CURSOS INTENSIVOS DE DESENHO E PINTURA

Os Cursos Intensivos de Desenho e Pintura têm a duração de quatro semanas e destinam-se a um público interessado numa formação intensiva prática, teórica e técnica que permita o desenvolvimento de um corpo de trabalho autoral. 

O ensino do Desenho e da Pintura está interligado, sem comprometer a autonomia de cada disciplina, explora-se as relações e contaminações de ambos os modos de fazer com a sua história passada e atual. Lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom), cada curso é composto por quatro programas que no seu todo constituem os conhecimentos básicos de cada tema, necessários ao desenvolvimento de uma prática artística autónoma:

Teórico-Prático Desenho e Pintura cada tema explora na prática questões, técnicas e utilização de materiais específicos e é enquadrado por uma sessão teórica de História da Arte e outra de Filosofia, Teoria da Arte e Estética.

Laboratório de Investigação cada curso intensivo é orientado por um artista convidado que ao longo de quatro sessões explora processos criativos, práticas e técnicas do Desenho e da Pintura.

Atelier Livre destinado à prática artística autónoma, onde os artistas têm a liberdade de explorar e experimentar diferentes técnicas e materiais de forma individual ou coletiva.

Lugares da Arte visitas a espaços culturais representativos do ecossistema do meio artístico lisboeta, composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala regional e global.

TEÓRICO-PRÁTICO DESENHO E PINTURA
A Sombra Colorida
Tendo como referência a Belle Époque e o grupo Impressionista, exploraremos através do desenho e da pintura questões como: a urgência, o inacabado, a marca, a paisagem escolhida e a luz.

Aulas Desenho e Pintura segundas, 15, 22, 29 Janeiro, 5 Fevereiro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Materiais tintas de óleo, carvão, guache, tela, papel.
Professor André Almeida e Sousa
. Nota biográfica André Almeida e Sousa São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

Aula Teórica História da Arte quarta, 17 Janeiro | 18h30/20h
Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética quarta, 24 Janeiro | 18h30/20h
Professor Pedro Miguel Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO
Horário quintas, 18, 25 Janeiro, 1, 8 Fevereiro | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Flávia Germano Barra
. Nota biográfica Flávia Germano Barra Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

TEÓRICO-PRÁTICO DESENHO E PINTURA
Paraísos Artificiais
Apropriação de temas da pintura Simbolista: o Fantástico, o inconsciente, o sonho, anjos e demónios. Este curso explora a ligação subjetiva da poesia com a pintura, a ideia de vertigem, intoxicação e criação de espaços ambíguos.

Aulas Desenho e Pinturasegundas, 14, 19, 26 Fevereiro, 4 Março | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Materiais tintas de óleo, carvão, pastel seco, guache, papel.
Professor André Almeida e Sousa
. Nota biográfica André Almeida e Sousa São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

Aula Teórica História da Arte quarta, 21 Fevereiro | 18h30/20h
Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética quarta, 28 Fevereiro | 18h30/20h
Professor Pedro Miguel Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO
Horário quintas, 15, 22, 29 Fevereiro, 7 Março | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Sara Mealha
. Nota biográfica Sara Mealha nasceu em Lisboa em 1995. Em 2017, concluiu o curso de Pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Desde de 2017 que expõe regularmente em exposições colectivas e individuais. Destacam-se “A Dispensa” (Pavilhão 31, 2017), “Cola-Cuspo” (Espaço AZ, 2018), “Cabra Cega” (Galeria Balcony, 2019), “A Longa Sombra” (Maus Hábitos, 2020), “Pintura Sem Fim” (Brotéria, 2023). Fez a sua primeira exposição individual, “Primeiro Socorro”, na Travessa da Ermida em 2018. Destacam-se também “Às Nove a Caminho” (Galeria Balcony, 2019), “Ou Não, Sim” (Casa da Cerca, 2021) e “Ne Pas Plier” (Zaratan Arte Contemporânea, 2023)
Trabalha principalmente o desenho e a pintura, os quais informam sempre o seu trabalho expositivo – que se tem desenvolvido principalmente através de soluções e projectos de exposição com uma forte dimensão site-specific.

Ukiyo-e e a Pintura 
Este curso explora a contaminação das artes gráficas na Pintura, nomeadamente, a xilogravura japonesa na obra de Vincent Van Gogh e as citações boémias de Paris na produção de Posters de Henri Toulouse-Lautrec. Exercícios sobre figura fundo, decoração e ritmo, síntese e mensagem.

Aulas Desenho e Pintura segundas,11, 18 Março, 1, 8 Abril | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Materiais carvão, guache, pastéis de óleo, tinta da China, marcadores, papel.
Professor André Almeida e Sousa
. Nota biográfica André Almeida e Sousa São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

Aula Teórica História da Arte quarta, 13 Março | 18h30/20h
Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética quarta, 20 Março | 18h30/20h
Professor Pedro Miguel Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO
Horário  quintas, 14, 21 Março, 4, 11 Abril | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Mariana Gomes
. Nota biográfica Faro, 1983. Formada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, expõe regularmente desde 2011. O trabalho de Mariana Gomes encontra-se representado em várias coleções privadas e públicas como a coleção de Arte Contemporânea da Fundação EDP, a coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, Fundação Carmona e Costa e coleção PLMJ. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

O Monte de Santa Vitória 
Como abrir, fraturar e modular a forma? Este curso estabelece a ligação entre a construção de naturezas mortas e paisagem. Veremos a importância que Cézanne deu aos espaços intocados da tela e aos espaços em branco nas suas inúmeras aguarelas.

Aulas Desenho e Pintura segundas, 15, 22, 29 Abril, 6 Maio | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Materiais carvão, guache, pastéis de óleo, tinta da China, marcadores, papel.
Professor André Almeida e Sousa
. Nota biográfica André Almeida e Sousa São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

Aula Teórica História da Arte quarta, 17 Abril | 18h30/20h
Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética quarta, 8 Maio | 18h30/20h
Professor Pedro Miguel Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO
Horário sextas, 19, 26 Abril, 3, 10 Maio | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Carlos Ribeiro
. Nota biográfica Almada, 1962. Essencialmente autodidata, tem procurado formação em áreas como a Filosofia, Estética, História da Arte, Performance, Curadoria, Desenho e Montagem de exposições, Edição de Vídeo, em locais como Ar.Co, MArt, SNBA, Gulbenkian, CCB, Culturgest, FCSH, RESTART, entre outros e na relação com artistas e entidades públicas e privadas. Entre 2019 e 2021 foi responsável pelo departamento de cerâmica na escola de arte Mart. Expõe regularmente desde 2009. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

O Bordel Filosófico 
As máscaras e o olhar, apropriação e magia
Exercícios a partir da produção de Picasso no início do século XX e a influência da arte “primitiva” na sua prática artística.

Aulas Desenho e Pintura segundas, 13, 20, 27 Maio, 3 Junho | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, pastéis de óleo, tela, papel.
Professor André Almeida e Sousa
. Nota biográfica André Almeida e Sousa São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética quarta, 15 Maio | 18h30/20h
Professor Pedro Miguel Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

Aula Teórica História da Arte quarta, 29 Maio | 18h30/20h
Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO
Horário sextas, 17, 24, 31 Maio, 7 Junho | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Maria Ribeiro
. Nota biográfica Maria Ribeiro, Lisboa, 1983. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2014/2017) e mestrado em Escultura na mesma Faculdade (2017/2020). Anteriormente frequentou o Instituto de Artes e Ofícios (IAO) (2002/2005) na Fundação Ricardo Espírito Santo, onde posteriormente trabalhou e lecionou (2005/2012). Em 2010, colaborou com a North West Regional College em Derry, Irlanda do Norte, foi formadora num programa prático de construção em madeira e desde esse período tem desenvolvido inúmeras formações de construção e escultura para crianças e adultos em escolas, museus e instituições. Expõe regularmente desde 2016, tem participado em exposições coletivas e projetos artísticos.

A cidade e as máquinas 
Através da observação de obras emblemáticas do Futurismo, Expressionismo e do Cubismo, veremos como a recolha e manipulação de imagens e objetos, passou a integrar as disciplinas do desenho e da pintura. Exercícios variados sobre acumulação e síntese, expressão e contenção.

Aulas Desenho e Pintura segundas, 11, 17, 24 Junho, 1 Julho | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Materiais  tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, cola de madeira, x-ato, tesoura, revistas, jornais, tela, papel.
Professor André Almeida e Sousa
. Nota biográfica André Almeida e Sousa São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

Aula Teórica História da Arte quarta, 19 Junho | 18h30/20h
Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética quarta, 26 Junho | 18h30/20h
Professor Pedro Miguel Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO
Horário quintas, 14, 20, 27 Junho, 4 Julho | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Gonçalo Pena
. Nota biográfica Gonçalo Pena (1967) vive e trabalha entre Lisboa e Guimarães, sobretudo em pintura e desenho. Tendo sido reconhecido por uma pintura densa e figurativa sobretudo até 2015, tem vindo a restruturar todo o seu trabalho como meta-pintura, ou seja, um trabalho que tenta responder conceptualmente às encruzilhadas do problema da pintar na actualidade. Esta tarefa articula-se com o desenho e com outros suportes possíveis. O seu trabalho em desenho tem vindo a ser publicado desde 2014 pela Mousse Publishing com edições sucessivas de João Maria Gusmão. Em 2021 foi editado o terceiro volume “Barber Shop” na ocasião da exposição em Serralves do mesmo nome. Detém o grau académico de Doutor em Ciências da Comunicação, pela FCSH-UNL (2020).

Dadaísmo e surrealismo
Exercícios de colagem e associação automática. Colaboração entre alunos na construção de vários trabalhos a várias mãos onde o acaso e o inesperado serão um fator comum.

Aulas Desenho e Pintura segundas, 8, 15, 22, 29 Julho | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Materiais  tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, cola de madeira, x-ato, tesoura, revistas, jornais, tela, papel.
Professor André Almeida e Sousa
. Nota biográfica André Almeida e Sousa São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

Aula Teórica História da Arte quarta, 9 Julho | 18h30/20h
Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética quarta, 16 Julho | 18h30/20h
Professor Pedro Miguel Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO
Horário  quintas, 4 Janeiro, 11, 18, 25 Julho | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor André Almeida e Sousa, Flávia Germano Barra
. Nota biográfica André Almeida e Sousa São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.
. Nota biográfica Flávia Germano Barra Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

*Estacionamento incluído em horário pós laboral.

Teórico-Prático Desenho e Pintura
Aula Desenho e Pintura
 segundas, 10h30/13h ou 18h30/20h30
Aula Teórica Filosofia, Teoria da Arte e Estética terça, 18h30/20h (mensal)
Aula Teórica História da Arte quarta, 18h30/20h (mensal) 

Laboratório de Investigação
Aula Desenho e Pintura quintas, 10h30/13h ou 18h30/20h30.

Atelier Livre
segundas e quintas, 14h30/18h30

Lugares da Arte
mensal, quartas, 14h30/17h

A propina de cada Curso Intensivo de Desenho e Pintura tem um valor de 200 €, pagos no ato da inscrição de cada curso. Este valor inclui o seguro de acidentes pessoais.

 

REGULAMENTO INTERNO 
CAPÍTULO IV
Pagamentos
Secção I

Mensalidades e Propinas

Art.º 13º – A taxa de inscrição, o seguro de acidentes pessoais escolar e os valores das propinas encontram-se afixados no site www.abaseescoladearte.pt. O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição e não serão restituídos em caso de desistência.

Art.º 14º – As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito.

Art.º 15º – Em caso de não cumprimento do prazo referido no Art.º 14, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.

Art.º 16º – O pagamento da totalidade das mensalidades do ano letivo no ato de inscrição isenta o aluno ou artista residente do pagamento da taxa de inscrição.

Art.º 17º – A Base não efetua devoluções da propina salvo se cancelar os respetivos cursos.

Secção II

Condições de Pagamento

Art.º 18º – As mensalidades são pagas de setembro a julho*.

* Compete ao aluno, comunicar por email (atendimento@abaseescoladearte.pt), a desistência dos Cursos e Residências Artísticas com 30 dias de antecedência.

Este curso é adequado a participantes sem experiência?

Na Base ministramos um ensino heterogéneo e direcionado com o objetivo de promover uma aprendizagem adaptada a cada participante. Em cada turma, os docentes acompanham o trabalho de cada aluno tendo em conta o seu nível de aprendizagem, tendo como ponto de partida o programa do curso.

Posso transitar entre o horário diurno e pós laboral? 

Cada Curso Intensivo de Desenho e Pintura compreende a frequência de duas aulas práticas semanais durante quatro semanas. Os participantes podem frequentar o horário diurno e pós laboral de acordo com a sua disponibilidade. 

Posso transitar entre o regime presencial e online?

Este curso funciona num modelo misto, simultaneamente online e presencial. Os participantes podem transitar entre o regime presencial e online.

Antes de me inscrever gostaria de agendar uma visita para conhecer a escola.

Para agendar uma visita à escola, por favor preencha o formulário infra destinado a esse efeito. Entraremos em contacto consigo o mais brevemente possível.

Como faço para me inscrever?

A inscrição é realizada online, através do nosso site. As fichas de inscrição encontram-se no nosso site, na página do respetivo curso. 

Após o preenchimento da ficha de inscrição, por favor consulte o seu email onde vai encontrar um email automático com as informações relativas ao pagamento das propinas, seguro e taxa de inscrição, bem como, as questões relacionadas com a operacionalidade deste curso e uma cópia das perguntas frequentes. Se não receber o email na sua caixa de entrada por favor consulte a pasta de spam ou a pasta outros.

Como é realizada a comunicação entre a escola e os participantes de cada curso?

Cada curso lecionado na BASE tem um grupo no what’s app para agilizar a comunicação entre alunos e docentes, nomeadamente, entrada na escola, no zoom, materiais e questões que possam surgir relacionadas com o decorrer do curso. As questões relacionadas com o atendimento geral ou contabilidade, devem ser endereçadas por email para o respectivo departamento.

Não sei qual é o link para participar nas aulas através da plataforma zoom.

O link para participar online nas aulas encontra-se na descrição do grupo do what’s app do respectivo curso.

Qual é o prazo para o pagamento da propina?

O pagamento da propina de cada Curso Intensivo de Desenho e Pintura é paga no ato de inscrição.