LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO

O Laboratório de Investigação, através de um ensino adaptado a cada participante, tem como objetivo proporcionar as bases para atuar com consistência, liberdade e autonomia no mundo contemporâneo. Este programa assenta em três premissas interligadas: o desenvolvimento de uma linguagem autoral, o aprofundamento do pensamento estético, assim como a promoção de uma prática artística autónoma.

O Laboratório de Investigação inclui a frequência opcional dos cursos História da Arte; Filosofia, Teoria da Arte e Estética. As aulas práticas são simultaneamente online e presenciais, enquanto as aulas teóricas são realizadas online, através da plataforma Google Meetings.

Ao longo do programa, artistas convidados orientam módulos dedicados a técnicas, materiais e abordagens específicas, criando espaço para aprofundar métodos de trabalho e explorar novas formas de expressão. Estas sessões ampliam referências visuais e conceptuais, incentivam a experimentação e alargam o campo de possibilidades do percurso individual de cada participante. Cada Laboratório, com a duração de quatro sessões, aprofunda processos criativos, práticas artísticas e técnicas associadas ao domínio do Desenho e da Pintura, consolidando o carácter de pesquisa e exploração que define o programa.

Introdução a técnicas de desenho e pintura
Horário quartas, 1, 8, 15 e 22 de Outubro, 10h30/13h.
Artista convidada Mafalda d’Oliveira Martins (MOM) 
. Nota biográfica Lisboa, 1994. A sua formação passou pela SNBA (PT), Universidade Complutense de Madrid (ES) e FBAUL (PT), onde completou a licenciatura e mestrado em Pintura. O seu trabalho debruça-se sobre as fragilidades sociais na sociedade moderna, criando espaços de pensamento crítico e experiências contemplativas sob a forma de pinturas, desenhos, escultura, ou instalação. Das suas exposições individuais destaca a actual “Paragem” no MUHNAC (Lisboa, 2025) e as anteriores, “Oblívio” na Galeria Belard (Lisboa, 2024) e “Two Plus None” no EC Mercês (Lisboa, 2022). Integrou exposições colectivas no Museu da Electricidade, na Casa-Museu Medeiros de Almeida, na Casa das Histórias, Galeria de S. Mamede, entre outros. É directora e fundadora da Pousio – Arte e Cultura, associação (desde 2019), onde exerce a coordenação do programa de residências artísticas air_Pousio e do projecto Atelier do Palácio na CSFA (Loures). Publica periodicamente textos para a Rádio Renascença e é autora de diversos livros infantis, sendo o mais recente “Gilda Furacão” (Oficina do Livro).

Pintura de Ar Livre em Valada do Ribatejo
Horário quartas, 5, 12, 19 e 26 de Novembro de 2025, 10h30/13h.
Artista convidada Flávia Germano Barra
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Lisboa e Valada onde é a diretora da Bienal de Valada. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Aguarela
Horário quartas, 26 de Novembro de 2025, 3, 10 e 17 de Dezembro de 2025, 10h30/13h.
Artista convidada Nina Fraser
. Nota biográfica St. Albans, Reino Unido, 1984. Licenciada em Arte Têxtil pela Winchester College of Arts (2006) e concluiu em 2023 um mestrado de Curadoria de Arte Pública Contemporânea na Universidade de Gotemburgo. Trabalha de forma multidisciplinar, partindo da materialidade do papel e incorporando efémera dos locais onde vive e trabalha, criando colagens, pinturas, esculturas e instalação. Apresentou exposições individuais e em dupla em instituições como o Art Room (Lisboa), Estação Viva (Aveiro), Marvila Art District (Lisboa) e Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa). Participou em residências artísticas em Portugal, Itália e Reino Unido e em 2025 integrou o LABECO – Laboratório Cooperativo de Práticas Artísticas e Ecológicas. Desde 2008 desenvolve projectos no sector cultural sem fins lucrativos, co-fundou a The Art House Community Interest Company (2008-2014) e actualmente coordena o Art & Craft Refúgio, um projecto para a integração de refugiados e migrantes através de práticas criativas. O seu trabalho está representado em colecções como a Coleção Figueiredo Ribeiro (Portugal), The Doug and Laurie Kanyer Art Collection (EUA), Coleção Grupo IMPRESA (Portugal) e Casa das Artes de Tavira (Portugal), entre outras.

Emergência da imagem no desenho: desenho e construção de uma imagem
Horário quartas, 7, 14, 21 e 28 de Janeiro de 2026, 10h30/13h.
Artista convidado Hugo Bernardo
. Nota biográfica Nasceu em Lisboa em 1988, cidade onde vive e trabalha. Estudou Pintura e Desenho no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, onde concluiu o Curso Avançado em Artes Visuais, e prosseguiu a sua investigação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com a conclusão do mestrado em Belas-Artes. O seu trabalho, de natureza ficcional, recorre ao desenho e ao dispositivo pictórico, integrando também o som enquanto antropologia imersiva e questionamento da essência mítica da memória e da origem imanente das imagens.
Expõe regularmente desde 2010, destacando-se as exposições individuais e colectivas mais relevantes: Torre de Silêncio, Dialogue Gallery, Lisboa; Random, R. Quintinha (Azan), Lisboa; Entre Margens, Galeria do Parque, Vila Nova da Barquinha (2024); Mirror Maze, Museu de História Natural, Lisboa; Stella, Espaço Pontes, Fundão; Olhos nos Olhos, Galeria Graça Brandão, Lisboa; Estudo do Meio, Carpintarias de São Lázaro, Lisboa; Pintura Sem Fim, Galeria Brotéria, Lisboa (2023); La Biennale, R. Açúcar (Armazém 3), Lisboa (2022); Mastaba, Fundação D. Luís I, Cascais; Triângulo, Galeria Brotéria, Lisboa; Les Amis du Cadavre Exquis, Duplex Air, Lisboa (2021); True Node II, Galeria Mota Galiza, Porto (2020); I will take the risk, Azan Studio, Lisboa (2019); Locus19, C. Ribeiro Santos19, Lisboa (2018); Osmóptico, Espaço AZ, Lisboa; Objecto Anamórfico, Museu Geológico, Lisboa (2017); Rocks and Clouds, Galeria Sá da Costa, Lisboa (2016); Plano Imanente, Galeria Alecrim50, Lisboa (2014).
Paralelamente, lecciona no programa de Pintura do Ar.Co – Escola de Artes Visuais e no atelier colectivo Cabine, que fundou em 2016, onde também ensina gravura. Foi assistente do artista Miguel Branco e colaborou na conservação da colecção Culturgest – CGD. Participou em várias residências artísticas, entre as quais o Projecto Pontes (ARS), Fundão, CEAC Vila Nova da Barquinha e Moussem Culturel d’Assilah (Marrocos), tendo sido ainda seleccionado para o Prémio Arte Jovem – Millennium BCP.
O seu trabalho está representado em diversas colecções privadas, incluindo Assilah Forum Foundation, CAC Málaga, Colecção Figueiredo Ribeiro e Colecção Manuel de Brito – Galeria 111.

Pastel de Óleo e Composição
Horário
quartas, 4, 11, 18 e 25 de Fevereiro de 2026, 10h30/13h.
Artista convidado a anunciar

O corpo na pintura
Horário quartas, 3, 10, 17 e 25 de Março de 2026, 10h30/13h.
Artista convidada Sofia Sacadura
. Nota biográfica Lisboa,1988. Desenha e pinta desde que se lembra. É principalmente através do desenho, da pintura, da gravura e da monotipia que melhor se sente a responder á urgência interna sem nome e aos bichos carpinteiros nas mãos que a acompanham desde criança. Procura transmitir imagens, memórias, ambientes ou emoções que lhe significam, seja de forma negativa ou positiva mas muitas vezes que sejam ambas ao mesmo tempo. Frequentou o curso de Arte e Multimédia na Faculdade de Belas Artes em Lisboa de 2006 a 2009 e o curso de Educação na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich de 2010 a 2013. Em 2011 estagiou na APIA – Associação de Proteção à Infância da Ajuda em Lisboa e em 2013 na Fjæraskogen Barnehage em Trondheim, Noruega. Em 2016 concluiu o curso de Conservação e Restauro de Pintura e de Desenho e Pintura do Instituto das Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa. Em 2017 fez um breve curso de pintura na Saatchi Gallery em Londres, Reino Unido e de 2017 a 2023 foi professora de Desenho e Pintura no Instituto das Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa. Em 2020 foi orientadora de estágio de alunos do 12º ano da Escola Secundária Eça de Queiroz e em 2021 júri de Antepap dos alunos finalistas do curso de Arte e Multimédia na mesma escola. Em 2021 terminou o curso completo de Desenho e Pintura no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual em Lisboa. Em 2022/2023 frequentou o curso de Projeto em gravura e Impressão na BASE. Atualmente é artista residente na BASE Escola de Arte onde também leciona o curso de artes visuais para crianças e Laboratório da Bondade.

Pintura e Literatura
Horário quartas, 8, 15, 22, 29 de Abril de 2026, 10h30/13h.
Artista convidada Flávia Germano Barra
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Lisboa e Valada onde é a diretora da Bienal de Valada. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Pintura e Composição
Horário quartas, 6, 13, 20 e 27 de Maio de 2026, 10h30/13h.
Artista convidada a anunciar

Colagem
Horário quartas, 3, 17 e 24 de Junho de 2026, 10h30/13h.
Artista convidada Nina Fraser
. Nota biográfica St. Albans, Reino Unido, 1984. Licenciada em Arte Têxtil pela Winchester College of Arts (2006) e concluiu em 2023 um mestrado de Curadoria de Arte Pública Contemporânea na Universidade de Gotemburgo. Trabalha de forma multidisciplinar, partindo da materialidade do papel e incorporando efémera dos locais onde vive e trabalha, criando colagens, pinturas, esculturas e instalação. Apresentou exposições individuais e em dupla em instituições como o Art Room (Lisboa), Estação Viva (Aveiro), Marvila Art District (Lisboa) e Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa). Participou em residências artísticas em Portugal, Itália e Reino Unido e em 2025 integrou o LABECO – Laboratório Cooperativo de Práticas Artísticas e Ecológicas. Desde 2008 desenvolve projectos no sector cultural sem fins lucrativos, co-fundou a The Art House Community Interest Company (2008-2014) e actualmente coordena o Art & Craft Refúgio, um projecto para a integração de refugiados e migrantes através de práticas criativas. O seu trabalho está representado em colecções como a Coleção Figueiredo Ribeiro (Portugal), The Doug and Laurie Kanyer Art Collection (EUA), Coleção Grupo IMPRESA (Portugal) e Casa das Artes de Tavira (Portugal), entre outras.

Livros de artista
Horário quartas, 1, 8, 15 e 22 de Julho de 2026, 10h30/13h.
Artista convidada Ricardo Castro Ferreira
. Nota biográfica Porto, 1969. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas. Frequentou o Curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes e o Curso de Pintura do AR. CO. Fez o curso de Serigrafia da Escola de Artes A BASE. Expõe regularmente desde 2012. Desenvolve atualmente um projeto editorial e curatorial associado à Miguel Castro – Art Advisor.

História da Arte é lecionado online, através da plataforma Google Meetings.
A frequência deste programa é opcional.

O curso de História da Arte oferece uma perspectiva transnacional e que analisa a evolução da arte ao longo dos séculos, com uma metodologia abrangente e fresca, tendo em conta os seus antecedentes e as linguagens actuais. Das inovações técnicas que levam ao bem-pintar influenciado pelo classicismo, até aos alfabetos visuais que compõem as novas vanguardas da arte imersiva, o ciclo de estudos de História da Arte foca-se num método de análise das manifestações artísticas que promove ligações entre as artes visuais e os materiais de suporte da literatura, do teatro e da música, num entrosamento constante entre cultura, arte e mercado.

Com a intenção de pensar numa cena artística à escala global, traremos visibilidade à contemporaneidade recorrendo a exemplos visuais e teóricos, mas sem descurar o passado que nos trouxe até à actualidade. Da introdução ao modernismo à problematização do espectador e da audiência dentro das galerias Cubo Branco, a produção artística invocada é multi, intra e transdisciplinar, um território que serve de pretexto para lidarmos com a observação e receção para caracterizar, refletir e promover a filosofia da arte por trás das obras interpretadas, reforçando o aluno de uma atitude crítica, que os torne parte do diálogo artístico, enquanto parte ativa da sua estrutura.

Estabelecidas as bases históricas, irá ser feita uma ponte constante para o culminar das inovações artísticas para o nosso olhar actual, pelo que também se visa expandir o campo de estudos para outras perspetivas que se impõe pela sua força e representação. Para além de outros quadrantes geográficos que ficam fora dos estudos clássicos da arte, também os meios e ferramentas artísticas serão diversos, como o programa do curso de História da Arte mapeia.

Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Horário terças, 18h30/20h

Conteúdos Programáticos
A Paisagem Apocalíptica
Romantismo na Europa e os Sonhos em Tela
Sublime Memória da Aura
A Luz em Viagem
Impressões e Imitações das Emoções
O Nevoeiro e o Desaparecimento
O Espelho e a Verdade
A Origem da Pintura e a Reprodução
Pre-História do Nosso Moderno
Da Paisagem Exterior Para A Nova Paisagem Interior da Humanidade
A Perversão Surrealista e o Pesadelo no Pensamento

O Quadrado Negro e os Monocromáticos
O Fim da Arte Sem Forma
Suprematismo do De Stijl e Cor da Bauhaus
Sobre o Minimalismo
As Ruas e a Pop Art
O Espectador
Arte Conceptual
Cubo Branco e Caixas de Vidro
Invisibilidades e Visões do Vazio
Da Video Art à Land Art
Arte Imersiva
A Forma Artística: Do Vazio Mínimo à Luz Total

Periferias e Outras Perspectivas
O Corpo nas Vanguardas – o Todo, o Fragmento e Formas Disformes
Fotografia como Arte
Arte Portuguesa e o Modernismo Português
O Sistema da Black Mountain School
O Zero — Tradução e Prática
Arte no Feminino
Arte e Arquitectura
Séries e Repetições
Graffiti e Street Art
Nova Iorque vs Los Angeles
Arte Digital

História da Arte é lecionado online, através da plataforma Google Meetings.
A frequência deste programa é opcional.

O curso de História da Arte oferece uma perspectiva transnacional e que analisa a evolução da arte ao longo dos séculos, com uma metodologia abrangente e fresca, tendo em conta os seus antecedentes e as linguagens actuais. Das inovações técnicas que levam ao bem-pintar influenciado pelo classicismo, até aos alfabetos visuais que compõem as novas vanguardas da arte imersiva, o ciclo de estudos de História da Arte foca-se num método de análise das manifestações artísticas que promove ligações entre as artes visuais e os materiais de suporte da literatura, do teatro e da música, num entrosamento constante entre cultura, arte e mercado.

Com a intenção de pensar numa cena artística à escala global, traremos visibilidade à contemporaneidade recorrendo a exemplos visuais e teóricos, mas sem descurar o passado que nos trouxe até à actualidade. Da introdução ao modernismo à problematização do espectador e da audiência dentro das galerias Cubo Branco, a produção artística invocada é multi, intra e transdisciplinar, um território que serve de pretexto para lidarmos com a observação e receção para caracterizar, refletir e promover a filosofia da arte por trás das obras interpretadas, reforçando o aluno de uma atitude crítica, que os torne parte do diálogo artístico, enquanto parte ativa da sua estrutura.

Estabelecidas as bases históricas, irá ser feita uma ponte constante para o culminar das inovações artísticas para o nosso olhar actual, pelo que também se visa expandir o campo de estudos para outras perspetivas que se impõe pela sua força e representação. Para além de outros quadrantes geográficos que ficam fora dos estudos clássicos da arte, também os meios e ferramentas artísticas serão diversos, como o programa do curso de História da Arte mapeia.

Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Horário terças, 18h30/20h

Conteúdos Programáticos
A Paisagem Apocalíptica
Romantismo na Europa e os Sonhos em Tela
Sublime Memória da Aura
A Luz em Viagem
Impressões e Imitações das Emoções
O Nevoeiro e o Desaparecimento
O Espelho e a Verdade
A Origem da Pintura e a Reprodução
Pre-História do Nosso Moderno
Da Paisagem Exterior Para A Nova Paisagem Interior da Humanidade
A Perversão Surrealista e o Pesadelo no Pensamento

O Quadrado Negro e os Monocromáticos
O Fim da Arte Sem Forma
Suprematismo do De Stijl e Cor da Bauhaus
Sobre o Minimalismo
As Ruas e a Pop Art
O Espectador
Arte Conceptual
Cubo Branco e Caixas de Vidro
Invisibilidades e Visões do Vazio
Da Video Art à Land Art
Arte Imersiva
A Forma Artística: Do Vazio Mínimo à Luz Total

Periferias e Outras Perspectivas
O Corpo nas Vanguardas – o Todo, o Fragmento e Formas Disformes
Fotografia como Arte
Arte Portuguesa e o Modernismo Português
O Sistema da Black Mountain School
O Zero — Tradução e Prática
Arte no Feminino
Arte e Arquitectura
Séries e Repetições
Graffiti e Street Art
Nova Iorque vs Los Angeles
Arte Digital

Laboratório de Investigação
Artistas convidados
Flávia Germano Barra, Hugo Bernardo, Mafalda Oliveira Martins, Nina Fraser, Ricardo Castro Ferreira e Sofia Sacadura.

Filosofia, Teoria da Arte e Estética
Pedro Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

História da Arte
Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Laboratório de Investigação online e presencial, quartas, 10h30/13h.

História da Arte online, terças, 18h30/20h.

Filosofia, Teoria da Arte e Estética online, quartas, 18h30/20h.

*Estacionamento no pátio da escola em horário pós-laboral.

ANO LETIVO 2025/2026
Início do ano letivo 29 setembro 2025
Término do ano letivo 23 julho 2026

PAUSAS LECTIVAS
Férias do Natal 20 dezembro 2025 a 4 janeiro 2026
Férias do Carnaval 16 e 17 fevereiro 2026
Férias da Páscoa 31 março a 8 abril 2026

FERIADOS
Implantação da República domingo, 5 outubro 2025
Dia de Todos os Santos sábado, 1 novembro 2025
Restauração da Independência segunda, 1 dezembro 2025
Dia da Imaculada Conceição segunda, 8 dezembro 2025
Natal quinta, 25 dezembro 2025
Véspera de Ano Novo quarta, 31 dezembro 2025
Ano Novo quinta, 1 janeiro 2026
Carnaval terça, 17 fevereiro 2026
Sexta-Feira Santa sexta, 3 abril 2026
Páscoa domingo, 5 abril 2026
25 de Abril sábado, 25 abril 2026
Dia do Trabalhador sexta, 1 maio 2026
Dia de Portugal quarta, 10 junho 2026
Dia de Santo António sábado, 13 junho 2026
Corpo de Deus sexta, 19 junho 2026

ANO LETIVO 2025/2026

Propina Anual 950,00*
*Em alternativa os participantes podem efetuar o pagamento da propina mensalmente no valor de 95,00 euros. A primeira mensalidade é paga juntamente com a taxa de inscrição no valor de 47,50 bem como, o seguro escolar.
Seguro Escolar 5,50

REGULAMENTO INTERNO 
CAPÍTULO IV
Pagamentos
Secção I

Mensalidades e Propinas

Art.º 13º – A taxa de inscrição, o seguro de acidentes pessoais escolar e os valores das propinas encontram-se afixados no site www.abaseescoladearte.pt. O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição e não serão restituídos em caso de desistência.

Art.º 14º – As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito.

Art.º 15º – Em caso de não cumprimento do prazo referido no Art.º 14, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.

Art.º 16º – O pagamento da totalidade das mensalidades do ano letivo no ato de inscrição isenta o aluno ou artista residente do pagamento da taxa de inscrição.

Art.º 17º – A Base não efetua devoluções da propina salvo se cancelar os respetivos cursos.

Secção II

Condições de Pagamento

Art.º 18º – As mensalidades são pagas de outubro a julho*.

*Compete ao aluno, comunicar por email ([email protected]), a desistência do curso com 30 dias de antecedência.

Este programa é adequado a participantes sem experiência?

Sim, na Base ministramos um ensino heterogéneo e direcionado com o objetivo de promover uma aprendizagem adaptada a cada participante.

O ano letivo iniciou em Outubro, posso ingressar no curso durante o decorrer do ano letivo ou posso fazer apenas alguns módulos?

As inscrições estão abertas durante o ano letivo. Na BASE ministramos um ensino adaptado a cada participante onde cada aluno tem um acompanhamento personalizado por parte dos docentes. Em cada turma, os docentes acompanham o trabalho de cada aluno tendo em conta o seu nível de aprendizagem, tendo como ponto de partida o programa do curso. Por esse motivo, os participantes podem ingressar no programa a qualquer momento.

Posso transitar entre o regime presencial e online?

Este curso funciona num modelo misto, simultaneamente online e presencial. Os participantes podem frequentar as aulas online ou presencialmente.

Antes de me inscrever gostaria de agendar uma visita para conhecer a escola.

Para agendar uma visita à escola, por favor entre em contacto conosco. 

O pagamento integral da propina anual do curso tem algum desconto?

O pagamento integral da propina anual do curso implica a isenção da taxa de inscrição.

É possível desistir do curso no decorrer do ano letivo?

Compete ao aluno, comunicar por email ([email protected]), a desistência dos Cursos e Residências Artísticas com 30 dias de antecedência.

Como faço para me inscrever?

A inscrição é realizada online, através do nosso site. As fichas de inscrição encontram-se no nosso site, na página do respetivo curso. 

Após o preenchimento da ficha de inscrição, entraremos em contacto consigo com as informações relativas ao pagamento das propinas, seguro e taxa de inscrição, bem como, as questões relacionadas com a operacionalidade deste curso.

Como é realizada a comunicação entre a escola e os participantes de cada curso?

Cada curso lecionado na BASE tem um grupo no what’s app para agilizar a comunicação entre alunos e docentes, nomeadamente, entrada na escola, no zoom, materiais e questões que possam surgir relacionadas com o decorrer do curso. As questões relacionadas com o atendimento geral ou contabilidade, devem ser endereçadas por email para o respectivo departamento.

Não sei qual é o link para participar nas aulas através da plataforma Google Meetings.

O link para participar online nas aulas encontra-se na descrição do grupo do what’s app do respectivo curso.

Nos meses em que existem férias escolares a mensalidade é a mesma?

A mensalidade é sempre a mesma ao longo do ano letivo.

É necessário pagar taxa de inscrição no início de cada ano letivo?

O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição em cada ano letivo.

Qual é o prazo para o pagamento das mensalidades?

As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito. Em caso de não cumprimento do prazo referido, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.

Se tiver alguma questão por favor entre em contacto conosco através do telefone 927549092 ou por email ([email protected])

Localização Oficinas da Escola Manuel da Maia. Rua Freitas Gazul nº6, 1350-149 Campo de Ourique, Lisboa.
Visitas por marcação, por favor agende a sua visita.

Contactos 92 754 90 92
[email protected]

Subscreva a nossa Newsletter

2025 © A BASE