LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO

O Laboratório de Investigação, através de um ensino adaptado a cada participante, tem como objetivo proporcionar as bases para atuar com consistência, liberdade e autonomia no mundo contemporâneo. Este programa assenta em três premissas interligadas: o desenvolvimento de uma linguagem autoral, o aprofundamento do pensamento estético, assim como a promoção de uma prática artística autónoma.

O Laboratório de Investigação inclui a frequência opcional dos cursos História da Arte; Filosofia, Teoria da Arte e Estética. As aulas práticas são simultaneamente online e presenciais, enquanto as aulas teóricas são realizadas online, através da plataforma Google Meetings.

Ao longo do programa, artistas convidados orientam módulos dedicados a técnicas, materiais e abordagens específicas, criando espaço para aprofundar métodos de trabalho e explorar novas formas de expressão. Estas sessões ampliam referências visuais e conceptuais, incentivam a experimentação e alargam o campo de possibilidades do percurso individual de cada participante. Cada Laboratório, com a duração de quatro sessões, aprofunda processos criativos, práticas artísticas e técnicas associadas ao domínio do Desenho e da Pintura, consolidando o carácter de pesquisa e exploração que define o programa.

Introdução a técnicas de desenho e pintura
Horário quartas, 1, 8, 15 e 22 de Outubro, 10h30/13h.
Artista convidada Mafalda d’Oliveira Martins (MOM) 
. Nota biográfica Lisboa, 1994. A sua formação passou pela SNBA (PT), Universidade Complutense de Madrid (ES) e FBAUL (PT), onde completou a licenciatura e mestrado em Pintura. O seu trabalho debruça-se sobre as fragilidades sociais na sociedade moderna, criando espaços de pensamento crítico e experiências contemplativas sob a forma de pinturas, desenhos, escultura, ou instalação. Das suas exposições individuais destaca a actual “Paragem” no MUHNAC (Lisboa, 2025) e as anteriores, “Oblívio” na Galeria Belard (Lisboa, 2024) e “Two Plus None” no EC Mercês (Lisboa, 2022). Integrou exposições colectivas no Museu da Electricidade, na Casa-Museu Medeiros de Almeida, na Casa das Histórias, Galeria de S. Mamede, entre outros. É directora e fundadora da Pousio – Arte e Cultura, associação (desde 2019), onde exerce a coordenação do programa de residências artísticas air_Pousio e do projecto Atelier do Palácio na CSFA (Loures). Publica periodicamente textos para a Rádio Renascença e é autora de diversos livros infantis, sendo o mais recente “Gilda Furacão” (Oficina do Livro).

Pintura de Ar Livre em Valada do Ribatejo
Horário quartas, 5, 12, 19 e 26 de Novembro de 2025, 10h30/13h.
Artista convidada Flávia Germano Barra
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Lisboa e Valada onde é a diretora da Bienal de Valada. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Aguarela
Horário quartas, 26 de Novembro de 2025, 3, 10 e 17 de Dezembro de 2025, 10h30/13h.
Artista convidada Nina Fraser
. Nota biográfica St. Albans, Reino Unido, 1984. Licenciada em Arte Têxtil pela Winchester College of Arts (2006) e concluiu em 2023 um mestrado de Curadoria de Arte Pública Contemporânea na Universidade de Gotemburgo. Trabalha de forma multidisciplinar, partindo da materialidade do papel e incorporando efémera dos locais onde vive e trabalha, criando colagens, pinturas, esculturas e instalação. Apresentou exposições individuais e em dupla em instituições como o Art Room (Lisboa), Estação Viva (Aveiro), Marvila Art District (Lisboa) e Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa). Participou em residências artísticas em Portugal, Itália e Reino Unido e em 2025 integrou o LABECO – Laboratório Cooperativo de Práticas Artísticas e Ecológicas. Desde 2008 desenvolve projectos no sector cultural sem fins lucrativos, co-fundou a The Art House Community Interest Company (2008-2014) e actualmente coordena o Art & Craft Refúgio, um projecto para a integração de refugiados e migrantes através de práticas criativas. O seu trabalho está representado em colecções como a Coleção Figueiredo Ribeiro (Portugal), The Doug and Laurie Kanyer Art Collection (EUA), Coleção Grupo IMPRESA (Portugal) e Casa das Artes de Tavira (Portugal), entre outras.

Emergência da imagem no desenho: desenho e construção de uma imagem
Horário quartas, 7, 14, 21 e 28 de Janeiro de 2026, 10h30/13h.
Artista convidado Hugo Bernardo
. Nota biográfica Nasceu em Lisboa em 1988, cidade onde vive e trabalha. Estudou Pintura e Desenho no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, onde concluiu o Curso Avançado em Artes Visuais, e prosseguiu a sua investigação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com a conclusão do mestrado em Belas-Artes. O seu trabalho, de natureza ficcional, recorre ao desenho e ao dispositivo pictórico, integrando também o som enquanto antropologia imersiva e questionamento da essência mítica da memória e da origem imanente das imagens.
Expõe regularmente desde 2010, destacando-se as exposições individuais e colectivas mais relevantes: Torre de Silêncio, Dialogue Gallery, Lisboa; Random, R. Quintinha (Azan), Lisboa; Entre Margens, Galeria do Parque, Vila Nova da Barquinha (2024); Mirror Maze, Museu de História Natural, Lisboa; Stella, Espaço Pontes, Fundão; Olhos nos Olhos, Galeria Graça Brandão, Lisboa; Estudo do Meio, Carpintarias de São Lázaro, Lisboa; Pintura Sem Fim, Galeria Brotéria, Lisboa (2023); La Biennale, R. Açúcar (Armazém 3), Lisboa (2022); Mastaba, Fundação D. Luís I, Cascais; Triângulo, Galeria Brotéria, Lisboa; Les Amis du Cadavre Exquis, Duplex Air, Lisboa (2021); True Node II, Galeria Mota Galiza, Porto (2020); I will take the risk, Azan Studio, Lisboa (2019); Locus19, C. Ribeiro Santos19, Lisboa (2018); Osmóptico, Espaço AZ, Lisboa; Objecto Anamórfico, Museu Geológico, Lisboa (2017); Rocks and Clouds, Galeria Sá da Costa, Lisboa (2016); Plano Imanente, Galeria Alecrim50, Lisboa (2014).
Paralelamente, lecciona no programa de Pintura do Ar.Co – Escola de Artes Visuais e no atelier colectivo Cabine, que fundou em 2016, onde também ensina gravura. Foi assistente do artista Miguel Branco e colaborou na conservação da colecção Culturgest – CGD. Participou em várias residências artísticas, entre as quais o Projecto Pontes (ARS), Fundão, CEAC Vila Nova da Barquinha e Moussem Culturel d’Assilah (Marrocos), tendo sido ainda seleccionado para o Prémio Arte Jovem – Millennium BCP.
O seu trabalho está representado em diversas colecções privadas, incluindo Assilah Forum Foundation, CAC Málaga, Colecção Figueiredo Ribeiro e Colecção Manuel de Brito – Galeria 111.

Pastel de Óleo e Composição
Horário
quartas, 4, 11, 18 e 25 de Fevereiro de 2026, 10h30/13h.
Artista convidado a anunciar

O corpo na pintura
Horário quartas, 3, 10, 17 e 25 de Março de 2026, 10h30/13h.
Artista convidada Sofia Sacadura
. Nota biográfica Lisboa,1988. Desenha e pinta desde que se lembra. É principalmente através do desenho, da pintura, da gravura e da monotipia que melhor se sente a responder á urgência interna sem nome e aos bichos carpinteiros nas mãos que a acompanham desde criança. Procura transmitir imagens, memórias, ambientes ou emoções que lhe significam, seja de forma negativa ou positiva mas muitas vezes que sejam ambas ao mesmo tempo. Frequentou o curso de Arte e Multimédia na Faculdade de Belas Artes em Lisboa de 2006 a 2009 e o curso de Educação na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich de 2010 a 2013. Em 2011 estagiou na APIA – Associação de Proteção à Infância da Ajuda em Lisboa e em 2013 na Fjæraskogen Barnehage em Trondheim, Noruega. Em 2016 concluiu o curso de Conservação e Restauro de Pintura e de Desenho e Pintura do Instituto das Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa. Em 2017 fez um breve curso de pintura na Saatchi Gallery em Londres, Reino Unido e de 2017 a 2023 foi professora de Desenho e Pintura no Instituto das Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa. Em 2020 foi orientadora de estágio de alunos do 12º ano da Escola Secundária Eça de Queiroz e em 2021 júri de Antepap dos alunos finalistas do curso de Arte e Multimédia na mesma escola. Em 2021 terminou o curso completo de Desenho e Pintura no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual em Lisboa. Em 2022/2023 frequentou o curso de Projeto em gravura e Impressão na BASE. Atualmente é artista residente na BASE Escola de Arte onde também leciona o curso de artes visuais para crianças e Laboratório da Bondade.

Pintura e Literatura
Horário quartas, 8, 15, 22, 29 de Abril de 2026, 10h30/13h.
Artista convidada Flávia Germano Barra
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Lisboa e Valada onde é a diretora da Bienal de Valada. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Pintura e Composição
Horário quartas, 6, 13, 20 e 27 de Maio de 2026, 10h30/13h.
Artista convidada a anunciar

Colagem
Horário quartas, 3, 17 e 24 de Junho de 2026, 10h30/13h.
Artista convidada Nina Fraser
. Nota biográfica St. Albans, Reino Unido, 1984. Licenciada em Arte Têxtil pela Winchester College of Arts (2006) e concluiu em 2023 um mestrado de Curadoria de Arte Pública Contemporânea na Universidade de Gotemburgo. Trabalha de forma multidisciplinar, partindo da materialidade do papel e incorporando efémera dos locais onde vive e trabalha, criando colagens, pinturas, esculturas e instalação. Apresentou exposições individuais e em dupla em instituições como o Art Room (Lisboa), Estação Viva (Aveiro), Marvila Art District (Lisboa) e Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa). Participou em residências artísticas em Portugal, Itália e Reino Unido e em 2025 integrou o LABECO – Laboratório Cooperativo de Práticas Artísticas e Ecológicas. Desde 2008 desenvolve projectos no sector cultural sem fins lucrativos, co-fundou a The Art House Community Interest Company (2008-2014) e actualmente coordena o Art & Craft Refúgio, um projecto para a integração de refugiados e migrantes através de práticas criativas. O seu trabalho está representado em colecções como a Coleção Figueiredo Ribeiro (Portugal), The Doug and Laurie Kanyer Art Collection (EUA), Coleção Grupo IMPRESA (Portugal) e Casa das Artes de Tavira (Portugal), entre outras.

Livros de artista
Horário quartas, 1, 8, 15 e 22 de Julho de 2026, 10h30/13h.
Artista convidado Ricardo Castro Ferreira
. Nota biográfica Porto, 1969. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas. Frequentou o Curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes e o Curso de Pintura do AR. CO. Fez o curso de Serigrafia da Escola de Artes A BASE. Expõe regularmente desde 2012. Desenvolve atualmente um projeto editorial e curatorial associado à Miguel Castro – Art Advisor.

História e Teoria da Arte é lecionado online, através da plataforma Google Meetings.
A frequência deste programa é opcional.

O programa explora o estudo filosófico da beleza, do gosto e da arte, examinando a forma como estes conceitos são experienciados e interpretados através de diversas formas e meios artísticos. A história da estética, as diferentes perspetivas filosóficas sobre a arte e a relação entre a estética e a arte contemporânea, serão aprofundados.
 
Professor Pedro Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.
 
Horário as aulas de Filosofia decorrem às quartas-feiras, das 18h30 às 20h, em ciclos de três semanas consecutivas de aulas, seguidas de uma semana de pausa.
 
Temas Principais
Explorar diferentes teorias filosóficas sobre a beleza e a sua relação com a estética.
Examinar a definição de arte, o seu propósito e como é interpretada e avaliada.
Investigar como os indivíduos percecionam e respondem à arte, incluindo o papel da emoção, da perceção e do contexto cultural.
Explorar como os princípios estéticos são aplicados em diferentes formas de arte, como as artes visuais, a música, a literatura e a performance.
Analisar o papel da estética nas práticas e movimentos artísticos contemporâneos.
Alguns conceitos a explorar o aberto; Singularidade;  resto; Imagem-sobrevivente; Imagem-afeção; Imagem-pulsão; Acontecimento; Percepção; Belo; Sublime; Fantasma; Tempo; Duração; Imagem-tempo; Criação, Visível/invisível; Corpo; Desrostificação; Etc.
 
Trabalhos e Atividades
Leituras e Discussões os alunos envolver-se-ão com textos clássicos e contemporâneos sobre estética e teoria da arte.
Análise de Obras de Arte os alunos aprenderão a analisar e interpretar obras de arte de diferentes períodos e meios, considerando as suas qualidades e significados estéticos.
Debates Filosóficos os alunos participarão em discussões e debates sobre questões-chave da estética, como a natureza da beleza, o papel do artista e a relação entre arte e sociedade.
Abordagens Interdisciplinares alguns temas podem integrar perspetivas de outras disciplinas, como história da arte, estudos culturais ou filosofia da mente.

Laboratório de Investigação
Artistas convidados
Flávia Germano Barra, Hugo Bernardo, Mafalda Oliveira Martins, Nina Fraser, Ricardo Castro Ferreira e Sofia Sacadura.

Filosofia, Teoria da Arte e Estética
Pedro Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

História da Arte
Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Laboratório de Investigação online e presencial, quartas, 10h30/13h.

História e Teoria da Arte online, terças, 18h30/20h.

*Estacionamento no pátio da escola em horário pós-laboral.

ANO LETIVO 2025/2026
Início do ano letivo 29 setembro 2025
Término do ano letivo 23 julho 2026

PAUSAS LECTIVAS
Férias do Natal 20 dezembro 2025 a 4 janeiro 2026
Férias do Carnaval 16 e 17 fevereiro 2026
Férias da Páscoa 31 março a 8 abril 2026

FERIADOS
Implantação da República domingo, 5 outubro 2025
Dia de Todos os Santos sábado, 1 novembro 2025
Restauração da Independência segunda, 1 dezembro 2025
Dia da Imaculada Conceição segunda, 8 dezembro 2025
Natal quinta, 25 dezembro 2025
Véspera de Ano Novo quarta, 31 dezembro 2025
Ano Novo quinta, 1 janeiro 2026
Carnaval terça, 17 fevereiro 2026
Sexta-Feira Santa sexta, 3 abril 2026
Páscoa domingo, 5 abril 2026
25 de Abril sábado, 25 abril 2026
Dia do Trabalhador sexta, 1 maio 2026
Dia de Portugal quarta, 10 junho 2026
Dia de Santo António sábado, 13 junho 2026
Corpo de Deus sexta, 19 junho 2026

ANO LETIVO 2025/2026

Propina Anual 950,00*
*Em alternativa os participantes podem efetuar o pagamento da propina mensalmente no valor de 95,00 euros. A primeira mensalidade é paga juntamente com a taxa de inscrição no valor de 47,50 bem como, o seguro escolar.
Seguro Escolar 5,50

REGULAMENTO INTERNO 
CAPÍTULO IV
Pagamentos
Secção I

Mensalidades e Propinas

Art.º 13º – A taxa de inscrição, o seguro de acidentes pessoais escolar e os valores das propinas encontram-se afixados no site www.abaseescoladearte.pt. O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição e não serão restituídos em caso de desistência.

Art.º 14º – As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito.

Art.º 15º – Em caso de não cumprimento do prazo referido no Art.º 14, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.

Art.º 16º – O pagamento da totalidade das mensalidades do ano letivo no ato de inscrição isenta o aluno ou artista residente do pagamento da taxa de inscrição.

Art.º 17º – A Base não efetua devoluções da propina salvo se cancelar os respetivos cursos.

Secção II

Condições de Pagamento

Art.º 18º – As mensalidades são pagas de outubro a julho*.

*Compete ao aluno, comunicar por email ([email protected]), a desistência do curso com 30 dias de antecedência.

Este programa é adequado a participantes sem experiência?

Sim, na Base ministramos um ensino heterogéneo e direcionado com o objetivo de promover uma aprendizagem adaptada a cada participante.

O ano letivo iniciou em Outubro, posso ingressar no curso durante o decorrer do ano letivo ou posso fazer apenas alguns módulos?

As inscrições estão abertas durante o ano letivo. Na BASE ministramos um ensino adaptado a cada participante onde cada aluno tem um acompanhamento personalizado por parte dos docentes. Em cada turma, os docentes acompanham o trabalho de cada aluno tendo em conta o seu nível de aprendizagem, tendo como ponto de partida o programa do curso. Por esse motivo, os participantes podem ingressar no programa a qualquer momento.

Posso transitar entre o regime presencial e online?

Este curso funciona num modelo misto, simultaneamente online e presencial. Os participantes podem frequentar as aulas online ou presencialmente.

Antes de me inscrever gostaria de agendar uma visita para conhecer a escola.

Para agendar uma visita à escola, por favor entre em contacto conosco. 

O pagamento integral da propina anual do curso tem algum desconto?

O pagamento integral da propina anual do curso implica a isenção da taxa de inscrição.

É possível desistir do curso no decorrer do ano letivo?

Compete ao aluno, comunicar por email ([email protected]), a desistência dos Cursos e Residências Artísticas com 30 dias de antecedência.

Como faço para me inscrever?

A inscrição é realizada online, através do nosso site. As fichas de inscrição encontram-se no nosso site, na página do respetivo curso. 

Após o preenchimento da ficha de inscrição, entraremos em contacto consigo com as informações relativas ao pagamento das propinas, seguro e taxa de inscrição, bem como, as questões relacionadas com a operacionalidade deste curso.

Como é realizada a comunicação entre a escola e os participantes de cada curso?

Cada curso lecionado na BASE tem um grupo no what’s app para agilizar a comunicação entre alunos e docentes, nomeadamente, entrada na escola, no zoom, materiais e questões que possam surgir relacionadas com o decorrer do curso. As questões relacionadas com o atendimento geral ou contabilidade, devem ser endereçadas por email para o respectivo departamento.

Não sei qual é o link para participar nas aulas através da plataforma Google Meetings.

O link para participar online nas aulas encontra-se na descrição do grupo do what’s app do respectivo curso.

Nos meses em que existem férias escolares a mensalidade é a mesma?

A mensalidade é sempre a mesma ao longo do ano letivo.

É necessário pagar taxa de inscrição no início de cada ano letivo?

O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição em cada ano letivo.

Qual é o prazo para o pagamento das mensalidades?

As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito. Em caso de não cumprimento do prazo referido, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.

Se tiver alguma questão por favor entre em contacto conosco através do telefone 927549092 ou por email ([email protected])

Localização Oficinas da Escola Manuel da Maia. Rua Freitas Gazul nº6, 1350-149 Campo de Ourique, Lisboa.
Visitas por marcação, por favor agende a sua visita.

Contactos 92 754 90 92
[email protected]

Subscreva a nossa Newsletter

2025 © A BASE