CURSO INTENSIVO DE ESCULTURA EM MADEIRA

Este Curso pretende dar a conhecer, ensinar e praticar, técnicas adequadas à exploração plástica da madeira, assim como criar ferramentas para futuros projectos criativos que possam ser desenvolvidos através do exercício do pensamento abstrato, plástico e visual.

A prática de construção de figuras tridimensionais promove uma melhor percepção do espaço e da volumetria e estimula a capacidade cognitiva através da materialização e planeamento de uma forma.

A componente prática tem início na execução de diversas técnicas de corte de madeira, identificação das diferentes espécies de madeiras a utilizar, o conhecimento das ferramentas e a sua manutenção e conservação.

O curso é constituído por quatro áreas de formação distintas que, interligadas, perfazem a formação completa do Curso intensivo de Escultura em Madeira.

– Transformação de troncos

– Encaixes japoneses

– Escultura e construção em madeira

– Assemblage

 



TRANSFORMAÇÃO DE TRONCOS
fevereiro 2022

Objetivos

– Potenciar a componente criativa e imaginativa, a observação e interpretação de um objeto, neste caso orgânico (tronco, raiz ou outros elementos constituintes de uma árvore).

– Aprendizagem de métodos de modelação, exploração de linhas, formas e movimento sustentado através do emprego da visão espacial e da tridimensionalidade.

– Identificação das diferentes espécies de madeiras utilizadas e a execução de diversas técnicas de corte de madeira.

– Conhecimento das ferramentas e a sua utilização; principais regras de segurança e manutenção do material utilizado.

ENCAIXES JAPONESES
março e abril 2022

A densa florestação no Japão potenciou o desenvolvimento de técnicas de construção em madeira, destacando-se de outras áreas do mundo, como China e Europa. Este método muitas vezes dispensa cola, parafusos ou pregos.

Do ponto de vista tecnológico, este curso concentra-se na aprendizagem e  exploração de processos construtivos a partir de padrões ideais de proporções; na relação entre os membros estruturais e as inúmeras maneiras de os conectar, tendo como princípio a estabilidade, durabilidade e equilíbrio, com forte influência na prática japonesa.

Objectivos

– Criação de estruturas através de objectos naturais, que exprimem características de equilíbrio, estabilidade e resistência.

– Identificação das diferentes espécies de madeiras; tradicionalmente utilizadas; madeiras exóticas; madeiras provenientes de árvores de jardim e de fruto e a execução de diversas técnicas de corte em madeira.

–  Execução de um encaixe simples “encaixe à meia- madeira”.

– Conhecimento das ferramentas e a sua utilização; principais regras de segurança e manutenção do material utilizado.

ESCULTURA E CONSTRUÇÃO EM MADEIRA
maio e junho 2022

Nesta formação promove-se a criação de um método de trabalho a partir da observação, da interpretação e da recolha de referências e inspirações exteriores. Através de técnicas e variantes de construção, procura-se criar uma estrutura/escultura com equilíbrio, estabilidade e resistência. 

As estruturas / esculturas são feitas a partir de materiais naturais que muitas vezes possuem as características ideiais para estas construções como a flexibilidade.

A formação tem início com encaixes de execução simples (encaixe à meia madeira), o que permite inúmeras possibilidade de construção. A pesquisa e execução de outros encaixes ou técnicas mais complexas será adaptada de forma a responder a cada projeto pessoal. 

Este método pode complementar várias áreas, tais como: instalação, escultura e design.

Objectivos

– Criação de estruturas através de objectos naturais, que exprimem características de equilíbrio, estabilidade e resistência.

– Identificação das diferentes espécies de madeiras; tradicionalmente utilizadas; madeiras exóticas; madeiras provenientes de árvores de jardim e de fruto e a execução de diversas técnicas de corte em madeira.

– Execução de um encaixe simples “encaixe à meia- madeira”.

– Conhecimento das ferramentas e a sua utilização; principais regras de segurança e manutenção do material utilizado.

ASSEMBLAGE
julho 2022

A Assemblage é uma expressão artística que remonta às construções cubistas do início do sec. XX, tendo como exemplo as obras tridimensionais de Pablo Picasso (1881-1973), produzidas desde 1912 a partir da conjugação de elementos díspares, geralmente objetos do quotidiano, recolhidos pelo artista. Uma das suas primeiras obras, Still Life de 1914, é constituída por elementos em madeira e uma franja de toalha de mesa, colados e pintados. Artistas como Picasso continuaram a exploração desta expressão artística ao longo do seu trabalho artístico.

Nestas “colagens” eram combinados materiais de origens por vezes imprevisíveis, alguns eram recolhidos de sucatas, prática recorrente do artista Mario Merz (1925-2003) que posteriormente deu nome à técnica “merz”.

A assemblage tornou-se também a base de muitos objetos surrealistas, tais como as esculturas de Man Ray (1925-2003), inspirados pelos textos do psicólogo Sigmund Freud sobre o inconsciente e os sonhos. Os artistas surrealistas costumavam combinar objetos improváveis encontrados para criar esculturas surpreendentes e inquietantes.

Objetivos

– Explorar a dimensão criativa e imaginativa, a observação e interpretação de um objeto, assim como potenciar a visão espacial, o emprego da tridimensionalidade, sustentado através da aprendizagem de metodologias de construção, formas e movimento.

– Escolha, seleção e recolha de materiais orgânicos, objetos, matérias de diferentes origens assim como o reaproveitamento e reciclagem de elementos de outros objetos tais como cadeiras, mesas, etc.

–  Associações e conjugações dos diferentes materiais.

– Projeção de uma estrutura predominante de madeira, tendo em consideração as características do objetos escolhidos, tais como o movimento, as linhas predominantes, as proporções e os pormenores.

– Conhecimento das ferramentas e a sua utilização; principais regras de segurança e manutenção do material utilizado.

– Iniciação do corte da madeira com utilização adequada das ferramentas, técnicas de corte (paralelo e perpendicular ao veio).

O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala global.

Nesta disciplina visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. Estas visitas serão orientadas alternadamente pelos professores de Desenho e Pintura, Cerâmica, Mercados da Arte, História da Arte, Filosofia Teoria da Arte e Estética e Laboratório de Investigação.

Horário Quarta, 15h/18h

Professores Ana Natividade, André Almeida e Sousa, Carlos Ribeiro, Mariana Gomes, Miguel Meruje, Patrícia Sasportes e Pedro Arrifano

MARIA RIBEIRO
. Nota biográfica Maria Ribeiro, Lisboa, 1983. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2014/2017) e mestrado em Escultura na mesma Faculdade (2017/2020). Anteriormente frequentou o Instituto de Artes e Ofícios (IAO) (2002/2005) na Fundação Ricardo Espírito Santo, onde posteriormente trabalhou e lecionou (2005/2012). Em 2010, colaborou com a North West Regional College em Derry, Irlanda do Norte, foi formadora num programa prático de construção em madeira e desde esse período tem desenvolvido inúmeras formações de construção e escultura para crianças e adultos em escolas, museus e instituições. Expõe regularmente desde 2016, tem participado em exposições coletivas e projetos artísticos.
. Função Coordenação da Oficina de Escultura em Madeira

Horário quinta, 10h30/13h00 

Início do ano letivo 13 Setembro 2021
Fim do ano letivo 29 Julho
Inscrições abertas ao longo do ano letivo

Pausas Letivas
Férias do Natal 18 dezembro 2021 / 2 de janeiro 2022
Férias do Carnaval 28 fevereiro 2022 / 1 março 2022
Ferias da Páscoa 13 abril 2022 / 17 abril 2022

Feriados
Implantação da República terça, 5 outubro 2021
Dia de Todos os Santos segunda, 1 novembro 2021
Restauração da Independência quarta, 1 dezembro 2021
Dia da Imaculada Conceição quarta, 8 dezembro 2021
Natal sábado, 25 dezembro 2021
Dia de Ano Novo sábado, 1 janeiro 2022
Sexta-Feira Santa sexta, 15 abril 2022
Páscoa domingo, 17 abril 2022
Dia da Liberdade segunda, 25 abril 2022
Dia do Trabalhador domingo, 1 maio 2022
Dia de Portugal sexta, 10 junho 2022
Corpo de Deus quinta, 16 junho 2022

Mensalidade: 120
Taxa de Inscrição: 60
Seguro Escolar: 5,50

. A primeira mensalidade é paga juntamente com o seguro e a taxa de inscrição.
. Com o pagamento anual integral (725,50) do curso no ato de inscrição, o aluno fica isento da taxa de inscrição.
. As mensalidades são pagas até ao dia 8 de cada mês. Após o dia 8 acresce 10% do valor da mensalidade.

 

 É obrigatória a utilização de máscara dentro das instalações da Base Escola de Arte e nos espaços comuns da EB 2/3 Manuel da Maia.

 É obrigatório desinfetar as mãos antes e depois de tocar em superfícies comuns como torneiras, interruptores ou puxadores usando, para esse efeito, o sabão azul e branco e os desinfetantes que se encontram em cada lavatório.

 Qualquer aluno que tenha os sintomas (febre, tosse ou dificuldade em respirar) ou tenha estado em contacto com alguém infetado com o vírus COVID 19 deve informar imediatamente o SNS através dos contactos abaixo e a direção Base Escola de Arte.

Medidas de prevenção recomendadas pelo Serviço Nacional de Saúde:

 Distanciamento social: manter distância de pelo menos um metro

 Evitar cumprimentos que impliquem contacto físico

 Etiqueta respiratória:
. tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir
. utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos
. deitar o lenço de papel no lixo
. lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir

 Reforçar as medidas de higiene:
. lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica
. evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias

Contactos SNS 24

Se tem sintomas deve:
 Ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24 e escolher a opção:
. 1 – se tem febre (temperatura ≥ 38.0ºC) ou tosse, e seguir as orientações dadas
. 2 – se apresentar outros sintomas sem ser febre ou tosse, e seguir as orientações dadas

 Evitar estar próximo de pessoas

Se não tem sintomas, mas esteve em contacto com alguém infetado:

 Deve contactar o SNS 24 através do 808 24 24 24 e escolher a opção 0 – ” Se não tem febre, nem tosse, nem qualquer outro sintoma, mas esteve perto de uma pessoa que tem COVID-19 ou que fez recentemente o teste” – e seguir as orientações que lhe são dadas.

Notas

 A Base Escola de Arte não se responsabiliza por qualquer situação de contágio que possa ocorrer.

 O seguro escolar apenas cobre acidentes pessoais ocorridos na escola e não doenças.