CURSOS INTENSIVOS DE CERÂMICA

As técnicas de construção para cerâmica englobam uma variedade de métodos utilizados na criação de peças em barro com recurso a técnicas permitem a manipulação do barro e a criação de formas, texturas e acabamentos únicos.
A partir da técnica da bola, do rolo e da lastra os alunos produzirão objetos vários que serão posteriormente queimados e vidrados.

Datas 30 setembro a 19 dezembro (24 sessões)

Horário segunda e quinta, 10h30/13h30

Professor Carlos Ribeiro
. Nota biográfica Almada, 1962. Essencialmente autodidata, tem procurado formação em áreas como a Filosofia, Estética, História da Arte, Performance, Curadoria, Desenho e Montagem de exposições, Edição de Vídeo, em locais como Ar.Co, MArt, SNBA, Gulbenkian, CCB, Culturgest, FCSH, RESTART, entre outros e na relação com artistas e entidades públicas e privadas. Entre 2019 e 2021 foi responsável pelo departamento de cerâmica na escola de arte Mart. Expõe regularmente desde 2009. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte onde é responsável pela Oficina de Cerâmica.

Propina 720,00

As técnicas de vidrados para cerâmica são métodos essenciais para adicionar cor, brilho e proteção às peças cerâmicas.
Neste módulo, iremos explorar uma variedade de técnicas de vidrados, incluindo vidrados transparentes, opacos e coloridos. Os alunos trabalharão as perícias para a aplicação de vidrados e da sua produção a partir de receitas produzidas em sala de aula.

Datas 27 de janeiro a 13 de fevereiro (6 sessões)

Horário Diurno segunda e quinta, 10h30/13h30

Propina 300€

Professor Stefania Barale
. Nota biográfica Nasceu em Itália, em 1974. Vive parte da sua infância em casa da avó materna, onde vive rodeada de natureza e afeto. As mudanças de casa e de lugar, são um acontecimento natural,  ao longo da vida, que estimula o recomeço e a criatividade.
Em Itália escolhe um percurso artístico, que completa com a Licenciatura em Artes Plásticas na FBAUL em Lisboa em 2009. Em 2003 è selecionada pela XXXIII Experiência Artística Salgaderos, onde encontra pessoas de diferentes nacionalidades, entre estas também há um Português. Em final de 2005 emigra para Portugal para ingressar na FBAUL no curso de escultura. Em 2017 nasce o seu filho: um novo mundo, com muito mais sentido está em germinação. 2018 Termina a Formação como Guia Ami 3-6, ensino   pedagogia Maria Montessori (pedagoga italiana que revolucionou a forma de ver as crianças)
Gosta de Viajar e conhecer novos lugares, pessoas e diferentes formas de viver.

A exploração de diversas técnicas de pintura para cerâmica permite aos alunos adicionar cor, detalhes e expressão artística às suas peças.
Serão abordadas técnicas como pintura a pincel, onde os alunos aprenderão a criar traços precisos e desenhos detalhados, o uso de máscaras e estêncis para adicionar padrões e elementos decorativos e a introdução de outros elementos, como o vidro ou o cobre para utilização na finalização das peças em cerâmica.

Datas 6 a 17 março (4 sessões)

Horário segunda e quinta, 10h30/13h30

Professor a anunciar

Propina 200 €

Neste curso, serão abordados tópicos como o centro do barro na roda, a formação de formas básicas, como taças e pratos, e o aperfeiçoamento de técnicas de modelagem.

Data 31 de Maio

Horário Diurno Sábado, 10h30/13h / 14h/17h30

Professor Fernando Sarmento

Propina 100 €

Iniciação à Técnica de Construção de Moldes para Cerâmica

Neste módulo os alunos terão oportunidade de aprender os fundamentos da criação de moldes para cerâmica. Serão abordados conceitos como a preparação do gesso, a preparação do objeto a reproduzir, realização do molde e as técnicas de desmoldagem e acabamento da peça. Os alunos realizarão diferentes tipos de moldes ao longo do módulo.

Data 5 a 26 de maio (7 sessões)

Horário Diurno segunda e quinta, 10h30/13h30

Professor a anunciar

Propina 350 €

As inscrições para os cursos intensivos de Cerâmica abrem em Setembro.

Se tiver alguma questão por favor entre em contacto conosco através do telefone 927549092 ou por email ([email protected]).

 Qualquer aluno que tenha os sintomas (febre, tosse ou dificuldade em respirar) ou tenha estado em contacto com alguém infetado com o vírus COVID 19 deve informar imediatamente o SNS através dos contactos abaixo e a direção Base Escola de Arte.