os vários comportamentos da tinta conforme a superfície e características do papel;
Características e uso adequado de pincéis com vários formatos ou cerdas;

. Riscadores pastel de óleo, pastel seco, carvão, sanguínea, aparo, grafite, lápis de cor, cera, marcadores, pontas de feltro, esferográficas, etc.

Figuração e escala (retrato, corpo inteiro e paisagem);
Proporção e relação de figuras num plano;
Características de inscrição ou mancha dos vários materiais;
Desenho de linha no contorno ou percurso de uma representação;
Várias velocidades de execução;
Caligrafia e automatismos.

. Tintas de óleo
Presença da cor;
Cores complementares;
Função das cores quentes e frias;
Velaturas e sobreposições;
Cor local e cor inventada;
Reação da tinta em várias superfícies distintas;
Uso adequado de médium e percentagens corretas (os vários diluentes, aglutinantes, médios de secagem rápida, retardantes, etc.);
Características e uso adequado de pincéis com vários formatos ou cerdas;
Compreender fundo ambiental ou ilusionístico;
A importância do gesto na execução da pintura e do seu ritmo;
Engradar e preparar telas.

O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala regional e global.

Neste programa visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. Estas visitas serão orientadas alternadamente pelos membros que compõem o corpo docente da BASE.

Horário Mensal, Quarta, 15h/18h

O curso de História da Arte oferece uma perspectiva transnacional e que analisa a evolução da arte ao longo dos séculos, com uma metodologia abrangente e fresca, tendo em conta os seus antecedentes e as linguagens actuais. Das inovações técnicas que levam ao bem-pintar influenciado pelo classicismo, até aos alfabetos visuais que compõem as novas vanguardas da arte imersiva, o ciclo de estudos de História da Arte foca-se num método de análise das manifestações artísticas que promove ligações entre as artes visuais e os materiais de suporte da literatura, do teatro e da música, num entrosamento constante entre cultura, arte e mercado.

Com a intenção de pensar numa cena artística à escala global, traremos visibilidade à contemporaneidade recorrendo a exemplos visuais e teóricos, mas sem descurar o passado que nos trouxe até à actualidade. Da introdução ao modernismo à problematização do espectador e da audiência dentro das galerias Cubo Branco, a produção artística invocada é multi, intra e transdisciplinar, um território que serve de pretexto para lidarmos com a observação e receção para caracterizar, refletir e promover a filosofia da arte por trás das obras interpretadas, reforçando o aluno de uma atitude crítica, que os torne parte do diálogo artístico, enquanto parte ativa da sua estrutura.

Estabelecidas as bases históricas, irá ser feita uma ponte constante para o culminar das inovações artísticas para o nosso olhar actual, pelo que também se visa expandir o campo de estudos para outras perspetivas que se impõe pela sua força e representação. Para além de outros quadrantes geográficos que ficam fora dos estudos clássicos da arte, também os meios e ferramentas artísticas serão diversos, como o programa do curso de História da Arte mapeia.

Este curso será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.

Horário Terças, 18h30/20h

Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Programa
A Paisagem Apocalíptica
Romantismo na Europa e os Sonhos em Tela
Sublime Memória da Aura
A Luz em Viagem
Impressões e Imitações das Emoções
O Nevoeiro e o Desaparecimento
O Espelho e a Verdade
A Origem da Pintura e a Reprodução
Pre-História do Nosso Moderno
Da Paisagem Exterior Para A Nova Paisagem Interior da Humanidade
A Perversão Surrealista e o Pesadelo no Pensamento

O Quadrado Negro e os Monocromáticos
O Fim da Arte Sem Forma
Suprematismo do De Stijl e Cor da Bauhaus
Sobre o Minimalismo
As Ruas e a Pop Art
O Espectador
Arte Conceptual
Cubo Branco e Caixas de Vidro
Invisibilidades e Visões do Vazio
Da Video Art à Land Art
Arte Imersiva
A Forma Artística: Do Vazio Mínimo à Luz Total

Periferias e Outras Perspectivas
O Corpo nas Vanguardas – o Todo, o Fragmento e Formas Disformes
Fotografia como Arte
Arte Portuguesa e o Modernismo Português
O Sistema da Black Mountain School
O Zero — Tradução e Prática
Arte no Feminino
Arte e Arquitectura
Séries e Repetições
Graffiti e Street Art
Nova Iorque vs Los Angeles
Arte Digital

A Estética e a Teoria da arte são disciplinas centrais para as artes e humanidades. Ao abordarem questões filosóficas do mundo contemporâneo sobre uma ampla gama de formas de arte e ao examinarem, entre outros, conceitos como o de experiência estética, o de valor artístico, o de cultura, o de beleza, o de emoção, o de criatividade, o de imaginação, ambas remetem para os fundamentos da nossa humanidade comum.

Na esteira de fenómenos mundiais como a descolonização, o neoliberalismo, os processos de globalização e a internet, a História e a Teoria da arte começam a ter novas abordagens no estudo da arte em todo o mundo. Esta esta disciplina irá dedicar-se à temática do Mundo Contemporâneo globalizado, visando oferecer informações valiosas sobre a sociedade atual através da sua combinação única de perspetivas históricas, debates e análises voltadas para o futuro.

A Arte Contemporânea em particular tem sido considerada uma condição do “global”, já que o mapa do mundo da arte inclui locais antes considerados periféricos para a geografia do cânone histórico da arte. O momento em que se vive encerra múltiplos desafios em metodologias críticas, muitas vezes necessitando de leituras históricas e culturalmente específicas ao negociar paradigmas discursivos do que tem sido um corpo de teoria e crítica da arte engendrado em grande parte pelo mundo ocidental.

Assim sendo, e seguindo a linha iniciada anteriormente, iremos desenvolver os tópicos anteriormente abordados, a saber: teorias da “era da informação” e da “sociedade em rede”; novas geografias culturais articuladas por meio de tecnologias de informação globais; a Internet como espaço tecnológico de política global, no qual operam questões identitárias; mercados online emergentes considerados da perspetiva do produtor e consumidor.

Este curso será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.

Horário Quartas, 18h30/20h

Professor Pedro Miguel Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

Programa

A Estética Filosófica

A Estética Empirista

A Estética Psicológica

A Estética Historicista e a Sociológica

A Estética Fenomenológica

Teoria Platónica da Beleza: O Banquete e o Hípias Maior de Platão

Teoria Aristotélica da Beleza: A poética de Aristóteles

Teoria Kantiana da Beleza

A Beleza Segundo a Estética Idealista Alemã

Teoria Hegeliana da Beleza

O Trágico /O Dramático/ o Cómico

Teoria do Sublime

O Feio na Arte

A Arte e a Moral

Ofício, Técnica e Forma, na Arte

A Teoria do Jogo: Schiller

As Teorias semióticas da arte: Charles Sanders Pierce, Ferdinand de Saussure, A Escola Gestalt, Umberto Eco.

James Joyce – Retrato do Artista Quando Jovem

Thomas Mann – Morte em Veneza

O neo-marxismo na arte: Lukács, Walter Benjamin e Adorno

O que é o Pós-modernismo?

O que é um autor? De Michel Foucault 

O que é um Dispositivo? Deleuze e Foucault

O absurdo da arte e a arte do absurdo

À espera de Godot-Samuel Beckett

Seis personagens à procura de um autor. Pirandello-“A arte que se discute a si própria: quem consegue representar melhor a vida de uma personagem do que ela própria?”.

A Estética do Fim de século:
Vattimo e a estética da existência
Arthur C. Danto e o fim da arte
Dickie: A arte como Instituição
Gadamer: As bases antropológicas da experiência estética

O apelo da popularidade, da ideologia e da teoria: a objetificação da arte e o protesto fracassado do sujeito: a década de 70.

A Identidade em conflito, o eu e a sociedade: a década de 80

A busca pela autenticidade e a revolta contra a pseudo-arte conceptual: a década de 90

A alternativa à arte do entretenimento: uma arte que não procura cair nas boas graças do espetáculo e que se preocupa mais em ser reflexiva do que facilmente provocativa.

Homo spectator: Se o espectador nascente for o próprio homem, a morte do espectador será a morte da humanidade. É a barbárie que ameaça um mundo sem espectador. (Mondzain, Marie-José. Homo Spectator. 2007. Trad. Luís Lima. Lisboa: Orfeu Negro, 2015)

“A privação é como um rosto” do livro O homem sem conteúdo, do pensador italiano Giorgio Agamben: uma análise da situação da arte contemporânea a partir do contexto de “crise da obra de arte”.

CARLOS RIBEIRO
. Nota biográfica Almada, 1962. Essencialmente autodidata, tem procurado formação em áreas como a Filosofia, Estética, História da Arte, Performance, Curadoria, Desenho e Montagem de exposições, Edição de Vídeo, em locais como Ar.Co, MArt, SNBA, Gulbenkian, CCB, Culturgest, FCSH, RESTART, entre outros e na relação com artistas e entidades públicas e privadas. Entre 2019 e 2021 foi responsável pelo departamento de cerâmica na escola de arte Mart. Expõe regularmente desde 2009. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

FERNANDO SARMENTO
. Nota biográfica Nasceu a 16 de Agosto de 1970, em Angola ( Sanza Pombo ). Com 3 anos de idade, em virtude de alguma instabilidade que já se fazia sentir em Angola , veio para casa dos avós na Aldeia de Prisão Fundeiro, habitada por 5 famílias no total. Olhando para trás e para a obra, parece que foram estes anos que mais marcaram o seu trabalho artístico. Quase todo o seu trabalho anda à volta da comida, das sementes, dos frutos, legumes e os respetivos utensílios para confecionar as refeições. Os seus avós dedicavam-se à agricultura , criação de animais e o seu avô também acumulava o trabalho de moleiro e ferreiro, que exercia mediante as necessidades e solicitações.   Aos 8 anos foi viver para Lisboa com os pais. Aos 11 anos teve o primeiro contato com a cerâmica no 1º ciclo, essa experiência foi tão marcante que mais tarde em 1986, ao entrar para a Escola Artística António Arroio, estava indeciso entre cerâmica e fotografia, mas a cerâmica “falou mais alto”.

STEFANIA BARALE
. Nota biográfica Nasceu em Itália, em 1974. Vive parte da sua infância em casa da avó materna, onde vive rodeada de natureza e afeto. As mudanças de casa e de lugar, são um acontecimento natural,  ao longo da vida, que estimula o recomeço e a criatividade.
Em Itália escolhe um percurso artístico, que completa com a Licenciatura em Artes Plásticas na FBAUL em Lisboa em 2009. Em 2003 è selecionada pela XXXIII Experiência Artística Salgaderos, onde encontra pessoas de diferentes nacionalidades, entre estas também há um Português. Em final de 2005 emigra para Portugal para ingressar na FBAUL no curso de escultura. Em 2017 nasce o seu filho: um novo mundo, com muito mais sentido está em germinação. 2018 Termina a Formação como Guia Ami 3-6, ensino   pedagogia Maria Montessori (pedagoga italiana que revolucionou a forma de ver as crianças)
Gosta de Viajar e conhecer novos lugares, pessoas e diferentes formas de viver.

Por favor, consulte a nota biográfica de cada professor das restantes disciplinas no separador de cada programa.

*Estacionamento incluído em horário pós laboral.

Cerâmica
segundas e quintas, 10h30/13h030

Atelier Livre
segundas e quintas, 14h30/18h30

Lugares da Arte
quartas, 14h30/17h

Filosofia, Teoria da Arte e Estética
quartas, 18h30/20h

História da Arte
Terças, 18h30/20h

Desenho e Pintura
Teórico-Prático Desenho e Pintura
Aula Desenho e Pintura 
segundas, 10h30/13h ou 18h30/20h30
Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estéticaterça, 18h30/20h (mensal | online)
Aula Teórica História da Arte quarta, 18h30/20h (mensal | online) 

Desenho e Pintura
Laboratório de Investigação

Aula Desenho e Pintura quintas, 10h30/13h ou 18h30/20h30.

ANO LETIVO 2023/2024

Início do ano letivo 2 Outubro 2023
Término do ano letivo 27 Julho 2024

PAUSAS LETIVAS
Férias do Natal 22 Dezembro / 3 Janeiro
Férias do Carnaval 12 / 14 Fevereiro
Férias da Páscoa 25 Março / 31 Março

FERIADOS
Implantação da República quinta, 5 Outubro 2023 | Aula de Substituição sexta, 6 outubro
Dia da Liberdade quinta, 25 Abril 2024 
Corpo de Deus quinta, 30 Maio 2024 
Dia de Portugal segunda, 10 Junho 2024 
Dia de Santo António quinta, 13 Junho 2024 
*O calendário com aulas de substituição é disponibilizado no início do ano letivo.

Propina Anual 2805,00*
*Em alternativa os participantes podem efetuar o pagamento da propina mensalmente no valor de 255,00 euros. A primeira mensalidade é paga juntamente com a taxa de inscrição no valor de 127,50, bem como, o seguro escolar.
Seguro Escolar 5,50

REGULAMENTO INTERNO 
CAPÍTULO IV
Pagamentos
Secção I

Mensalidades e Propinas

Art.º 13º – A taxa de inscrição, o seguro de acidentes pessoais escolar e os valores das propinas encontram-se afixados no site www.abaseescoladearte.pt. O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição e não serão restituídos em caso de desistência.

Art.º 14º – As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito.

Art.º 15º – Em caso de não cumprimento do prazo referido no Art.º 14, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.

Art.º 16º – O pagamento da totalidade das mensalidades do ano letivo no ato de inscrição isenta o aluno ou artista residente do pagamento da taxa de inscrição.

Art.º 17º – A Base não efetua devoluções da propina salvo se cancelar os respetivos cursos.

Secção II

Condições de Pagamento

Art.º 18º – As mensalidades são pagas de outubro a julho*.

*Compete ao aluno, comunicar por email (atendimento@abaseescoladearte.pt), a desistência do curso com 30 dias de antecedência.