Prémio Arte Jovem Fundação Millennium BCP 2022
Concurso Nacional para Alunos de Artes Visuais 

Concurso  

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP), o Manicómio, o Centro Português de Serigrafia, a Associação Inter.meada, a Abreu Advogados, a Galeria This is Not White Cube, o LACS, A BASE Escola de Arte e o Hospital Psiquiátrico de Lisboa, lançam com o apoio da Fundação Millennium bcp, um concurso-prémio dirigido a alunos dos cursos de artes visuais finalistas em 2022.

O concurso tem como objetivos:

– Dar a conhecer as mais recentes propostas dos artistas que acabam de entrar no mundo arte proporcionando, assim, uma visão mais alargada da produção artística nacional;

– Criar a oportunidade para a realização da primeira exposição de apresentação de trabalhos, com acompanhamento curatorial, e catálogo;

– Propor uma dinâmica competitiva entre as escolas nacionais;

– Cativar o mercado da arte, criando novas possibilidades de aquisição por colecionadores;

– Atribuir prémios que promovam a continuidade da formação artística.

– Apresentar novos talentos do Hospital Psiquiátrico de Lisboa.

As candidaturas deverão ser enviadas para o e-mail artejovem2022@gmail.com até às 23h59 do dia 27 de Maio de 2022. 

A lista dos artistas selecionados será anunciada na última semana de junho no site e página Instagram do CDAP (carpe_pt) e na página da Fundação Millennium bcp

A exposição realizar-se-á em outubro de 2022 no P31 do Hospital Psiquiátrico de Lisboa.

Júri  

As obras a concurso serão avaliadas pelo júri constituído pela dupla artística Daniel Moreira e Rita Castro Neves, o artista Pedro Pires e o investigador em Arte Urbana Ricardo Campos, que avaliará as propostas e fará uma escolha das obras para a exposição a realizar e prémios a atribuir. 

Prémio 

Os artistas selecionados serão premiados, pela relevância e qualidade do seu trabalho. O prémios consistem, para além da exposição coletiva realizada no P31 do Hospital Psiquiátrico de Lisboa, numa Viagem a Madrid na altura das feiras de arte (Prémio Millennium bcp), a aquisição de uma obra para a coleção do Millennium bcp (Prémio Millennium bcp), uma residência artística nas oficinas do Centro Português de Serigrafia em Lisboa, duas residências artísticas no programa da Associação Inter.meada localizada no Alvito, Alentejo, uma residência/exposição no programa da galeria This is Not a White Cube, em Lisboa, uma residência artística na BASE, Escola de arte em Lisboa, uma exposição Individual nos escritórios da Abreu Advogados em Lisboa, a realização de um mural/telão no edifício do LACS em Lisboa, duas aquisições privadas por parte de Luiz Antunes Maciel Müssnich e de um colecionador anónimo, e a integração na Coleção Itinerante dos múltiplos do CDAP.

Carpe Diem Arte e Pesquisa
 

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) é um projeto de produção cultural transversal de arte contemporânea e que visa propor novas direções na praxis da curadoria e produção de cultura contemporânea. É um projeto sem fins lucrativos, vocacionado para a experimentação. Esta experimentação passa pela definição e execução das linhas curatoriais, que se alteram de acordo com o contexto existente, no sentido de depender: da proposta do artista, do financiamento desta e da sua adequação ao espaço.

Fundação Millennium bcp

A Fundação Millennium bcp afirma-se como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção, assumindo num claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere.

Nesse sentido, procura apoiar várias iniciativas que alinhem com os valores do Millennium bcp e simultaneamente satisfaçam algumas das principais necessidades identificadas nestas três áreas de atuação – Cultura, Ciência e Conhecimento e Solidariedade Social – em Portugal e noutros países onde o Millennium bcp desenvolve a sua atividade.

Consulte aqui o regulamento