CURSOS INTENSIVOS DE CERÂMICA

As técnicas de construção para cerâmica englobam uma variedade de métodos utilizados na criação de peças em barro com recurso a técnicas permitem a manipulação do barro e a criação de formas, texturas e acabamentos únicos.
A partir da técnica da bola, do rolo e da lastra os alunos produzirão objetos vários que serão posteriormente queimados e vidrados.

Datas 2 outubro a 15 dezembro (24 sessões)
Feriados Implantação da República quinta, 5 Outubro 2023 | Aula de Substituição sexta, 6 Outubro 2023

Horário segunda e quinta, 10h30/13h30

Professor Carlos Ribeiro
. Nota biográfica Almada, 1962. Essencialmente autodidata, tem procurado formação em áreas como a Filosofia, Estética, História da Arte, Performance, Curadoria, Desenho e Montagem de exposições, Edição de Vídeo, em locais como Ar.Co, MArt, SNBA, Gulbenkian, CCB, Culturgest, FCSH, RESTART, entre outros e na relação com artistas e entidades públicas e privadas. Entre 2019 e 2021 foi responsável pelo departamento de cerâmica na escola de arte Mart. Expõe regularmente desde 2009. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte onde é responsável pela Oficina de Cerâmica.

Propina 720,00

A exploração de diversas técnicas de pintura para cerâmica permite aos alunos adicionar cor, detalhes e expressão artística às suas peças.
Serão abordadas técnicas como pintura a pincel, onde os alunos aprenderão a criar traços precisos e desenhos detalhados, o uso de máscaras e estêncis para adicionar padrões e elementos decorativos e a introdução de outros elementos, como o vidro ou o cobre para utilização na finalização das peças em cerâmica.

Datas 22 de janeiro a 1 fevereiro (4 sessões)

Horário segunda e quinta, 10h30/13h30

Professor a anunciar

Propina 200 €

As técnicas de vidrados para cerâmica são métodos essenciais para adicionar cor, brilho e proteção às peças cerâmicas.
Neste módulo, iremos explorar uma variedade de técnicas de vidrados, incluindo vidrados transparentes, opacos e coloridos. Os alunos trabalharão as perícias para a aplicação de vidrados e da sua produção a partir de receitas produzidas em sala de aula.

Datas 22, 25, 29 de Janeiro e  15, 19, 22 Fevereiro

Horário Diurno segunda e quinta, 10h30/13h30

Professor Stefania Barale

Propina 300€

Neste curso, serão abordados tópicos como o centro do barro na roda, a formação de formas básicas, como taças e pratos, e o aperfeiçoamento de técnicas de modelagem.

Data 4 Maio (2 sessões)

Horário Diurno Sábado, 10h30/13h30 / 14h30/17h30

Professor Fernando Sarmento

Propina 100 €

Iniciação à Técnica de Construção de Moldes para Cerâmica

Neste módulo os alunos terão oportunidade de aprender os fundamentos da criação de moldes para cerâmica. Serão abordados conceitos como a preparação do gesso, a preparação do objeto a reproduzir, realização do molde e as técnicas de desmoldagem e acabamento da peça. Os alunos realizarão diferentes tipos de moldes ao longo do módulo.

Data2 a 23 de maio (7 sessões)

Horário Diurno segunda e quinta, 10h30/13h30

Professor a anunciar

Propina 350 €

 Qualquer aluno que tenha os sintomas (febre, tosse ou dificuldade em respirar) ou tenha estado em contacto com alguém infetado com o vírus COVID 19 deve informar imediatamente o SNS através dos contactos abaixo e a direção Base Escola de Arte.