Concurso

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP), o Manicómio, o Centro Português de Serigrafia, a Associação Inter.meada, a Abreu Advogados, a Galeria This is Not a White Cube, o LACS, A BASE Escola de Arte e o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, lançam com o apoio da Fundação Millennium bcp, um concurso-prémio dirigido a alunos dos cursos de artes visuais finalistas em 2023.

O concurso tem como objetivos:

• Dar a conhecer as mais recentes propostas dos artistas que acabam de entrar no mundo arte proporcionando, assim, uma visão mais alargada da produção artística nacional;
  • Criar a oportunidade para a realização da primeira exposição de apresentação de trabalhos, com acompanhamento curatorial, e catálogo;
  • Propor uma dinâmica competitiva entre as escolas nacionais;
  • Cativar o mercado da arte, criando novas possibilidades de aquisição por colecionadores;
  • Atribuir prémios que promovam a continuidade da formação artística;
  • Apresentar novos talentos do Centro Hospital Psiquiátrico de Lisboa.

As candidaturas deverão ser carregadas no link: https://forms.gle/FFVzAU79fxcgQiya7

Data limite: até d dia 26 de Maio de 2023 às 23h59

Qualquer questão adicional que os interessados tenham poderão enviar para o email: info@carpe.pt

A lista dos artistas selecionados será anunciada na última semana de junho no site e página Instagram do CDAP (carpe_pt) e na página da Fundação Millennium bcp

A exposição realizar-se-á em setembro de 2023 no P31 do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (Júlio de Matos).

Júri

As obras a concurso serão avaliadas pelo júri constituído pela dupla de artistas Rosana Ricalde (BR) e Filipe Barbosa (BR), Glória Diógenes (BR) e Katherine Sirois (CAN) que avaliará as propostas e fará uma escolha das obras para a exposição a realizar e prémios a atribuir.
As propostas serão avaliadas com base nos seguintes critérios: originalidade, criatividade, exequibilidade, relevância temática na contemporaneidade.

Prémio

Os artistas selecionados serão premiados, pela relevância e qualidade do seu trabalho. O prémios consistem, para além de serem selecionados para a exposição coletiva realizada noP31 do Hospital Psiquiátrico de Lisboa, numa viagem a Madrid na altura das feiras de arte (Prémio Fundação Millennium bcp), aquisição de uma obra para a coleção do Millennium bcp (Prémio Fundação Millennium bcp), uma residência artística nas oficinas do Centro Português de Serigrafia em Lisboa, duas
residências artísticas na Associação Inter.meada localizada no Alvito, Alentejo, uma residência/exposição no programa da galeria This is Not a White Cube em Lisboa, uma residência artística na BASE Escola de Arte em Lisboa, uma exposição Individual nos escritórios da Abreu Advogados em Lisboa, a realização de uma exposição individual no edifício do LACS em Cascais, aquisições por parte do colecionador João Luís Traça, Luiz Antunes Maciel Müssnich e também de colecionadores privados, bem como a integração na Coleção Itinerante dos múltiplos do CDAP.

Consulte aqui o regulamento