PRÁTICAS PROFISSIONAIS PARA ARTISTAS
No contexto contemporâneo, as inovações profissionais e tecnológicas, ampliam as oportunidades de valorização artística, cultural e comercial, fundamentais ao desenvolvimento da carreira artística. Neste sentido, torna-se imprescindível o desenvolvimento de competências específicas que permitam aos artistas navegar com sucesso nesse ambiente em constante evolução. Com foco na autoria e nas estruturas que sustentam o meio artístico, este programa explora algumas práticas profissionais essenciais para a organização, marketing e comunicação na carreira artística.
Compreender as dinâmicas do mercado artístico e as novas possibilidades proporcionadas pelas tecnologias emergentes é essencial para maximizar o alcance e a projeção do trabalho artístico numa sociedade cada vez mais digitalizada e globalizada. Assim sendo, aconselha-se a frequência deste programa em conjunto com o programa teórico Mercados da Arte.
No ano letivo 2024/2025 este programa será lecionado aos artistas residentes sob a forma de tutorias individuais e sessões coletivas.
Aula 1. Objetivos e Rotinas
Organização do trabalho artístico: desenvolvimento de rotinas e estratégias eficazes para gerir o trabalho artístico.
Plano de Negócios: criação de um plano estratégico para orientar a carreira artística, incluindo definição de metas, identificação de oportunidades e gestão financeira.
Plano de Marketing: compreensão das estratégias de marketing para promover o trabalho artístico e alcançar o público-alvo.
Plano de Comunicação: desenvolvimento de habilidades de comunicação eficazes para interagir com o público, clientes e parceiros.
Horário: Segunda, 2 Outubro, 18h30/20h
Aula 2. Portfólio
. Seleção e apresentação do trabalho para candidatura a prémios, residências artísticas e concursos.
Horário: Quinta, 12 Outubro, 18h30/20h
Aula 3. Site
. Estrutura: planeamento da estrutura de um site artístico, incluindo a seleção e organização de conteúdos relevantes.
. Construção: orientação prática na criação e manutenção de um site artístico profissional em wordpress.
Horário: Quinta, 19 Outubro, 26 Outubro 18h30/20h
Aula 4. Redes Sociais
. Exploração das diferentes plataformas de redes sociais e compreensão das melhores práticas para promover o trabalho artístico nessas plataformas.
. Criação de uma estratégia de gestão de redes sociais e orientação sobre como envolver o público e aumentar a visibilidade do trabalho artístico.
Horário: Quinta, 2 Novembro, 18h30/20h
Aula 5. Propriedade Intelectual e a obra de arte como Bem Cultural
. Compreensão dos contratos na indústria artística
. Direito de Autor: Questões essenciais
. Circulação e Valorização da obra de arte como Bem Cultural
Horário: Quinta, 9 Novembro, 18h30/20h
Aula 6. Peer Review
. Troca construtiva de feedback e ideias, com vista a melhorar as práticas profissionais de cada artista.
. Revisão do o trabalho uns dos outros, incluindo os seus websites, portefólios e estratégias que foram definidas ao longo do curso.
Horário: Quinta, 4 Janeiro, 18h30/20h
Patrícia Dias Mendes
. Nota biográfica Advogada na PLMJ, Sociedade de Advogados, de 1998 até final de 2020. Nesse âmbito, assumiu igualmente o cargo de Diretora-Geral da Fundação PLMJ.
Actualmente, exerce advocacia primordialmente nas áreas de Corporate, Direito Comercial e Civil e M&A, Direito Imobiliário, Direito da Economia Social, Direito da Cultura, com especial enfoque em Direito da Arte, Filantropia e Private Clients e Direito da Comunicação Social.
Patrícia Sasportes
. Nota biográfica Lisboa, 1988. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa em 2011. Frequentou o Mestrado em Mercados da Arte, ISCTE. Atualmente é doutoranda em História da Arte Contemporânea, FSCH-UNL. Co-fundadora da escola de arte Mart em 2013, da qual foi diretora até ao seu encerramento em 2021. Fundou a Base Escola de Arte em 2021 com André Almeida e Sousa com quem partilha as funções de direção e coordenação pedagógica.
a anunciar
a anunciar
a anunciar
Se tiver alguma questão, por favor, entre em contacto conosco através do telefone 927549092 ou por email ([email protected]).
As inscrições abrem brevemente.