FILOSOFIA, TEORIA DA ARTE E ESTÉTICA

A Estética e a Teoria da arte são disciplinas centrais para as artes e humanidades. Ao abordarem questões filosóficas do mundo contemporâneo sobre uma ampla gama de formas de arte e ao examinarem, entre outros, conceitos como o de experiência estética, o de valor artístico, o de cultura, o de beleza, o de emoção, o de criatividade, o de imaginação, ambas remetem para os fundamentos da nossa humanidade comum.

Na esteira de fenómenos mundiais como a descolonização, o neoliberalismo, os processos de globalização e a internet, a História e a Teoria da arte começam a ter novas abordagens no estudo da arte em todo o mundo. Esta esta disciplina irá dedicar-se à temática do Mundo Contemporâneo globalizado, visando oferecer informações valiosas sobre a sociedade atual através da sua combinação única de perspetivas históricas, debates e análises voltadas para o futuro.

A Arte Contemporânea em particular tem sido considerada uma condição do “global”, já que o mapa do mundo da arte inclui locais antes considerados periféricos para a geografia do cânone histórico da arte. O momento em que se vive encerra múltiplos desafios em metodologias críticas, muitas vezes necessitando de leituras históricas e culturalmente específicas ao negociar paradigmas discursivos do que tem sido um corpo de teoria e crítica da arte engendrado em grande parte pelo mundo ocidental.

Assim sendo, iremos desenvolver os tópicos anteriormente abordados, a saber: teorias da “era da informação” e da “sociedade em rede”; novas geografias culturais articuladas por meio de tecnologias de informação globais; a Internet como espaço tecnológico de política global, no qual operam questões identitárias; mercados online emergentes considerados da perspetiva do produtor e consumidor.

O curso Filosofia, Teoria da Arte e Estética será lecionado online, através da plataforma zoom e inclui a frequência opcional do programa Lugares da Arte.

A Estética Filosófica

A Estética Empirista

A Estética Psicológica

A Estética Historicista e a Sociológica

A Estética Fenomenológica

Teoria Platónica da Beleza: O Banquete e o Hípias Maior de Platão

Teoria Aristotélica da Beleza: A poética de Aristóteles

Teoria Kantiana da Beleza

A Beleza Segundo a Estética Idealista Alemã

Teoria Hegeliana da Beleza

O Trágico /O Dramático/ o Cómico

Teoria do Sublime

O Feio na Arte

A Arte e a Moral

Ofício, Técnica e Forma, na Arte

A Teoria do Jogo: Schiller

As Teorias semióticas da arte: Charles Sanders Pierce, Ferdinand de Saussure, A Escola Gestalt, Umberto Eco.

James Joyce – Retrato do Artista Quando Jovem

Thomas Mann – Morte em Veneza

O neo-marxismo na arte: Lukács, Walter Benjamin e Adorno

O que é o Pós-modernismo?

O que é um autor? De Michel Foucault 

O que é um Dispositivo? Deleuze e Foucault

O absurdo da arte e a arte do absurdo

À espera de Godot-Samuel Beckett

Seis personagens à procura de um autor. Pirandello-“A arte que se discute a si própria: quem consegue representar melhor a vida de uma personagem do que ela própria?”.

A Estética do Fim de século:
Vattimo e a estética da existência
Arthur C. Danto e o fim da arte
Dickie: A arte como Instituição
Gadamer: As bases antropológicas da experiência estética

O apelo da popularidade, da ideologia e da teoria: a objetificação da arte e o protesto fracassado do sujeito: a década de 70.

A Identidade em conflito, o eu e a sociedade: a década de 80

A busca pela autenticidade e a revolta contra a pseudo-arte conceptual: a década de 90

A alternativa à arte do entretenimento: uma arte que não procura cair nas boas graças do espetáculo e que se preocupa mais em ser reflexiva do que facilmente provocativa.

Homo spectator: Se o espectador nascente for o próprio homem, a morte do espectador será a morte da humanidade. É a barbárie que ameaça um mundo sem espectador. (Mondzain, Marie-José. Homo Spectator. 2007. Trad. Luís Lima. Lisboa: Orfeu Negro, 2015)

“A privação é como um rosto” do livro O homem sem conteúdo, do pensador italiano Giorgio Agamben: uma análise da situação da arte contemporânea a partir do contexto de “crise da obra de arte”.

O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala regional e global.

Neste programa visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. Estas visitas serão orientadas alternadamente pelos membros que compõem o corpo docente da BASE.

Horário Mensal, Quarta, 15h/18h

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

quarta, 18h30/20h

Início do ano letivo  4 Outubro 2023
Término do ano letivo 26 Junho 2024

PAUSAS LETIVAS
Férias do Natal 22 Dezembro / 3 Janeiro
Férias do Carnaval 12 / 14 Fevereiro
Férias da Páscoa 25 Março / 31 Março

Propina Anual 700 € *
*Em alternativa os participantes podem efetuar o pagamento da propina mensalmente no valor de 70 €. A primeira mensalidade é paga juntamente com a taxa de inscrição no valor de 35 €.

REGULAMENTO INTERNO 
CAPÍTULO IV
Pagamentos
Secção I

Mensalidades e Propinas

Art.º 13º – A taxa de inscrição, o seguro de acidentes pessoais escolar e os valores das propinas encontram-se afixados no site www.abaseescoladearte.pt. O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição e não serão restituídos em caso de desistência.

Art.º 14º – As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito.

Art.º 15º – Em caso de não cumprimento do prazo referido no Art.º 14, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.

Art.º 16º – O pagamento da totalidade das mensalidades do ano letivo no ato de inscrição isenta o aluno ou artista residente do pagamento da taxa de inscrição.

Art.º 17º – A Base não efetua devoluções da propina salvo se cancelar os respetivos cursos.

Secção II

Condições de Pagamento

Art.º 18º – As mensalidades são pagas de outubro a julho*.

*Compete ao aluno, comunicar por email (atendimento@abaseescoladearte.pt), a desistência do curso com 30 dias de antecedência.