RESIDÊNCIA ARTÍSTICA 1.0

A Residência Artística 1.0 tem a duração de dois anos letivos e destina-se a um público interessado no desenvolvimento formal, teórico, técnico e profissional da prática artística. A frequência deste programa pode ser presencial ou online (sem atelier / Cursos e Acompanhamento Tutorial através da plataforma zoom).

O programa do ano I inclui Atelier, Acompanhamento Tutorial, Cursos Teóricos (História da Arte Contemporânea I; Filosofia, Teoria da Arte e Estética Contemporânea I; Mercados da Arte), Cursos Práticos (Laboratório de Investigação e Lugares da Arte) e Cursos Técnicos (Práticas Profissionais para Artistas), bem como, a participação em projetos expositivos coletivos: catálogo anual, exposição anual, exposição online anual, open studio de Inverno e open studio de Verão.

O ano I tem como objetivos o desenvolvimento do processo e trabalho autoral de cada participante e das suas capacidades criticas em relação ao meio artístico contemporâneo local, global e digital.

Na frequência do ano II fomenta-se uma maior autonomia dos artistas residentes, o aprofundamento do seu trabalho autoral, capacidade de organização e o desenvolvimento de valências profissionais que permitam a cada participante compreender o meio artístico e os vários mercados da arte.

O ano II inclui Atelier, Acompanhamento Tutorial, Cursos Teóricos e Práticos (Filosofia, Teoria da Arte e Estética Contemporânea II e Lugares da Arte), e centra-se na realização de um trabalho de investigação teórico-prático, bem como, na conceção e realização de uma exposição coletiva independente.

As disciplinas que compõem o programa da Residência Artística são lecionadas num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste programa será apenas online.

Os Mercados da Arte definem-se, numa dada perspetiva, como um conjunto de ecossistemas interligados entre si que visam proporcionar um encontro entre a oferta e a procura do bem cultural. Por vezes, apresentam contornos similares a outros mercados, mas assumem caraterísticas distintivas que os autonomizam face aos demais. A evolução histórica dos mercados da arte é ilustrativa da existência de diversificados ilícitos disruptivos dos mercados de arte (decorrentes dos denominados mercados cinzentos e negros), os quais, inevitavelmente, suscitam alterações mais ou menos significativas nestes mercados.

Os mencionados ecossistemas dos mercados da arte decompõem-se em subsistemas, onde operam diversos agentes e instituições (mais ou menos) especializados e onde, teoricamente, cada objeto artístico é sujeito a métodos de valorização e legitimação próprios.

Pretende-se proporcionar uma abordagem de cada um destes ecossistemas e subsistemas dos mercados da arte, tendo como ponto de partida o período histórico correspondente e que melhor define as suas origens e evoluções. Esta será a metodologia principal que servirá de mote para uma sistematização global do entendimento dos mercados da arte.

Este curso destina-se a todos aqueles que queiram aprofundar e sistematizar o seu conhecimento acerca do mercado da arte nacional, internacional e online. 

Este curso será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online. O programa Mercados da Arte inclui a frequência do curso Lugares da Arte, curso presencial de carácter opcional.

PROGRAMA

# História
# Intervenientes
# O Sistema da Arte Contemporânea
# Valorização Cultural, Económica e Política
# Instituições Culturais vs Comerciais
# Arte e Finanças
# Mercados da Arte e Direito

PROFESSORES

PATRÍCIA DIAS MENDES
. Nota biográfica Advogada na PLMJ, Sociedade de Advogados, de 1998 até final de 2020. Nesse âmbito, assumiu igualmente o cargo de Diretora-Geral da Fundação PLMJ.
Actualmente, exerce advocacia primordialmente nas áreas de Corporate, Direito Comercial e Civil e M&A, Direito Imobiliário, Direito da Economia Social, Direito da Cultura, com especial enfoque em Direito da Arte, Filantropia e Private Clients e Direito da Comunicação Social. 
. Função Consultoria jurídica; Leciona Mercados da Arte.

PATRÍCIA SASPORTES
. Nota biográfica Lisboa, 1988. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa em 2011. Frequentou o Mestrado em Mercados da Arte, ISCTE. Atualmente a fazer o Doutoramento em História da Arte Contemporânea, FSCH-UNL. Co-fundou a escola de arte Mart em 2013, onde ocupou o cargo de diretora até ao seu encerramento em 2021. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Função Direção e Coordenação pedagógica; Leciona Mercados da Arte, Lugares da Arte e Práticas Profissionais para Artistas. Tutora nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

HORÁRIO

Quinzenal: Quintas, 19h/20h

CALENDÁRIO ESCOLAR

Início do ano letivo 6 Outubro 2022
Fim do ano letivo 6 Julho 2023

Pausas Letivas
Férias do Natal 17 Dezembro 2022 / 2 de Janeiro 2023
Férias do Carnaval 18 Fevereiro 2023 / 21 Fevereiro 2023
Ferias da Páscoa 6 Abril 2023 / 16 Abril 2023

Feriados
Restauração da Independência quinta, 1 Dezembro 2022
Dia da Imaculada Conceição quinta, 8 Dezembro 2022
Natal sábado, 25 Dezembro 2021
Dia de Ano Novo sábado, 1 Janeiro 2022
Corpo de Deus quinta, 8 Junho 2023

Nesta disciplina vamos explorar algumas práticas profissionais essenciais para que os participantes dominem ferramentas e desenvolvam competências que lhes permitam organizar e promover o seu próprio trabalho.
O curso entende a prática artística contemporânea numa vertente essencialmente autoral, sem descurar das inovações tecnológicas a nível local, global e digital.
O programa de práticas profissionais para artistas funciona num regime de tutorias individuais mensais.
O curso Práticas Profissionais para Artistas funciona num modelo misto presencial e online (via zoom).

Programa teórico-prático onde são explorados temas e práticas artísticas através de exercícios e propostas de trabalho com uma forte componente experimental.
Quais os modelos e influências de que nos servimos e como o fazemos? Qual a relação da escrita com a prática artística e a produção de imagens e objetos?
O programa do Laboratório de Investigação está organizado por master classes mensais.
O Laboratório de Investigação será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom).

A Estética e a Teoria da arte são disciplinas centrais para as artes e humanidades. Ao abordarem questões filosóficas do mundo contemporâneo sobre uma ampla gama de formas de arte e ao examinarem, entre outros, conceitos como o de experiência estética, o de valor artístico, o de cultura, o de beleza, o de emoção, o de criatividade, o de imaginação, ambas remetem para os fundamentos da nossa humanidade comum.

Na esteira de fenómenos mundiais como a descolonização, o neoliberalismo, os processos de globalização e a internet, a História e a Teoria da arte começam a ter novas abordagens no estudo da arte em todo o mundo. Esta esta disciplina irá dedicar-se à temática do Mundo Contemporâneo globalizado, visando oferecer informações valiosas sobre a sociedade atual através da sua combinação única de perspetivas históricas, debates e análises voltadas para o futuro.

A Arte Contemporânea em particular tem sido considerada uma condição do “global”, já que o mapa do mundo da arte inclui locais antes considerados periféricos para a geografia do cânone histórico da arte. O momento em que se vive encerra múltiplos desafios em metodologias críticas, muitas vezes necessitando de leituras históricas e culturalmente específicas ao negociar paradigmas discursivos do que tem sido um corpo de teoria e crítica da arte engendrado em grande parte pelo mundo ocidental.

Assim sendo, e seguindo a linha iniciada anteriormente, iremos desenvolver os tópicos anteriormente abordados, a saber: teorias da “era da informação” e da “sociedade em rede”; novas geografias culturais articuladas por meio de tecnologias de informação globais; a Internet como espaço tecnológico de política global, no qual operam questões identitárias; mercados online emergentes considerados da perspetiva do produtor e consumidor.

Este curso será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.

Horário Quartas, 18h30/20h
Professor Pedro Miguel Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.
. Função Leciona Filosofia, Teoria da Arte e Estética, Laboratório de Investigação, Práticas Profissionais para Artistas e Lugares da Arte.

Programa

Mundo Contemporâneo, a Internet e a Globalização

A crítica da modernidade: o pós-moderno
A arte e a crise
O Contemporâneo: Jean Francois Lyotard; Giorgio Agamben; Anne Cauquelin
A globalização/localização: Georges Balandier, Zygmunt Bauman e Paul Virilio.
O que distingue a Querela contemporânea das precedentes
Arthur Danto e a “transfiguração do banal”
A desmaterialização da arte
Dessacralização ou libertação da arte

Mundo Contemporâneo, o real, o virtual e o global

A questão dos critérios estéticos
O desafio da estética
“A de-definição da arte”: Harold Rosenberg
O papel da democratização da cultura
Como Julgar a qualidade de uma Obra? Nelson Goodman Arthur Danto Immanuel Kant
“O Complot da Arte” de Jean Braudillard, 1996
“A Arte em Estado Gasoso” de Yves Michaud, 2007
O absurdo existencial pulp
Soluções para a decadência dos critérios estéticos

Início do ano letivo 12 outubro 2022
Fim do ano letivo 26 junho 2023

Pausas Letivas
Férias do Natal 17 dezembro 2022 / 2 de janeiro 2023
Férias do Carnaval 18/21 fevereiro 2023
Ferias da Páscoa 6/16 abril 2023

Feriados
Implantação da República quarta, 5 outubro 2022

O curso de História da Arte oferece uma perspectiva transnacional e que analisa a evolução da arte ao longo dos séculos, com uma metodologia abrangente e fresca, tendo em conta os seus antecedentes e as linguagens actuais. Das inovações técnicas que levam ao bem-pintar influenciado pelo classicismo, até aos alfabetos visuais que compõem as novas vanguardas da arte imersiva, o ciclo de estudos de História da Arte foca-se num método de análise das manifestações artísticas que promove ligações entre as artes visuais e os materiais de suporte da literatura, do teatro e da música, num entrosamento constante entre cultura, arte e mercado.

Com a intenção de pensar numa cena artística à escala global, traremos visibilidade à contemporaneidade recorrendo a exemplos visuais e teóricos, mas sem descurar o passado que nos trouxe até à actualidade. Da introdução ao modernismo à problematização do espectador e da audiência dentro das galerias Cubo Branco, a produção artística invocada é multi, intra e transdisciplinar, um território que serve de pretexto para lidarmos com a observação e receção para caracterizar, refletir e promover a filosofia da arte por trás das obras interpretadas, reforçando o aluno de uma atitude crítica, que os torne parte do diálogo artístico, enquanto parte ativa da sua estrutura.

Estabelecidas as bases históricas, irá ser feita uma ponte constante para o culminar das inovações artísticas para o nosso olhar actual, pelo que também se visa expandir o campo de estudos para outras perspetivas que se impõe pela sua força e representação. Para além de outros quadrantes geográficos que ficam fora dos estudos clássicos da arte, também os meios e ferramentas artísticas serão diversos, como o programa do curso de História da Arte mapeia.

Este curso será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.

Horário Terças, 18h30/20h

Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.
. Função Leciona História da ArteLaboratório de Investigação, Práticas Profissionais para Artistas e Lugares da Arte.

Programa
A Paisagem Apocalíptica
Romantismo na Europa e os Sonhos em Tela
Sublime Memória da Aura
A Luz em Viagem
Impressões e Imitações das Emoções
O Nevoeiro e o Desaparecimento
O Espelho e a Verdade
A Origem da Pintura e a Reprodução
Pre-História do Nosso Moderno
Da Paisagem Exterior Para A Nova Paisagem Interior da Humanidade
A Perversão Surrealista e o Pesadelo no Pensamento

O Quadrado Negro e os Monocromáticos
O Fim da Arte Sem Forma
Suprematismo do De Stijl e Cor da Bauhaus
Sobre o Minimalismo
As Ruas e a Pop Art
O Espectador
Arte Conceptual
Cubo Branco e Caixas de Vidro
Invisibilidades e Visões do Vazio
Da Video Art à Land Art
Arte Imersiva
A Forma Artística: Do Vazio Mínimo à Luz Total

Periferias e Outras Perspectivas
O Corpo nas Vanguardas – o Todo, o Fragmento e Formas Disformes
Fotografia como Arte
Arte Portuguesa e o Modernismo Português
O Sistema da Black Mountain School
O Zero — Tradução e Prática
Arte no Feminino
Arte e Arquitectura
Séries e Repetições
Graffiti e Street Art
Nova Iorque vs Los Angeles
Arte Digital

Início do ano letivo 4 outubro 2022
Fim do ano letivo 27 junho 2023

Pausas Letivas
Férias do Natal 17 dezembro 2022 / 2 de janeiro 2023
Férias do Carnaval 18/21 fevereiro 2023
Ferias da Páscoa 6/16 abril 2023

Feriados
Dia de Todos os Santos terça, 1 novembro 2022
Dia da Liberdade terça, 25 abril 2023
Dia de Santo António, terça, 13 junho 2023

O programa do Curso de Desenho e Pintura tem a duração de dois anos letivos e está estruturado cronologicamente por temas e questões da história do Desenho e Pintura. Cada tema explora questões, técnicas e utilização de materiais específicas.

PROFESSORES

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Função Direção e Coordenação pedagógica; Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e Pintura, Mini Cursos de Desenho e Pintura Laboratório de Investigação, Práticas Profissionais para Artistas e Lugares da Arte. Tutor nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

MARIANA GOMES
. Nota biográfica Faro, 1983. Formada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, expõe regularmente desde 2011. O trabalho de Mariana Gomes encontra-se representado em várias coleções privadas e públicas como a coleção de Arte Contemporânea da Fundação EDP, a coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, Fundação Carmona e Costa e coleção PLMJ. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e Pintura, Mini Cursos de Desenho e Pintura, Laboratório de Investigação, Práticas Profissionais para Artistas e Lugares da Arte. Tutora nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

CALENDÁRIO ESCOLAR 

HORÁRIO DIURNO
Início do ano letivo 14 Setembro 2022
Fim do ano letivo 27 Julho 2023
Inscrições abertas ao longo do ano letivo

HORÁRIO PÓS LABORAL
Início do ano letivo 3 Outubro 2022
Fim do ano letivo 27 Julho 2023
Inscrições abertas ao longo do ano letivo

PAUSAS LECTIVAS
Férias do Natal 17 dezembro 2022 / 2 de janeiro 2023
Férias do Carnaval 18 fevereiro 2023 / 21 março 2023
Ferias da Páscoa 6 abril 2023 / 16 abril 2023

FERIADOS
Implantação da República quarta, 5 Outubro 2022
Dia de Todos os Santos terça, 1 Novembro 2022
Restauração da Independência quinta, 1 Dezembro 2022
Dia da Imaculada Conceição quinta, 8 Dezembro 2022
Entrudo terça, 21 Fevereiro 2023
Dia da Liberdade terça, 25 Abril 2023
Dia do Trabalhador segunda, 1 Maio 2023
Dia de Santo António terça, 13 Junho 2023
Corpo de Deus quinta, 8 Junho 2023

TÉCNICAS E MATERIAIS
. Tintas de água aguarela, guache, acrílico, tinta da China
Relação figura fundo;
Técnica de claro escuro;
Como diversificar entre a mancha e a linha na modelação de um objeto, figura ou abstração;
Estabelecer campos de cor por contraste ou tonalmente;
Transparência e opacidade;
Uso adequado de médiuns;
Os vários comportamentos da tinta conforme a superfície e características do papel;
Características e uso adequado de pincéis com vários formatos ou cerdas;

. Riscadores pastel de óleo, pastel seco, carvão, sanguínea, aparo, grafite, lápis de cor, cera, marcadores, pontas de feltro, esferográficas, etc.

Figuração e escala (retrato, corpo inteiro e paisagem);
Proporção e relação de figuras num plano;
Características de inscrição ou mancha dos vários materiais;
Desenho de linha no contorno ou percurso de uma representação;
Várias velocidades de execução;
Caligrafia e automatismos.

. Tintas de óleo
Presença da cor;
Cores complementares;
Função das cores quentes e frias;
Velaturas e sobreposições;
Cor local e cor inventada;
Reação da tinta em várias superfícies distintas;
Uso adequado de médium e percentagens corretas (os vários diluentes, aglutinantes, médios de secagem rápida, retardantes, etc.);
Características e uso adequado de pincéis com vários formatos ou cerdas;
Compreender fundo ambiental ou ilusionístico;
A importância do gesto na execução da pintura e do seu ritmo;
Engradar e preparar telas.

PROGRAMA ANO 2022/2023 princípios do século XX até à atualidade.

O nariz de Picasso setembro 2022
*Horário Diurno

Materiais tintas de óleo, pastel seco, pastel de óleo, carvão, tela, papel.
Começamos o ano com exercícios sobre a produção de Picasso entre 1907 até aos anos trinta, dos narizes torcidos às duplas faces, da vida na cidade às praias de Dinard. Os exercícios propostos incindem em questões de presença, magia, desejo e secretismo.

O quadrado preto outubro 2022
Materiais guache, grafite, tinta da china, cola em stick, cola de madeira, tela, papel.
Através de colagens e sobreposições de imagens procuraremos entender a ideia da pintura como abstração geométrica. Veremos também como a escala e o formato influenciam a linguagem das imagens em quadros, posters ou desenhos.

Naturezas mortas metafisicas, uma construção novembro 2022
Materiais tintas de óleo, carvão, aguarela, papel, tela.
Exercícios variados onde analisaremos a estrutura de naturezas mortas partindo de exemplos de obras de Giorgio de Chirico e Giorgio Morandi. Este curso explora a construção minuciosa do modelo e a sua observação, considerando: a luz, a contaminação de cor entre objetos próximos, a cor tonal na relação figura/fundo, o apagamento das linhas de contorno pela mancha. Exploraremos também o uso de uma iconografia bizarra e perspetivas impossíveis na criação de um ambiente onírico e misterioso.

A luz artificial e o modelo dezembro 2022
Materiais tintas de óleo, carvão, guache, aguarela, tinta da China, tela, papel.
Este curso explora a observação e encenação de um corpo no espaço; como a luz elétrica invade o gesto que descreve e modela a pele do modelo, como este se destaca ou mistura no ambiente e como a relação figura /fundo deforma ou altera o corpo desenhado. Serão dados exemplos de figuração de Francis Bacon, Lucien Freud, David Hockney e Frank Auerbach.
Nota inclui duas aulas de modelo nu.

A escala Americana janeiro 2023
Materiais tintas de óleo, acrílico, tinta da China, carvão, guache, papel, tela.
Através de exemplos da Escola de Nova Iorque e de trabalhos emblemáticos do Expressionismo Abstrato, faremos inúmeros exercícios de pequena escala mas com a ambição de se tornarem enormes, de uma escala desmesurada. Veremos também como a técnica e o material se manifestam na superfície da tela ou do papel, evidenciando o percurso de um corpo em performance.

A life lived, do Cartoon político aos emblemas do cotidiano fevereiro 2022
Materiais tintas de óleo, carvão, tinta da China, guache, papel, tela.
Este curso explora a observação do dia a dia e dos seus símbolos, bem como a maneira como a atualidade se imiscui na produção artística. Tendo por mote o regresso à figuração de Philip Guston nos anos 70, estabeleceremos relações entre poesia e pintura, autobiografia e caricatura.

Objetos visuais, coisas acopladas e trabalhos híbridos março 2023
Materiais carvão, guache, pastéis de óleo, marcadores, tinta acrílica, cola de madeira, jornais velhos e revistas, papel, tela.
Como juntar elementos tridimensionais, sonoros, ou outros, às disciplinas de desenho e pintura? Neste curso exploramos os temas de apropriação e colagem, o que é de ordem pessoal ou coletiva, através de múltiplos exercícios, tendo por mote a produção artística de autores como Jasper Johns, Rober, Rauschenberg, John Cage ou Merce Cunningham.

Máscaras de Graffiti e a Cidade como galeria abril 2023
Materiais tinta acrílica, guache, spray, pedaços de cartão, x-ato, cola de madeira, pastel de óleo, tela, papel.
Exercícios variados tendo por objetivo a construção de um conjunto de símbolos personalizados que se podem repetir em várias superfícies. Este curso explora a construção e realização de máscaras para graffiti e serigrafia, bem como o desenho como forma simples e direta de comunicação. Das repetições de Andy Warhol aos desenhos ritmados de Keith Harring, do Breakdance nas ruas às inscrições /poemas de Basquiat, veremos como a cidade pode ser uma galeria de arte.
Nota inclui uma sessão de serigrafia.

Palavras desenhadas Maio 2023
Materiais acrílico, guache, marcadores, pasteis de óleo, x-ato, cola de madeira ou em stick, sobre papel, cartão ou outros materiais reciclados como pedaços de madeira, plástico, embalagens, etc.
Partindo de exemplos de Cy Twombly, Bruce Nauman, Jenny Holzer, Ed Ruscha, entre outros, exploraremos a inscrição da palavra e texto na tela ou papel. Exercícios variados sobre a palavra como símbolo gráfico em vários suportes e escalas.
Nota inclui uma aula de serigrafia

Gerard Richter e Luc Tuymans junho 2023
Materiais tinta de óleo, guache, tela, papel.
Como se apropriam estes autores de várias fontes documentais na produção da sua obra? Exercícios de pintura a partir de imagens fotográficas, jornais, livros, documentários, filmes, livros, publicidade, etc.

Ranking julho 2023
Materiais tinta de óleo, tinta acrílica, guache, spray, marcadores, pastel de óleo, x-acto, cola de madeira, papel, caderno diário.
Neste mês de julho de encerramento do ano letivo, faremos exercícios com base em propostas dos próprios alunos, bem como de temas e artistas por eles escolhidos.

PROGRAMA ANO 2023/2024 meados do século XIX até ao princípio do século XX.

Romantismo e a paisagem: William Turner e Caspar David Friedrich setembro 2023
Materiais aguarela, guache, papel para técnicas húmidas.
Incidindo no Romantismo, particularmente na representação da paisagem e no modo como William Turner e Caspar David Friedrich a utilizaram como tema fundamental na sua prática pictórica, iremos desafiar os participantes a produzir uma série de trabalhos, em que o movimento ou a estaticidade serão contemplados.

Romantismo e a figuração: Goya e Delacroix outubro 2023
Materiais tintas de óleo, guache, tela, papel.
Este curso aborda a figuração incidindo no percurso destes dois pintores, assim como no contexto que os envolvia. Os trabalhos produzidos têm como fim a exploração do cromatismo e construção da figura humana e animal.

Daumier e Corot novembro 2023
Materiais pastel de óleo, papel, tela.
A vivência da paisagem e a consciência da relação da pintura com o contexto envolvente, seja ele no plano social, ou simplesmente no plano da fruição da natureza. Exercícios variados de observação e composição.

O cotidiano e o ar do tempo, do ideal para o real dezembro 2023
Materiais carvão, guache, aguarela, tinta da China, papel.
Procuraremos observar tudo o que nos rodeia de forma objetiva e crua. Veremos também como o uso da escala pode interferir com o(s) tema(s) escolhidos e a sua mensagem.

A sombra colorida janeiro 2024
Materiais tintas de óleo, carvão, guache, tela, papel.
Tendo como referência a Belle Époque e o grupo Impressionista, exploraremos através do desenho e da pintura questões como: a urgência, o inacabado, a marca, a paisagem escolhida e a luz.

Paraísos Artificiais fevereiro 2024
Materiais tintas de óleo, carvão, pastel seco, guache, papel.
Apropriação de temas da pintura Simbolista: o Fantástico, o inconsciente, o sonho, anjos e demónios. Este curso explora a ligação subjetiva da poesia com a pintura, a ideia de vertigem, intoxicação e criação de espaços ambíguos.

Ukiyo-e e a Pintura março 2024
Materiais carvão, guache, pastéis de óleo, tinta da China, marcadores, papel.
Este curso explora a contaminação das artes gráficas na Pintura, nomeadamente, a xilogravura japonesa na obra de Vincent Van Gogh e as citações boémias de Paris na produção de Posters de Henri Toulouse-Lautrec. Exercícios sobre figura fundo, decoração e ritmo, síntese e mensagem.

O Monte de Santa Vitória abril 2024
Materiais tintas de óleo, guache, lápis, aguarela, tela, papel.
Como abrir, fraturar e modular a forma? Este curso estabelece a ligação entre a construção de naturezas mortas e paisagem. Veremos a importância que Cézanne deu aos espaços intocados da tela e aos espaços em branco nas suas inúmeras aguarelas.

O Bordel Filosófico maio 2024
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, pastéis de óleo, tela, papel.
As máscaras e o olhar, apropriação e magia
Exercícios a partir da produção de Picasso no início do século XX e a influência da arte “primitiva” na sua prática artística.

A cidade e as máquinas junho 2024
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, cola de madeira, x-ato, tesoura, revistas, jornais, tela, papel.
Através da observação de obras emblemáticas do Futurismo, Expressionismo e do Cubismo, veremos como a recolha e manipulação de imagens e objetos, passou a integrar as disciplinas do desenho e da pintura. Exercícios variados sobre acumulação e síntese, expressão e contenção.

Dadaísmo e surrealismo julho 2024
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, cola de madeira, x-ato, tesoura, revistas, jornais, tela, papel.
Exercícios de colagem e associação automática. Colaboração entre alunos na construção de vários trabalhos a várias mãos onde o acaso e o inesperado serão um fator comum.

 

O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala global.

Nesta disciplina visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. Estas visitas serão orientadas alternadamente pelos professores de Desenho e Pintura, Cerâmica, Mercados da Arte, História da Arte, Filosofia Teoria da Arte e Estética e Laboratório de Investigação.

PROFESSORES Ana Natividade, André Almeida e Sousa, Carlos Ribeiro, Mariana Gomes, Miguel Merúje, Patrícia Sasportes e Pedro Arrifano

ANA NATIVIDADE
. Nota biográfica Lisboa, 1971. Arquitecta (FAUTL, 1997). Concluiu Mestrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea (parte curricular), na FLUL, e participou como bolseira no programa LITEVA, Literary Text in the Visual Age, na Faculty of Arts, University College Groningen, Holanda. Foi Docente de Literatura Portuguesa na Università degli Studi di Roma Tor Vergata. Estudou Gravura com João Pedro Cochofel na Galeria Diferença; Desenho e Pintura na SNBA, no Ar.Co e na MArt. Expõe regularmente desde 2013. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Responsável pelo departamento de Gravura. Leciona Laboratório de Investigação, A Noite como o Dia e os Dias como Noite,  A Construção de um Mapa Sentimental Lugares da Arte.

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Função Direção e Coordenação pedagógica; Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e PinturaMini Cursos de Desenho e Pintura e Lugares da Arte. Tutor nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

ANTÓNIO JORGE SILVA
. Nota biográfica Leiria, 1965. António Jorge Silva vive e trabalha em Lisboa. Tem o curso avançado de Fotografia do Ar.Co. Profissionalmente, faz fotografia documental de arte, para museus, galerias e artistas. Atelier Museu Júlio Pomar, Culturgest, Fundação Carmona e Costa, Giefarte, Casa de Cerca, Cordoaria Nacional, MAAT, Museu de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, Fundação Eugénio de Almeida, MAAt, são algumas das instituições com que tem colaborado. Na sua prática de autor participou em várias exposições, sendo a mais recente “Lugares de Sophia” com Pedro Tropa e Duarte Belo, no âmbito do centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen.
. Função Leciona  Fotografia Documental de Arte e Práticas Profissionais para Artistas.

FRANCISCA CARVALHO
. Nota biográfica Coimbra,1981. Vive e trabalha em Lisboa. Curso Avançado de Artes Plásticas no Ar.Co, de Filosofia na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Artes Visuais na Maryland Institute College of Arts ao abrigo da bolsa Fundação Carmona e Costa/Fulbright e de Artes Visuais do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Expõe regularmente desde 2005. Tem desenvolvido o seu trabalho nas áreas de desenho e pintura. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Leciona Laboratório de Investigação, Viagem ao Mundo dos Símbolos e Lugares da Arte.

MARIANA GOMES
. Nota biográfica Faro, 1983. Formada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, expõe regularmente desde 2011. O trabalho de Mariana Gomes encontra-se representado em várias coleções privadas e públicas como a coleção de Arte Contemporânea da Fundação EDP, a coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, Fundação Carmona e Costa e coleção PLMJ. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.
. Função Leciona Academia de Desenho e Pintura, Curso de Desenho e PinturaMini Cursos de Desenho e Pintura e Lugares da Arte. Tutora nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.
. Função Leciona História da Arte Clássica: O Tempo da PinturaHistória da Arte Moderna: A Época das VanguardasHistória da Arte Contemporânea: o Ano Zero Contínuo e Lugares da Arte.

PATRÍCIA DIAS MENDES
. Nota biográfica Advogada na PLMJ, Sociedade de Advogados, de 1998 até final de 2020. Nesse âmbito, assumiu igualmente o cargo de Diretora-Geral da Fundação PLMJ.
Actualmente, exerce advocacia primordialmente nas áreas de Corporate, Direito Comercial e Civil e M&A, Direito Imobiliário, Direito da Economia Social, Direito da Cultura, com especial enfoque em Direito da Arte, Filantropia e Private Clients e Direito da Comunicação Social. 
. Função Consultoria jurídica; Leciona Mercados da Arte.

PATRÍCIA SASPORTES
. Nota biográfica Lisboa, 1988. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa em 2011. Frequentou o Mestrado em Mercados da Arte, ISCTE. Atualmente a fazer o Doutoramento em História da Arte Contemporânea, FSCH-UNL (em pausa). Co-fundou a escola de arte Mart em 2013, onde ocupou o cargo de diretora até ao seu encerramento em 2021. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Função Direção e Coordenação pedagógica; Leciona Mercados da ArteLugares da Arte e Práticas Profissionais para Artistas. Tutora nos programas  Residência Artística 1.0 – Profissionalizante e Residência Artística 2.0 – Prática.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.
. Função Leciona Filosofia, Teoria da Arte e Estética: Séc. XIX/XXFilosofia, Teoria da Arte e Estética Contemporânea e Lugares da Arte.

PEDRO PROENÇA
. Nota biográfica Lubango (Angola), 1962. Licenciado em pintura pela ESBAL em 1986. Lecionou mestrados em Ilustração Artística no ISEC/Universidade de Évora entre2009/2012. É um dos fundadores do Movimento Homeostético. Expõe com regularidade desde 1981, tendo realizado mostras individuais e coletivas em importantes instituições nacionais e internacionais e recebido vários prémios. Paralelamente tem desenvolvido uma vasta obra como ilustrador e escritor.
. Função Leciona Laboratório de InvestigaçãoO Escritor Selvagem.

RODRIGO GOMES
. Nota biográfica Faro, 1991. Vive e trabalha em Lisboa.
Mestrado em Arte Multimédia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2016-2018), pós-graduação em Arte Sonora na Faculdade de Belas- Artes da Universidade de Lisboa (2015-2016), Licenciatura em Arte Multimédia com especificação em Escultura na Universidade de Évora (2012-2015).
Em 2017 foi vencedor do Prémio Sonae Media Art, em 2018 dos Prémios Novos na categoria de Artes Visuais e em 2020 recebeu o Black Raven Award. Em 2019 foi bolseiro à internacionalização pela Fundação Calouste Gulbenkian e recebeu uma distinção de mérito Jovem Revelação pelo Município de Silves.
. Função Leciona Vídeo Documental de Arte, Construção de um Arquivo Digital e Práticas Profissionais para Artistas.

RODRIGO GOMES
. Nota biográfica Faro, 1991. Vive e trabalha em Lisboa.
Destacam-se as suas participações no Alternative Film/Video Festival (Belgrado, Sérvia), Miami New Media Festival (EUA), Video Art Miden Festival (Grécia), Satellite Art Show em Brooklyn (EUA), na 18º Bienal de Media Art WRO em Wroclaw (Polónia) e no festival CosmiX III Incantation em Paris (FR). As exposições colectivas Depois do Estouro na Galeria Municipal do Porto (2019), Aspekt! Aspekt! no WRO Art Center (2019, Polónia), The New Art Fest na Sociedade Nacional de Belas Artes (2018), FUSO (2018), Prémio Sonae Media Art no MNAC (2017) e as exposições individuais Entre as Pedras há Verde na Ocupart (Lisboa, 2019), Mamografias por Satélite (Lisboa, 2019) e Como Depositar Imagens no Banco na Appleton [Box] (Lisboa, 2019).
Em 2017 foi vencedor do Prémio Sonae Media Art, em 2018 dos Prémio Novos na categoria de Artes Visuais e em 2020 recebeu o Black Raven Award. Em 2019 foi bolseiro à internacionalização pela Fundação Calouste Gulbenkian e recebeu uma distinção de mérito Jovem Revelação pelo Município de Silves.
. Função Leciona Vídeo Documental de Arte, Construção de um Arquivo Digital e Práticas Profissionais para Artistas.

Práticas Profissionais para Artistas segunda, 16h45/18h15

Mercados da Arte segunda, 18h30/20h

História da Arte terça, 18h30/20h

Lugares da Arte quarta, 15h/18h

Filosofia, Teoria da Arte e Estética quarta, 18h30/20h

Laboratório de Investigação quinta, 18h30/20h
( 2 dezembro / 24 fevereiro – 17h/18h30)

Atelier acesso livre 24h / 7 dias por semana

Início do ano letivo 5 setembro 2022
Fim do ano letivo 28 julho 2023

Pausas Letivas
Férias do Natal 17 dezembro 2022 / 2 de janeiro 2023
Férias do Carnaval 18/21 fevereiro 2023
Ferias da Páscoa 6/16 abril 2023

Feriados
Implantação da República quarta, 5 outubro 2022
Dia de Todos os Santos terça, 1 novembro 2022
Restauração da Independência quinta, 1 dezembro 2022
Dia da Imaculada Conceição quinta, 8 dezembro 2022
Natal domingo, 25 dezembro 2022
Dia de Ano Novo domingo, 1 janeiro 2023
Sexta-Feira Santa sexta, 7 abril 2023
Páscoa domingo, 9 abril 2023
Dia da Liberdade terça, 25 abril 2023
Dia do Trabalhador segunda, 1 maio 2023
Corpo de Deus quinta, 8 junho 2023
Dia de Portugal sábado, 10 junho 2023
Dia de Santo António, terça, 13 junho 2023

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA 1.0 PRESENCIAL

Mensalidade 375
Taxa de Inscrição 187,5
Seguro Escolar 5,50

 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA 1.0 ONLINE

Mensalidade 300
Taxa de Inscrição 150
Seguro Escolar 5,50

 

. A primeira mensalidade é paga juntamente com o seguro e a taxa de inscrição.
. Com o pagamento anual integral (presencial: 4130,50 / online: 3305,50) do curso no ato de inscrição, o aluno fica isento da taxa de inscrição.
. As mensalidades são pagas até ao dia 8 de cada mês. Após o dia 8 acresce 10% do valor da mensalidade.

NÚMERO DE VAGAS 10

CALENDÁRIO DA CANDIDATURA

1ª FASE

Prazo limite envio de candidatura 16 julho

Entrevistas presenciais 20 julho (10h30/17h)

Resultados finais 23 julho

Data limite de inscrição 30 julho

2ª FASE

Prazo limite envio de candidatura 1 setembro

Entrevistas presenciais 6 setembro (10h30/17h)

Resultados finais 8 setembro

Data limite de inscrição 10 setembro

 

Os artistas residentes são admitidos mediante entrevista e apresentação de portfólio.

Da candidatura deverá constar o programa da residência artística a que se propõe, um  portefólio (máximo 10 imagens), breve descritivo do trabalho apresentado, carta de motivação e currículo para o email coordenacaopedagogica@abaseescoladearte.pt.

Após apreciação da candidatura, será realizada a entrevista presencial com a coordenação pedagógica.

Os candidatos serão contactados por email.

 É obrigatória a utilização de máscara dentro das instalações da Base Escola de Arte e nos espaços comuns da EB 2/3 Manuel da Maia.

 É obrigatório desinfetar as mãos antes e depois de tocar em superfícies comuns como torneiras, interruptores ou puxadores usando, para esse efeito, o sabão azul e branco e os desinfetantes que se encontram em cada lavatório.

 Qualquer aluno que tenha os sintomas (febre, tosse ou dificuldade em respirar) ou tenha estado em contacto com alguém infetado com o vírus COVID 19 deve informar imediatamente o SNS através dos contactos abaixo e a direção Base Escola de Arte.

Medidas de prevenção recomendadas pelo Serviço Nacional de Saúde:

 Distanciamento social: manter distância de pelo menos um metro

 Evitar cumprimentos que impliquem contacto físico

 Etiqueta respiratória:
. tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir
. utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos
. deitar o lenço de papel no lixo
. lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir

 Reforçar as medidas de higiene:
. lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica
. evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias

Contactos SNS 24

Se tem sintomas deve:
 Ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24 e escolher a opção:
. 1 – se tem febre (temperatura ≥ 38.0ºC) ou tosse, e seguir as orientações dadas
. 2 – se apresentar outros sintomas sem ser febre ou tosse, e seguir as orientações dadas

 Evitar estar próximo de pessoas

Se não tem sintomas, mas esteve em contacto com alguém infetado:

 Deve contactar o SNS 24 através do 808 24 24 24 e escolher a opção 0 – ” Se não tem febre, nem tosse, nem qualquer outro sintoma, mas esteve perto de uma pessoa que tem COVID-19 ou que fez recentemente o teste” – e seguir as orientações que lhe são dadas.

Notas

 A Base Escola de Arte não se responsabiliza por qualquer situação de contágio que possa ocorrer.

 O seguro escolar apenas cobre acidentes pessoais ocorridos na escola e não doenças.