CICLO DE CONVERSAS CERÂMICA

 

#5 YOLA VALE | 16 MAIO | 18H30 | ONLINE | ENTRADA LIVRE

* Online na plataforma Zoom

Biografia

Yola Vale nasce em Espinho em 1975. Licenciada em Escultura pela Universidade das Artes de Coimbra, dedica-se à cerâmica contemporânea desde 2001. Durante dois anos viveu e trabalhou em Cabo Verde, onde, além de exercer a actividade de docente, tomou contacto com a realidade artística do país. De regresso a Portugal, promove inúmeros cursos e workhops de cerâmica.

Reside actualmente em Proença-a-Nova, onde, durante quase oito anos, foi proprietária do espaço “Terra Cacau Galeria” — um local de arte, cultura e lazer, onde expunha a sua obra e a de outros artistas.

Yola Vale está representada no livro “500 Rakú — Bold Explorations of a Dynamic Ceramics Techique'” da Lark Books, Nova lorque. Foi galardoada com o Primeiro Prémio “Tapeçarias Ferreira de Sá” na “4º Bienal Internacional Mulheres de Artes, em Espinho, em Abril de 2017, tendo nesse mesmo ano recebido ainda o Terceiro Prémio na “XIII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro”. Foi igualmente premiada com o “Gold Prize” na “Ulsan International Onggie Competition”, em 2009, na cidade de Ulsen, Coreia de Sul.

Está representada no Museu Cargaleiro/Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro, assim como em diversos museus e colecções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.

Participa regularmente em simpósios e bienais internacionais de cerâmica, tendo já realizado diversas exposições individuais e colectivas, nomeadamente em Portugal, Espanha, Bélgica, Roménia, Coreia do Sul, Cuba, Republica Dominicana e Rússia e China.

#4 SÉRGIO CARRONHA | 24 MARÇO | 18H30 | ONLINE E PRESENCIAL | ENTRADA LIVRE

Presencial na Oficina de Cerâmica da BASE 
(Rua Freitas Gazul nº6, 1350-149 Lisboa)
Online na plataforma Zoom

Biografia

Sérgio Carronha (Cascais 1984), artista plástico formado na faculdade de belas artes da universidade de Lisboa, vive e trabalha em Montemor-o-Novo.

Desde 2012 Participa em exposições coletivas e individuais em diferentes instituições e espaços de arte tanto em Portugal como no estrangeiro, estando as suas obras presentes em diferentes colecções privadas.

Nas suas práticas artisticas vemos regularmente o uso de materiais de origem natural, que demontram a sua relação com a paisagem e o caminhar. A busca pela origem e função dos elementos ao seu redor apresenta-se como eixo motivacional das suas pesquisas. As suas esculturas cruzam conceitos de arqueologia, historia, tecnologias dos materiais para criação de espaços poéticos e obras de natureza intemporal.

#3 ANA JOÃO ALMEIDA | 24 FEVEREIRO | 18H30 | ONLINE E PRESENCIAL | ENTRADA LIVRE

Presencial no presencial nas Oficinas da Cerâmica e da Terra | Oficinas do Convento (Rua Pelagio Peres 45A, 7050-125 Montemor-o-Novo)
Online na plataforma Zoom

Biografia

Ana João Almeida descobriu o seu gosto pela cerâmica enquanto aluna de Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. A vontade de entender o barro e de conhecer as coisas que podemos fazer com este material levou-a a registar tudo o que foi fazendo e investigando.

Nos anos que se seguiram o fascínio pela cerâmica cresceu, assim como todos os apontamentos e aprendizagens que decidiu partilhar com os outros no seu livro Manual de Iniciação à Cerâmica.

Atualmente reside em Montemor-o-Novo e é no Centro de Investigação Cerâmica (Oficinas do Convento) que se dedica à investigação e formação em cerâmica, ao mesmo tempo que desenvolve o seu trabalho em escultura e tenta decifrar as formas que vai criando.

#2 MARGARIDA GIL | 25 JANEIRO 2023 | 15H | ONLINE E PRESENCIAL | ENTRADA LIVRE
Tango, Cerâmicas de Margarida Gil

Presencial no Museu Bordalo Pinheiro (Campo Grande 382, 1700-097 Lisboa)
Online na plataforma Zoom

Biografia

Tanto quanto me lembro sempre desenhei ,mas foi preciso que uma professora de Filosofia desterrada na Covilhã me pusesse barro nas mãos, aos 16 anos para perceber o gozo e o “jeito”.

Ainda pratiquei, já em Lisboa, mas sem cozer, sem aprofundar, tendo metido nas mãos outra matérias sensíveis, película, vídeo, papel para escrever, etc.

A pintura e a escultura foram recorrendo na minha vida , a espaços , até um dia .

De início gravura ( com Hugo Amorim na Ar. Co), depois desenho e pintura e todo o curso na Ar.Co com os professores de então de que destaco André Almeida e Sousa e Miguel Branco e , mais tarde Manuel Castro Caldas, meu tutor.

O curso de Artes Plásticas seguiu o seu caminho, exposições subsequentes, Curso Avançado, e, finalmente projecto individual em Cerâmica. Manuel Castro Caldas sempre em tutoria. ( Com Teresa Ramos ).

Vinda das mais diversas proveniências,( licenciatura em Letras, cineasta e professora na Universidade Nova) sempre o meu percurso estranhou a muita gente, mas depressa se tornou habitual a pergunta: Mas é a mesma Margarida Gil?

A resposta foi sempre bem mais difícil, não sendo eu Fernando Pessoa.

Sim, sou e não sou.

Penso que esta pergunta seria bastante tola se fosse feita no século 16 ou no 18, a homens, claro.

Ao ver a pintura e a cerâmica ( para mim haverá pouca diferença), penso que a mão é a mesma, a cor é a mesma , o traço, ou falta dele é o mesmo, a cabeça, então porventura será a mesma.

Não me cabe chegar a uma conclusão , que , confesso , temo seja redutora e pouco estimulante.

O gesto de modular e reconhecer , tardiamente muitas vezes, a forma; o fascínio pela fantasia omnipotente da invocação das artes do fogo na cozedura, na transmutação  dos elementos presentes na Cerâmica , tão variáveis consoante a argila, a temperatura , os materiais , a forma da queima, a posição no forno, a imprevisibilidade, condição “constante” da Cerâmica fundamentam o seu/meu fascínio.

O Eu , asseguro, é o mesmo.

Margarida Gil

#1 CARLOS MANUEL GONÇALVES | 24 OUTUBRO 2022 | 18H30 | ONLINE E PRESENCIAL
Criaturas monstruosas e personagens divertidas que nos fazem simplesmente sorrir.

Biografia Carlos Manuel Gonçalves cresceu no Alentejo, onde a imaginação e a criatividade eram as suas maiores armas para se entreter. As gentes e os animais do campo, e todas as criaturas que habitavam o seu imaginário, refletem hoje a identidade do seu trabalho. Foi na cerâmica que encontrou a matéria ideal para lhes dar vida. Apresentou a sua primeira exposição individual este ano, na Pura Cal, Lx Factory. Atualmente integra a exposição Of Forms and Origins, edição da Venice Design Week 2022.