CURSO DE PROJETO EM GRAVURA E IMPRESSÃO

O curso de projeto em gravura e impressão é predominantemente prático, com uma forte componente técnica e experimental e dirigido individualmente a cada participante com o objectivo de concretizar um projecto final de Edição.

Cada participante será orientado de modo a poder escolher e trabalhar as técnicas que mais lhe interessem e que melhor se adaptem ao desenvolvimento do seu trabalho pessoal e este será desenvolvido tendo em vista a compreensão do processo de edição como um todo e em todas as suas etapas.

O curso tem ainda como objectivo promover a aprendizagem dos processos e das linguagens próprias da gravura e da impressão. As técnicas e propostas serão enquadradas histórica e contemporaneamente. Serão apresentados exemplos da relação entre a gravura e outras disciplinas das artes visuais no trabalho de diferentes artistas.

O curso de Gravura inclui a frequência opcional do programa Lugares da Arte, bem como, da Academia de Desenho e Pintura e os cursos teóricos História da Arte e Filosofia, Teoria da Arte e Estética.

Técnicas

Técnicas de gravura em oco
— ponta seca, maneira negra, água forte, mordeduras profundas, água tinta clássica, spit bite, técnica do açúcar, técnica do sabão; gravar e apagar

Gravura em relevo
— linoleogravura e xilogravura

Planografia
— monotipia e offset manual.

Chine-collé

Impressão com máscaras.

Técnicas de impressão a várias cores

A Oficina está equipada com uma prensa JW-80 Polymetaal (80x160cm) para impressão em metal, linóleo e madeira.

Prelo 20x30cm

Caixa de resina SK – 80

Zona de queima de resina

Caixa UV

2 tanques de limpeza

Tanques de gravação horizontais e 1 tanque de gravação vertical Z* Acryl

Mordentes: Percloreto de ferro e sulfato de cobre

Bancadas de trabalho:

1 chapa quente com termóstato VL-35×50

1 Bancada paleta

1 Bancada quente

1 Bancada multiusos

1 Mesa de molha e secagem do papel

1 mesa com cartões para secagem de provas

A utilização da Oficina e do seu equipamento implica a presença permanente de um técnico autorizado e a leitura e aceitação das Regras de Segurança e Utilização da Oficina.

Estão incluídos nos materiais disponíveis: tintas de Offset, vernizes, resina, mordentes e a utilização de algumas ferramentas. Outros materiais serão por conta dos participantes.

GRAVURA E IMPRESSÃO

ANA NATIVIDADE
. Nota biográfica Lisboa, 1971. Arquitecta (FAUTL, 1997). Concluiu Mestrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea (parte curricular), na FLUL, e participou como bolseira no programa LITEVA, Literary Text in the Visual Age, na Faculty of Arts, University College Groningen, Holanda. Foi Docente de Literatura Portuguesa na Università degli Studi di Roma Tor Vergata. Estudou Gravura com João Pedro Cochofel na Galeria Diferença; Desenho e Pintura na SNBA, no Ar.Co e na MArt. Expõe regularmente desde 2013. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Gravura

Corpo de Deus quinta, 19 junho 2025

Mensalidade 150
Taxa de Inscrição  75

. A primeira mensalidade é paga juntamente com o seguro e a taxa de inscrição.
. As mensalidades são pagas até ao dia 8 de cada mês. Após o dia 8 acresce 10% do valor da mensalidade.

Se tiver alguma questão por favor entre em contacto conosco através do telefone 927549092 ou por email ([email protected])