HISTÓRIA DA ARTE CLÁSSICA: O TEMPO DA PINTURA

O curso de História de Arte Clássica: Tempo da Pintura foca-se no culminar das inovações técnicas que levam ao bem-pintar, influenciado pelo classicismo. Contudo, com esta vontade de retratar paisagens idílicas, surgem fissuras que questionam o alfabeto visual, ora restabelecendo valores antigos, ora promovendo novas vanguardas.

Com uma perspetiva abrangente e fresca, que promove ligações entre as artes visuais e os materiais de suporte da literatura, do teatro e da música, analisaremos os últimos duzentos anos, mantendo em vista o porvir e os seus antecedentes.

O ciclo de estudos termina com o impacto da Primeira Guerra Mundial na criação do artista deslocado da Europa — das trincheiras para um novo continente que se abre e onde reformula o mercado da arte com novos intervenientes, sob as ideias mais disruptivas que se mantém fascinantes na atualidade.

O programa História da Arte Clássica: o Tempo da Pintura inclui a frequência do curso Lugares da Arte, curso presencial de carácter opcional. Este curso será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.

A Paisagem Apocalíptica
Romantismo na Europa e os Sonhos em Tela
Gericault e Delacroix: Mito e Identidade
Sublime Memória da Aura
A Luz em Viagem
O Centro da Europa e as Diferentes Escalas
Impressões e Imitações das Emoções
O Nevoeiro e o Desaparecimento
O Espelho e a Verdade
A Abertura do Deserto
A Origem da Pintura e a Reprodução
Pre-História do Nosso Moderno
O Atlântico Que Levou a Arte em Exílio
Da Paisagem Exterior Para A Nova Paisagem Interior da Humanidade
A Perversão Surrealista e o Pesadelo no Pensamento

O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala global.

Nesta disciplina visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. Estas visitas serão orientadas alternadamente pelos professores de Desenho e Pintura, Cerâmica, Mercados da Arte, História da Arte, Filosofia Teoria da Arte e Estética e Laboratório de Investigação.

Horário Quarta, 15h/18h

Professores Ana Natividade, André Almeida e Sousa, Carlos Ribeiro, Mariana Gomes, Miguel Meruje, Patrícia Sasportes e Pedro Arrifano

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.
. Função Leciona História da Arte Clássica: O Tempo da Pintura, História da Arte Moderna: A Época das Vanguardas, História da Arte Contemporânea: o Ano Zero Contínuo e Lugares da Arte.

quartas, 18h30/20h

Corpo de Deus quinta, 16 junho 2022

Mensalidade 120
Taxa de Inscrição 60

. A primeira mensalidade é paga juntamente com o seguro e a taxa de inscrição.
. Com o pagamento anual integral (1325,50) do curso no ato de inscrição, o aluno fica isento da taxa de inscrição.
. As mensalidades são pagas até ao dia 8 de cada mês. Após o dia 8 acresce 10% do valor da mensalidade.

 Qualquer aluno que tenha os sintomas (febre, tosse ou dificuldade em respirar) ou tenha estado em contacto com alguém infetado com o vírus COVID 19 deve informar imediatamente o SNS através dos contactos abaixo e a direção da Base Escola de Arte.